
O esporte apelidado carinhosamente de o "passatempo preferido da América" é cheio de expressões, particularidades e regras confusas. Ou seja, não é qualquer um que assiste a um jogo de beisebol na boa.
Por isso, vamos te ajudar a acompanhar a principal liga de beisebol de mundo sem passar perrengue. Confira abaixo algumas coisas que você precisa saber antes de se ligar nos arremessos e rebatidas da MLB.
A temporada
A MLB é a liga norte-americana com mais jogos durante a temporada regular: 162. Como são apenas 30 times na Liga, serão normais as repetições de jogos. Então, se você perder o clássico entre Yankees x Red Sox amanhã, fique tranquilo, pois o jogo deve se repetir por mais 17 vezes durante o ano. Além disso, as equipes costumam se enfrentar três vezes seguidas, o que facilita os deslocamentos e viagens.
Entradas
Um jogo de beisebol se divide em nove entradas (innings). Em cada entrada, os dois times tem a chance de atacar e se defender. Uma entrada chega ao fim quando a defesa consegue eliminar três jogadores do ataque.
Home run
O gol, no futebol, a cesta, no basquete, e o home run, no beisebol. O HR é o momento máximo do esporte, e acontece quando um jogador rebate a bolinha para o outro lado do muro, dentro das limitações do campo. A pontuação do HR corresponde ao número de jogadores em base mais o jogador que efetuou a rebatida. Por exemplo: um home run com dois jogadores em base corresponde a três pontos (ou corridas).
Mas nem só de HRs vive o beisebol. São contabilizadas corridas toda vez que um jogador atravessa as três bases e volta ao home plate, o local onde ele rebate.
Rotação
Vocês ouvirão muito essa palavra. Rotação é a lista de cinco arremessadores (pitchers) titulares de cada equipe. Eles se revezam durante a temporada. Nenhum inicia dois jogos consecutivos. Além disso, existem os reservas, que são especialistas em determinadas situações de jogo e costumam entrar no decorrer da partida, quando um dos titulares da rotação cansa ou está em um mau dia.
Fechador
E a importância dos arremessadores não para. Existe ainda a função do fechador, um pitcher especialista em segurar o resultado quando seu time está vencendo nas últimas entradas. São atribuídos a esses atletas um números de saves para cada jogo em que eles conseguem segurar uma vantagem de 1 a 4 pontos.
Lineup
O lineup é a rotação de ataque de cada equipe, que conta com nove jogadores. Normalmente, os dois primeiros rebatedores são especialistas em rebatidas rasteiras, porém, eficientes, o que garante bases logo de cara. Na sequência, o 3º, 4º, 5º e 6º do lineup deve ser um rebatedor mais forte, com bom aproveitamento de HRs. Os últimos costumam ser os mais fracos do elenco.
AL e NL
A MLB é dividida em duas ligas: Liga Americana (AL), que conta com 14 times, e Liga Nacional (NL), 16 equipes. A maior parte dos 162 jogos da temporada acontecem dentro de cada liga. Existe, porém, o período Interligas, com jogos entre as franquias da AL e NL. A principal diferença entre as ligas está no lineup. Na NL, o arremessador faz parte do ataque, e também arrisca suas rebatidas. Na AL, existe a figura do rebatedor designado (DH), que não participa da defesa e substitui o arremessador na hora de ir ao bastão.
O campeão
O campeão da MLB, como em quase todas as ligas norte-americanas, sai após os playoffs. Quatro times de cada liga se enfrentam entre si, e os campeões vão à Série Mundial (World Series), onde disputam o troféu em uma melhor de sete partidas.
O maior time
New York Yankees. O campeão do beisebol por 27 oportunidades, é também o atual campeão - conquistou o título da temporada 2009, derrotando o Philadelphia Phillies na World Series.
O maior jogador
Para muitos foi Babe Ruth, jogador que fez sucesso nos rivais Yankees e Red Sox, nos anos 1920 e 1930. Ruth bateu nada menos do que 714 home runs na carreira. Porém, o líder em HRs na história é Barry Bonds, que fez história pelo San Francisco Giants: 762 bolinhas do outro lado do muro. Bonds, no entanto, teve sua marca manchada após ser constatado o uso de dopping em algumas temporadas.
Onde assistir
No Brasil, a ESPN transmite os principais jogos, normalmente aos domingos. O clássico entre Boston Red Sox e New York Yankees será exibido ao vivo, a partir das 21h.
Acesse o blog The Book is on the Table e confira uma apostila com as principais regras do beisebol.
NCAA > Final Four

E logo depois, Duke, única equipe que liderou sua divisão durante a temporada e que chegou ao Final Four, pega West Virgina. Para muitos, essa é a final antecipada. A final real da NCAA acontece na segunda-feira, também em Indianápolis.
=========================
* A coluna Terra do Tio Sam fala dos esportes que são mania nos Estados Unidos: basquete, beisebol, futebol americano e hóquei.
Direto da Redação

Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário