
O próprio piloto da McLaren se envolveu em um acidente com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, na primeira volta, mas se recuperou para conquistar a vitória, a primeira com a nova equipe.
O momento chave da prova aconteceu na sétima volta, quando Button colocou pneus para pista seca (havia chovido antes da prova, e todos os carros estava com pneus intermediários). Duas voltas depois, todos os carros fizeram o mesmo e Button foi parar no segundo lugar. Na 26º volta, Sebatian Vettel, da RBR, que liderava a prova, sofreu problemas mecânicos e passou reto em uma curva. Desta forma, Button herdou a ponta, de onde não saiu mais.
O brasileiro Felipe Massa teve uma largada espetacular, pulou da quinta para a segunda colocação, mas depois perdeu rendimento e encerrou a corrida na terceira colocação, contabilizando seu segundo pódio na temporada, atrás também do polonês Robert Kubica, da Renault.
Com o resultado, o brasileiro diminuiu de cinco para quatro pontos (37 a 33) a diferença em relação ao líder Alonso, quarto na Austrália. O bicampeão fez uma corrida de recuperação depois de rodar na primeira volta e deu show. Porém, sua reação parou em Massa, que segurou a pressão do companheiro.
O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, foi o sexto, atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, que mais uma vez foi melhor que o heptacampeão Michael Schumacher, o décimo. Schumacher foi prejudicado por um acidente na largada e passou boa parte da prova lutando para ultrapassar o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso.
Os novatos brasileiros Bruno Senna e Lucas Di Grassi mais uma vez tiveram problemas e não completaram a prova. Rubens Barrichello, da Williams, fez uma corrida regular e terminou na oitava colocação.
GP da Austrália - Classificação Final
1. Jenson Button (ING/McLaren) - 1h33min36s531
2. Robert Kubica (POL/Renault) - + 12s034
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 14s488
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - + 16s304
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 16s683
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - + 29s898
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) + 59s847
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - + 1min00s536
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) - + 1min07s319
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 1min09s391
11. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 1min11s301
12. Pedro De la Rosa (ESP/Sauber) - + 1min14s084
13. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - + 2 voltas
14. Karun Chandhok (IND/Hispania) + 4 voltas
Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin) - 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 26 voltas
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania) - 5 voltas
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1 volta
Mundial de Pilotos - Classificação
Pos. | Piloto | Equipe | Pontos |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Ferrari | 37 |
02 | ![]() | Ferrari | 33 |
03 | ![]() | McLaren | 31 |
04 | ![]() | McLaren | 23 |
05 | ![]() | Mercedes | 20 |
06 | ![]() | Renault | 18 |
07 | ![]() | Red Bull | 12 |
08 | ![]() | Mercedes | 9 |
09 | ![]() | Force India | 8 |
10 | ![]() | Red Bull | 6 |
11 | ![]() | Williams | 5 |
Fonte: Terra
Comentário da Redação
Estratégia e braço
Ainda não foi na Austrália que vimos o melhor das equipes no quesito estratégia, com a nova regra da F1 que não permite mais o reabastecimento. As condições da pista em Melbourne forçaram outras estratégias. E quem soube trabalhar melhor foi a Mclaren, com Jenson Button, vencedor do GP.
No momento em que ele optou pelos pneus de pista seca, o asfalto ainda não estava totalmente seco. O inglês chegou a passear pela grama na volta seguinte. Porém, logo isso mudou, e todos os pilotos fizeram o mesmo. Aí já era tarde, e Button apareceu no segundo lugar.
Infelizmente, o excelente Vettel ficou vendido mais uma vez pela sua RBR, e perdeu outra prova ganha. Caiu nos colos de Button a vitória, a oitava na carreira.
Qum não soube utilizar a estratégia como trunfo, usou o braço. Caso de Robert Kubica, que segurou o segundo lugar durante mais da metade da prova, mesmo com uma Renault, e com a pressão de duas Ferraris. Massa também fez excelente trabalho, ganhando a frente de Alonso na marra e não saindo mais.
Lewis Hamilton também foi genial, mas vacilou em dois momentos, se envolvendo em batidas com Mark Webber, que prejudicaram a corrida dos dois.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
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