Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

Corinthians > Democracia 10

Jorge Henrique é uma ótima arma

O Corinthians começa a decidir nesta quarta-feira, no Maracanã, contra o Flamengo, o seu futuro na Copa Libertadores 2010. E com esse critério de gol fora, o primeiro jogo acaba encaminhando bem o resultado final. Se o time que joga fora de casa perde por 2 a 0, por exemplo, fica muito complicado para reverter contra um bom time no jogo de volta.

Por isso, mais do que marcar bem os pontos fortes do adversário, o Alvinegro precisa também atacar, pois se fizer um ou dois gols lá, mesmo que perca, pode valer a classificação no final das contas. E o voluntarioso Jorge Henrique, mesmo não estando no seu melhor momento tecnicamente, pode ser peça chave neste jogo.

Assim como nos últimos anos, o time da Gávea voltou a depender muito dos seus laterais, Juan, e principalmente Léo Moura. Pelo menos nos últimos jogos, ainda comandado pelo Andrade, o time jogou com alguns volantes que deram liberdade para os seus alas, que foram os principais responsáveis pela criação da equipe.

Aonde entra o Jorge Henrique nisso? Se colocá-lo no lugar de um meio-campista, o esquema do ano passado, com o trio na frente, voltará. Com isso, além de ficar com um time perigoso na frente, Mano Menezes anularia - pelo menos em tese - o ponto forte do Fla. Deixaria os dois laterais rubro-negros preocupados em marcar para não tomar bolas nas costas, com marcação desde o campo de defesa.

O atual esquema está dando segurança ao time e talvez não seja seguro mudar logo na escalação inicial (e o Mano não mudará mesmo), mas a entrada do Baixinho durante os 90 minutos pode decidir a partida. Mas é preciso ter inteligência para saber que não basta apenas jogar fechado no Maracanã.

Equipe atual
















O time titular utilizado pelo Mano Menezes atualmente tem a qualidade de recompor rapidamente e formar um meio-campo forte, que sabe marcar muito bem. Na hora de atacar, Elias e Dentinho são os jogadores mais importantes. Se tiver em um dia feliz, Ronaldo pode tanto servir para definir jogadas como para servir os companheiros que aparecem para finalizar. Com a bola, o time vira quase um 4-3-3, com Danilo jogando praticamente como ponta. Sem a bola, o camisa 10 volta para marcar e deverá ficar no pé do ótimo Léo Moura.

Alternativa 1: Semelhante ao do ano passado
















Nessa primeira alternativa de mudança, o Corinthians voltaria a jogar no esquema da temporada passada. A diferença maior é que o Danilo tem mais qualidade para preencher espaços e ajudar na marcação do que tinha o Douglas. O jogador mais sacrificado nessa forma de jogar seria o Elias, que voltaria a jogar realmente como segundo volante, não tendo a liberdade para chegar na frente como em todos os jogos da fase de grupos. A dúvida é se o Ralf daria segurança no setor defensivo como o Cristian fazia no ano passado.

Alternativa 2: Elias segue como homem surpresa

















Essa outra hipótese é a que mais me agrada. Eu gosto do Danilo, mas sem ele, nesse caso, além de ganhar mais velocidade (importante para os jogos fora de casa), o time não perderia duas características importantes que vem mostrando nos últimos jogos. A primeira é a presença do Jucilei como titular, que vem dando mais segurança defensiva ao time. A outra, e a principal, é a chegada surpresa do Elias no ataque em vários momentos. Ele joga como terceiro homem de meio-campo, ajuda na marcação, mas tem bastante liberdade para encostar nos atacantes. Isso tem sido a grande arma do Corinthians e não dá para mudar no momento.

Ou seja, em todos os esquemas, o lateral-direito flamenguista não terá liberdade. A diferença é que o Jorge Henrique marca melhor e incomoda mais com sua velocidade do que o Danilo. Desde o início ou durante o jogo, o camisa 23 é uma ótima arma para tentar bater o atual campeão brasileiro.

=========================

* A coluna Democracia 10 é a voz da nação corintiana aqui na Redação.

Direto da Redação


Colunista: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário