
Eu entendo que o objetivo do clube é a Libertadores e que o Paulista é mesmo um laboratório. Mas depois de cinco experiências, mesclando jogadores pra lá e pra cá, não deu para saber nada. Também não ajudou em nada a preparação do time. Não foi uma estratégia proveitosa. Apenas gerou desconfiança.
Agora que Gomes pois fim a essa história, ele escalou seu 11 ideal (pelo menos com os jogadores que estão hoje à disposição) para pegar o São Caetano e garante que essa deve ser a equipe que faz a estreia na Libertadores, dia 10 de fevereiro contra o Monterrey-MEX, no Morumbi. São eles: Rogério, Xandão, Renato Silva e Miranda; Jean, Hernanes, Ricky, Marcelinho e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington.
Alternativas
A defesa será mesmo essa, já que André Dias partiu para a Lazio e Alex Silva ainda aprimora a parte física. Para piorar, André Luis não poderá jogar a primeira fase da Libertadores porque ainda tem uma pena a cumprir com a Conmebol por expulsão na Sul-Americana de 2008. Se bem que, cá entre nós, essa suspensão veio bem a calhar.
No meio, acho que Cléber Santana e Rodrigo Souto terão espaço na equipe. Não sei se já na estreia, mas não consigo ver esses dois como reservas. Talvez, a solução seja jogar no 4-4-2, mas Gomes parece convencido de que o 3-5-2 é a melhor opção e, por enquanto, deve ser assim.
No ataque, não tem outra dupla que não seja Dagoberto e Washington. Faltam opções no elenco para o setor, e isso é muito grave. No meu São Paulo ideal, Marcelinho poderia jogar ao lado de Washington e Dagoberto seria opção, abrindo espaço para outros no meio.
Enfim, Gomes ainda tem carências - como na lateral-direita, por exemplo - mas também conta com um elenco recheado e cheio de alternativas. No entanto, é bom que os jogos contra São Caetano e Santos sirvam para moldar de vez a base do Tricolor para este primeiro semestre de 2010. Senão pode ficar tarde.
=========================
* A coluna Tri do Morumbi analisa os destaques do único clube brasileiro tricampeão do mundo.
Direto da Redação
Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
O meu São Paulo ideal seria no 4-4-2, com um lateral-esquerdo de oficio, e um lateral-direito improvisado.
ResponderExcluirAgora que o André Dias saiu, não tem porque jogar com três zagueiros. A dupla ideal é Alex Silva e Miranda (e que excelente zaga!)
Esse seria minha equipe:
Rogério; Jean, Alex Silva, Miranda e Júnior César; Rodrigo Souto, Hernanes, Cléber Santana e Léo Lima; Marcelinho Paraíba e Washington.
No meio-campo, todos jogam bola e também sabem marcar. E, Hernanes, Cléber Santana e Léo Lima chegam muito bem à frente.