Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 4 de abril de 2010

Campeonato Paulista > Timão sofre, mas bate Ituano e segue dependente na busca pela vaga

* Corinthians vai para a última rodada dependendo de outros resultados para ir às semifinais

Foi um sufoco, mas o Corinthians continua vivo no Campeonato Paulista. A vitória por 2 a 0 sobre o Ituano em São José do Rio Preto fez a equipe pular para a quinta colocação, com 32 pontos, um a menos do que o São Paulo, hoje o último representante do G-4. O Ituano, com mais essa derrota, permanece ameaçado pelo rebaixamento, em 15º lugar, com 19 pontos, dois a mais do que o Paulista, time que abre a zona da degola.

Na última rodada da fase de classificação do Paulistão, às 21h50m da próxima quarta-feira, o Corinthians recebe o Rio Claro no Pacaembu. E fica secando o São Paulo, que joga fora de casa contra o Santo André (já garantido em segundo lugar), e o Grêmio Prudente, que recebe o São Caetano, sem qualquer ambição no campeonato.

Timão domina, mas não marca

A responsabilidade maior pela vitória era do Corinthians, mas foi o Ituano que começou forte. Aos dois minutos, Juninho apareceu na grande área, gingou em frente à zaga e chutou. Rafael Santos defendeu. Aos oito, mais uma chance para os anfitriões: Welton aproveitou falha de Roberto Carlos e mandou para o gol. O goleiro salvou de novo.

Depois disso, o Timão teve algumas oportunidades. Aos 20, Ronaldo chutou da meia-lua, mas Éder defendeu com tranqüilidade. No lance seguinte, Roberto Carlos cruzou e, após desvio da zaga, Ralf pegou de primeira. Éder salvou de novo. Aos 22, a melhor chance: Roberto Carlos achou Moacir livre na pequena área, mas o lateral-direito perdeu gol incrível.

No último minuto da etapa inicial, Ronaldo tentou de cabeça, mas a bola sobrou mesmo para Jorge Henrique bater cruzado para fora. Durante o primeiro tempo, duas baixas por contusão. No Ituano, Rissutt deu lugar a Marcel. E, no Corinthians, Moacir saiu para a entrada de Tcheco. Segundo Mano, o lateral era um dos mais desgastados fisicamente do elenco.

Na pressão, Jucilei salva. E Ronaldo faz 2 a 0

No segundo tempo, o Corinthians foi logo para cima do Ituano. Mas conseguiu uma finalização perigosa só aos oito minutos: Ronaldo recebeu passe e chutou forte de perna direita, por cima do gol de Éder. Aos 11, Mano fez uma mudança para tentar dar mais força ao ataque, sacando o meia Danilo e colocando em campo o atacante Iarley.

Aos 22 minutos, uma injeção de ânimo na torcida do Corinthians. Roberto Carlos acertou chute de fora da área e obrigou Éder a boa defesa. Logo depois da conclusão, o lateral-esquerdo se virou para a arquibancada e pediu vibração. O camisa 6 continuava a criar as principais chances.

Foi assim mais uma vez aos 28 minutos, quando arriscou de fora da área e obrigou Éder a fazer boa defesa. Um minuto depois, uma repetição do lance. O lateral-esquerdo chutou de novo de longe, e o goleiro salvou. Na sequência, após cruzamento da direita, Ronaldo cabeceou e o camisa 1 do Ituano defendeu.

De tanto insistir, o Corinthians foi recompensado aos 35 minutos. Ronaldo decidiu deixar a área e atuar como armador. Lançou então para Iarley, que ajeitou de cabeça para Jucilei completar, também de cabeça, para o fundo do gol. Ainda houve tempo para marcar o segundo. Tcheco aproveitou falha da zaga e tocou para Ronaldo completar, a cinco minutos do fim do tempo regulamentar.

Ficha do jogo
ITUANO 0 x 2 CORINTHIANS
Éder; Jean Pablo, João Leonardo (Cássio) e Rodrigão; Rissutt (Marcel), Alemão, Sandro (Daniel), Juninho Paulista e Alessandro; Simão e Welton. Rafael Santos; Moacir (Tcheco), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Defederico) e Danilo (Iarley); Jorge Henrique e Ronaldo.
Técnico: Doriva. Técnico: Mano Menezes.
Gols: Jucilei, aos 35, e Ronaldo, aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Alessandro, Cássio (Ituano); Jorge Henrique, Chicão e Ralf (Corinthians)
Estádio: Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP). Data: 04/04/2010. Árbitro: Claudinei Forati Silva. Auxiliares: Marco Antonio Gonzaga da Silva e Rafael Luiz da Silva.

Fonte: Globo.com


Comentário da Redação
Praticamente eliminado

Como era esperado, o Corinthians fez sua parte, venceu o Ituano, e ficou no G-4 ao final da partida. No entanto, o Grêmio Prudente bateu o Bragantino por 3 a 2, em jogo muito disputado, e tirou o Timão do grupo dos quatro primeiros.

A maior esperança do Alvinegro conseguir a vaga era com um tropeço do Prudente em Bragança Paulista. Era bem possível, tanto que quase aconteceu. Agora, é torcer a favor do São Caetano contra o time de Presidente Prudente e para o Santo André, que enfrenta o São Paulo. Difícil acreditar na classificação do time do Parque São Jorge.

Aliás, essa esperança de classificação poderia nem existir mais. Isso porque o Corinthians quase complica o jogo em Rio Preto. Como de costume nos últimos jogos, a equipe dominou a partida, teve mais volume de jogo, mas pouco se movimentou do meio-campo para frente e teve dificuldades para criar chances.

Depois que viu o tempo passar e o gol não sair, o time corintiano partiu de vez para cima e tentou exercer uma pressão. Mano Menezes fez substituições e deixou o time muito ofensivo, com Defederico, Iarley, Jorge Henrique e Ronaldo juntos. Quando a Fiel já ficava apreensiva, a pressão surtiu efeito e o gol saiu. Depois, muito mais leve, veio o segundo gol.

Agora, o torcedor corintiano espera por um milagre na última rodada para conseguir a vaga na semifinal.

Conceitos

Rafael Santos - BOM: Fez uma excelente defesa e foi seguro em outra intervenção.
Moacir - REGULAR: Enquanto esteve em campo, tentou dar uma enfeitada e perdeu um gol inacreditável.
(Tcheco) - BOM: Melhorou a qualidade nos passes e "deu" o gol para o Ronaldo.
Chicão - REGULAR: Todo atrapalhado, errou passes simples.
William - REGULAR: Desta vez fez bem o feijão com arroz.
Roberto Carlos - ÓTIMO: O melhor corintiano em campo. Apoiou muito bem e acertou o pé, obrigando o goleiro a fazer três defesas. Na defesa, ainda salvou um possível gol. Evoluiu muito.
Ralf - ÓTIMO: Correu demais, consertou falhas dos companheiros, dificilmente perdeu divididas e fez desarmes precisos. Se encaixou como uma luva no time.
Jucilei - BOM: É outro que corre e desarma muito. Chegou muito bem na área para abrir o placar.
Elias - PÉSSIMO: Justamente na semana que surgem especulações de uma possível transferência do jogador para a Espanha, fez mais uma partida ruim. Displicente e mal posicionado, perdeu bolas fáceis e pouco brigou em campo.
(Defederico) - BOM: Vai para cima e tem a característica de deixar o time mais ligado. Errou em alguns lances, mas fez bem seu papel.
Danilo - REGULAR: Oscilou durante o jogo. Foi previsível demais em alguns momentos. Em outros, fez boas jogadas. Cansou e foi substituído.
(Iarley) - BOM: É outro que entrou bem. Quase a mesma coisa que o Defederico. Errou alguns lances, mas foi importante.
Jorge Henrique - REGULAR: Está em má fase técnica. Não consegue acertar nada. Pelo menos foi importante pela dedicação e comprometimento, sobretudo no fim do jogo.
Ronaldo - REGULAR: Até tentou se movimentar bem, mas errou muito. Entretanto, participou dos dois gols, começando a jogada do primeiro e marcando o segundo.
Téc: Mano Menezes - ÓTIMO: Foi perfeito. Escalou força máxima e mexeu bem durante o jogo. E o melhor, substituiu a tempo de surtir resultado.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário