Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 30 de maio de 2010

Campeonato Brasileiro > Pescaria e goleada no Pacaembu

* Timão bate meninos do Santos e segue líder no Brasileirão

A pescaria foi boa para o Corinthians. O Timão aproveitou as chances que teve e conseguiu uma bela vitória diante do Santos, neste domingo, no Pacaembu: 4 a 2. A goleada mantém o time de Mano Menezes na liderança do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos. O Peixe, antes vice-líder, caiu para o oitavo, lugar, com oito pontos.

Os dois últimos foram comemorados com um tom de deboche, simulando uma pescaria, em alusão ao mascote do adversário, que costuma fazer coreografias após seus gols.

Um minuto e gol!

O Corinthians entrou em campo de forma surpreendente. Mano Menezes sacou Souza e optou por um time sem centroavantes, com Jorge Henrique e Dentinho no ataque. Danilo e Bruno César formaram o meio-campo. E logo no primeiro minuto de jogo, o Timão também surpreendeu o Santos dentro de campo.

Bruno César mandou uma bomba de fora da área e Jorge Henrique foi bem no rebote: 1 a 0. Na frente, o Timão recuou e permitiu ao Santos atacar. Marquinhos, aos cinco minutos, criou a primeira situação ao chutar de longe, obrigando Felipe a espalmar para escanteio.

Aos 14, Dentinho rolou de calcanhar para Roberto Carlos ir à linha de fundo e cruzar com perfeição para o meio da área. O baixinho Jorge Henrique ganhou pelo alto do grandalhão Durval e cabeceou no travessão. O Santos respondeu aos 27 em um lance polêmico. Marquinhos recebeu de calcanhar de Neymar, chutou e Felipe defendeu. No rebote, Chicão tentou afastar, acertou Jorge Henrique, e a bola sobrou para o mesmo Marquinhos mandar para o gol. O árbitro, erradamente, marcou impedimento do meio-campista.

O Santos teve nova chance de empate aos 38. André recebeu toque de cabeça de Arouca na área, mas Felipe se antecipou e fez o corte. Neymar pegou o rebote, driblou o goleiro e bateu por cobertura. Antes que a bola entrasse, Chicão fez o corte e evitou o gol.

Goleada

Na volta do intervalo, o Santos seguiu pressionando e foi recompensado. Marquinhos recebeu passe na intermediária e achou André entre os zagueiros. Livre, o centroavante avançou e finalizou sob pressão. A bola, mansamente, entrou no canto direito de Felipe. Porém, o torcedor santista nem teve tempo para comemorar. No ataque seguinte, Jucilei cruzou na área e Edu Dracena cortou, mas a bola sobrou para Bruno César, que fuzilou: 2 a 1.

Com domínio de campo, o Corinthians marcou o terceiro aos 21. Ralf recebeu na intermediária, passou com facilidade pela marcação de Léo, e concluiu com categoria, na saída de Felipe. Madson, que entrara no lugar de Neymar, desperdiçou chance incrível aos 37 minutos.

Melhor para o Corinthians, que não pedia oportunidades. Aos 39, após cruzamento de Roberto Carlos pela esquerda, Paulinho subiu de cabeça e marcou o quarto. Marcel, de cabeça, aos 42, ainda descontou para o Santos, mas era tarde para uma reação. A pesca estava encerrada.

Ficha do clássico
CORINTHIANS 4 X 2 SANTOS

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 29/5/2010 - 16h
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Ednílson Corona e Vicente Romano Neto (ambos de SP)
Renda/público: R$ 825.707,50 - 27.681 pagantes
Cartões amarelos: William, Bruno César, Chicão (COR) Neymar (SAN)
GOLS: Jorge Henrique 1'/1°T; André 7'/2°T; Bruno César 9'/2°T; Ralf 21'/2°T; Paulinho 41'/2°T; Marcel 42'/2°T

CORINTHIANS: Felipe; Jucilei, Chicão, William, Roberto Carlos; Ralf, Elias, Danilo, Bruno César (Paulinho 28'/2°T); Jorge Henrique (Iarley - 4'/2°T) e Dentinho (Paulo André - 46'/2°T). Técnico: Mano Menezes

SANTOS: Felipe; Pará (Marcel 20'/2°T), Edu Dracena (Zezinho - 37'/2°T), Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar (Madson 17'/2°T) e André. Técnico: Dorival Júnior

Fontes: Globo.com e Lancenet!



Comentários da Redação
Visão corintiana > Mano foi muito bem hoje
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

Se na quarta-feira o Mano Menezes fez um dos seus piores jogos pelo Corinthians, no jogo de hoje ele fez tudo certo. A começar pela escalação inicial. Foi muito bem ao colocar Jucilei na vaga do Moacir, exatamente como eu faria. No meio-campo, Bruno César finalmente fez seu primeiro jogo como titular e foi um dos destaques do jogo.

A grande surpresa foi a mudança de esquema (para o 4-4-2). Souza saiu para a entrada do meia Danilo, deixando o time mais leve e criativo. Era o que faltava para esse time. A surpreendente alteração do técnico corintiano foi ótima. Essa dupla de meias formada por Bruno César e Danilo promete. Ótima opção para mudar o jeito da equipe jogar.

E não foi só nos 11 inicias que o Mano acertou. No começo da etapa final, quando o jogo ainda estava 1 a 0, Jorge Henrique saiu contundido. Para os críticos do treinador gaúcho, viria a campo um volante. Mas não, Iarley foi o escolhido, deixando o time ainda mais ofensivo. Talvez até por isso, vieram mais três gols do Timão.

Quando o placar já anotava 4 a 1, o Santos ainda conseguiu diminuir. Uma goleada não refletiria exatamente o que foi o jogo, mas o Alvinegro fez uma partida animadora. E o "detalhe": contra o melhor time do Brasil no primeiro semestre de 2010.


Visão santista > Benditos 60 dias
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br / @ricardopilat

Na próxima semana, o futebol brasileiro entra em recesso devido à Copa do Mundo da África do Sul. Com isso, a decisão da Copa do Brasil entre Santos e Vitória acontece apenas daqui a 60 dias. Muito tempo? Não, tempo o bastante.

Ao contrário do que eu pensava, essa paralização fará muito bem ao Santos. O time chegou a um ponto de ebulição. Parece que alguma(s) coisa(s) está errada por lá e prestes a explodir. As recentes punições aos meninos e mais algumas coisas que estão acontecendo geraram um clima ruim.

Isso ficou muito evidente no clássico deste domingo. O Santos foi apático. Sem brio. Sem vontade. Sem objetivo. Como se algum fator externo estivesse atrapalhando.

Talvez seja cobrar demais exigir uma postura semelhante a que teve nos jogos decisivos do Paulista e da Copa do Brasil. E o desgaste psicológico e físico desses atletas foi muito grande. Mas um clássico contra o Corinthians exije mesmo um pouco mais. E esse algo mais o Santos não teve.

O Corinthians fez uma grande partida dentro de sua proposta, de se defender e jogar no contra-ataque. Teve ainda a sorte (ou competência) de marcar um gol logo no primeiro minuto. E foi ainda mais afortunado ao fazer o segundo gol logo após o empate de André. Gol de Bruno César, que realmente parece ser ótimo jogador.

Depois, totalmente exposto, o Santos permitiu mais dois gols, como quem convida um lobo para jantar à mesa de casa. E na verdade, pior do que a atuação defensiva do Santos - que costuma ser ruim quase sempre, foi a postura do ataque. Inoperante e passivo. Muito pela quase ausência de Ganso e Neymar em campo.

Enfim, o Corinthians teve seus méritos. O Santos, por sua vez, facilitou a vida do arquirrival.

Restam dois jogos para o final dessa primeira parte do Brasileirão, e o torcedor santista reza para que a Copa comece logo. Serão 60 dias para colocar as coisas em dia, sem jogos decisivos, sem cobrança, sem exposição na mídia e (espero) sem confusões. Para que o time volte com tudo para a decisão que terá e para que possa jogar o futebol que encantou a todos no primeiro semestre.

Conceitos - por Ricardo Pilat

CORINTHIANS

Felipe - ÓTIMO: Pegou até pensamento. Só não foi melhor porque acredito que aquela bola do André, no primeiro gol santista, era defensável.
Jucilei - BOM: Foi uma das surpresas de Mano, atuando pela lateral. Correspondeu.
Chicão - ÓTIMO: Bem posicionado, não deu sôssego para os atacantes santistas.
William - BOM: Ficou mais na sobra. Estratégia acertada, pois ele não tem condições de ficar mano-a-mano com a molecada santista.
Roberto Carlos - BOM: Mais importante na defesa do que no ataque. Mesmo assim, participou bem de jogadas de fundo. Numa delas, o Timão marcou.
Ralf - ÓTIMO: Além de marcar implacávelmente Ganso e cia., fez um golaço!
Elias - REGULAR: Foi bem discreto hoje. Ficou mais recuado do que de costume.
Danilo - REGULAR: Até foi importante taticamente, mas poderia ter aparecido mais.
Bruno César - ÓTIMO: Mostrou personalidade e deixou sua marca no clássico. O cérebro da equipe.
(Paulinho) - BOM: Entrou para fechar o meio-campo, mas conseguiu ainda marcar um gol importante.
Jorge Henrique - REGULAR: Fez um gol fundamental, mas não estava em grande tarde.
(Iarley) - PÉSSIMO: Entrou completamente fora do jogo. Nem tocou na bola.
Dentinho - BOM: Jogou bem aberto, abrindo espaço para as chegadas dos meias.
(Paulo André) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
Téc: Mano Menezes - BOM: Surpreendeu na escalação e ganhou o jogo com marcação forte e contra-ataques certeiros.

SANTOS

Felipe - PÉSSIMO: Sou defensor assumido do Felipe, mas não sei até quando... ele falha TODO jogo. Hoje, coloco pelo menos dois gols na sua conta.
Pará - PÉSSIMO: Completamente perdido. Não sabia se marcava ou atacava.
(Marcel) - BOM: Entrou com muita vontade e pôde fazer um golzinho, ao menos.
Edu Dracena - PÉSSIMO: Se não bastasse a atuação ruim, ainda falou groselha nos microfones após o jogo.
(Zezinho) - SEM CONCEITO: Entrou no fim.
Durval - PÉSSIMO: Uma das piores atuações do xerife com a camisa do Santos. Falhou feio no primeiro e no último gol.
Léo - PÉSSIMO: Um ídolo santista que está desgastando a imagem em campo. Não tem condições de ser titular.
Arouca - REGULAR: Participou do jogo e teve vontade. Mas errou muitos passes.
Wesley - PÉSSIMO: Irritante e lento.
Marquinhos - REGULAR: Os dois adjetivos acima servem também para o Marquinhos. Porém, teve alguns lampejos de bom futebol e ainda um gol (mal) anulado. Fica no meio termo.
Paulo Henrique - PÉSSIMO: Não diria que se escondeu do jogo, mas estava menos empenhado que o habitual. A razão? Eu não sei.
Neymar - PÉSSIMO: Idem ao de cima.
(Madson) - PÉSSIMO: Entrou com vontade, mas com a cabeça no mundo da lua. Como explicar o gol que ele perdeu quando o jogo estava 3 a 1?
André - BOM: Apareceu pouco no jogo, mas deixou sua marca e teria sido importante no gol de Marquinhos, se o tento não tivesse sido anulado.
Téc: Dorival Júnior - REGULAR: Entendi as alterações efetuadas, mas eu tomaria outras decisões. Neymar estava mal, mas sua saída prejudicou a equipe. Madson conseguiu entrar pior do que ele. E era óbvia a falta de condição do Léo. Não deveria nem ter começado a partida.


====================

Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
Siga-nos no Twitter: @redacaoesporte

Um comentário:

  1. Wow, this is beautiful. Imagine all the reading and writing you could do... Cold in the winter though.

    ResponderExcluir