Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 28 de março de 2010

F1 > Com estratégia eficaz, Button vence na Austrália

* Atual campeão mundial conquista o primeiro triunfo pela McLaren

Em uma corrida bem mais empolgante do que a primeira, cheia de ultrapassagens, reviravoltas e acidentes, o inglês Jenson Button, atual campeão da categoria, mostrou força e venceu na madrugada deste domingo o GP da Austrália de Fórmula 1, em Melbourne.

O próprio piloto da McLaren se envolveu em um acidente com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, na primeira volta, mas se recuperou para conquistar a vitória, a primeira com a nova equipe.

O momento chave da prova aconteceu na sétima volta, quando Button colocou pneus para pista seca (havia chovido antes da prova, e todos os carros estava com pneus intermediários). Duas voltas depois, todos os carros fizeram o mesmo e Button foi parar no segundo lugar. Na 26º volta, Sebatian Vettel, da RBR, que liderava a prova, sofreu problemas mecânicos e passou reto em uma curva. Desta forma, Button herdou a ponta, de onde não saiu mais.

O brasileiro Felipe Massa teve uma largada espetacular, pulou da quinta para a segunda colocação, mas depois perdeu rendimento e encerrou a corrida na terceira colocação, contabilizando seu segundo pódio na temporada, atrás também do polonês Robert Kubica, da Renault.

Com o resultado, o brasileiro diminuiu de cinco para quatro pontos (37 a 33) a diferença em relação ao líder Alonso, quarto na Austrália. O bicampeão fez uma corrida de recuperação depois de rodar na primeira volta e deu show. Porém, sua reação parou em Massa, que segurou a pressão do companheiro.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, foi o sexto, atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, que mais uma vez foi melhor que o heptacampeão Michael Schumacher, o décimo. Schumacher foi prejudicado por um acidente na largada e passou boa parte da prova lutando para ultrapassar o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso.

Os novatos brasileiros Bruno Senna e Lucas Di Grassi mais uma vez tiveram problemas e não completaram a prova. Rubens Barrichello, da Williams, fez uma corrida regular e terminou na oitava colocação.


GP da Austrália - Classificação Final
1. Jenson Button (ING/McLaren) - 1h33min36s531
2. Robert Kubica (POL/Renault) - + 12s034
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 14s488
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - + 16s304
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 16s683
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - + 29s898
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) + 59s847
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - + 1min00s536
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) - + 1min07s319
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 1min09s391
11. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 1min11s301
12. Pedro De la Rosa (ESP/Sauber) - + 1min14s084
13. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - + 2 voltas
14. Karun Chandhok (IND/Hispania) + 4 voltas

Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin) - 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 26 voltas
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania) - 5 voltas
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1 volta

Mundial de Pilotos - Classificação

Pos. Piloto Equipe Pontos
01 Fernando Alonso Ferrari 37
02 Felipe Massa Ferrari 33
03 Jenson Button McLaren 31
04 Lewis Hamilton McLaren 23
05 Nico Rosberg Mercedes 20
06 Robert Kubica Renault 18
07 Sebastian Vettel Red Bull 12
08 Michael Schumacher Mercedes 9
09 Vitantonio Liuzzi Force India 8
10 Mark Webber Red Bull 6
11 Rubens Barrichello Williams 5

Fonte: Terra


Comentário da Redação
Estratégia e braço

Ainda não foi na Austrália que vimos o melhor das equipes no quesito estratégia, com a nova regra da F1 que não permite mais o reabastecimento. As condições da pista em Melbourne forçaram outras estratégias. E quem soube trabalhar melhor foi a Mclaren, com Jenson Button, vencedor do GP.

No momento em que ele optou pelos pneus de pista seca, o asfalto ainda não estava totalmente seco. O inglês chegou a passear pela grama na volta seguinte. Porém, logo isso mudou, e todos os pilotos fizeram o mesmo. Aí já era tarde, e Button apareceu no segundo lugar.

Infelizmente, o excelente Vettel ficou vendido mais uma vez pela sua RBR, e perdeu outra prova ganha. Caiu nos colos de Button a vitória, a oitava na carreira.

Qum não soube utilizar a estratégia como trunfo, usou o braço. Caso de Robert Kubica, que segurou o segundo lugar durante mais da metade da prova, mesmo com uma Renault, e com a pressão de duas Ferraris. Massa também fez excelente trabalho, ganhando a frente de Alonso na marra e não saindo mais.

Lewis Hamilton também foi genial, mas vacilou em dois momentos, se envolvendo em batidas com Mark Webber, que prejudicaram a corrida dos dois.


Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário