Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 23 de maio de 2010

Campeonato Brasileiro > Timão se mantém 100%

* Corinthians passa sufoco do Flu, mas vence com gol de Chicão e vai à nove pontos em três jogos

O Corinthians continua imbatível no início do Campeonato Brasileiro. Com muito sufoco, o time alvinegro cumpriu o dever de casa neste domingo e derrotou o Fluminense por 1 a 0, no Pacaembu, em um jogo tumultuado e polêmico. Desta forma, o Alvinegro chegou à sua terceira vitória consecutiva e manteve os 100% de aproveitamento após três rodadas do Brasileirão e segue na liderança com nove pontos. Já o Flu fica em 11º com três.

Chicão abre o placar

No começo do jogo, ambos os times aproveitaram os espaços no meio, o que deixou a partida aberta. E quando teve sua primeira chance clara para marcar, o Corinthians não perdoou. Chicão cobrou bela falta da entrada da área aos 11 minutos e colocou os anfitriões na frente.

O Timão, porém, parou por aí e o Flu passou a ter o domínio do jogo. Aos 16, Conca acertou ótimo passe para Fred, que entrou pela esquerda e chutou de bico. Felipe tirou com a ponta dos dedos. Aos 37, Rodriguinho recebeu livre, em posição legal, e empurrou para as redes (não se sabe se o goleiro corintiano deixou de pegar apenas por opção), mas a arbitragem invalidou o lance.

Aos 40, Carlinhos que cruzou na cabeça de Fred, que perdeu gol incrível. O Timão só voltou a dar sinal de vida aos 45, quando Moacir recebeu de Dentinho, invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou em frente à linha fatal, mas não apareceu ninguém para empurrar para as redes.

Flu domina, mas não consegue o gol

A etapa final começou com o panorama do jogo inalterado, com domínio do time carioca. Aos 21, um lance polêmico. Fred recebeu lançamento na esquerda, driblou Felipe e foi derrubado. O árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti, mas acabou voltando atrás ao ver que o auxiliar havia marcado impedimento, aparentemente de forma correta.

O treinador tricolor mandou seu time para cima. Colocou os atacantes Alan e André Lima em campo, nos lugares do lateral-esquerdo Carlinhos e do volante Diguinho. A pressão foi total, mas o Corinthians conseguiu se segurar, garantindo mais três pontos e os 100% de aproveitamento.

Ficha do jogo
CORINTHIANS X FLUMINENSE

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 23/5/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e João Monteiro de Souza Jr. (RS)
Renda/público: R$ 904.013,50 / 28.190 pagantes
Cartões amarelos: Jucilei, Jorge Henrique, Defederico e Ralf (COR); Leandro Euzébio e Diguinho (FLU)
Gol: Chicão, 11'/1ºT (1-0).

CORINTHIANS: (4-3-3) - Felipe; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei (Tcheco, 17'/2ºT) e Elias; Jorge Henrique, Dentinho (Defederico, 23'/2ºT) e Souza (Paulo André, 42'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

FLUMINENSE: (4-4-2) - Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos (Alan, 35'/2ºT); Diogo, Diguinho (André Lima, 41'/2ºT), Marquinho e Conca; Rodriguinho e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.


Comentário da Redação
Resultado não reflete o que foi o jogo

O Corinthians segue com 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, com nove pontos em três jogos e vem conseguindo seu objetivo (e de outras equipes também) de tentar dar uma arrancada nos sete primeiros jogos antes da parada para a Copa do Mundo.

Por isso, o resultado, acima de tudo, foi o mais importante na tarde de hoje. Porém, ele não reflete o que foi o jogo. Pelo que produziram os dois times, não era para o Fluminense sair de campo sem ao menos um gol. O Timão não teve o volume de jogo que se espera dele no Pacaembu.

O único bom momento do Alvinegro foi no começo do jogo, até o Chicão abrir o placar em uma bela cobrança de falta. A partir daí, para variar, os donos da casa recuaram. Pior ainda, o time foi incompetente na sua proposta de jogo, pois marcou muito mal e deu espaços para o Tricolor.

Os cariocas não chegaram a fazer uma pressão enorme, mas ficaram perto de abrir o placar. Por incompetência do próprio time de Muricy, da arbitragem, que marcou um ou dois impedimentos incorretos (nos dois a bola acabou entrando, mas em um deles, o Felipe pegaria na boa, no outro eu já tenho minhas dúvidas) e talvez até por falta de sorte, o Flu não conseguiu marcar.

Os corintianos mais otimistas podem dizer que foi uma das "vitórias de campeão", no dia em que mesmo jogando mal, tudo dá certo. Para os mais pessimistas, o triunfo é extremamente ilusório e o time precisa abrir o olho rapidamente, ainda mais há uma semana do clássico contra o time sensação do Brasil, o Santos, no mesmo Pacaembu.

O fato é que há mesmo o que melhorar, tanto na parte defensiva, como na de criação de jogadas, mas corrigir falhas tendo 100% de aproveitamento na competição é muito mais agradável.

Conceitos

Felipe - REGULAR: Por incompetência do adversário, foi exigido apenas duas vezes, mas com defesas tranquilas. Poderia ter feito pênalti, mas o impedimento foi marcado no lance.
Moacir - BOM: É um pouco atrapalhado em alguns lances, mas não deve ser crucificado pelo erro na Libertadores como fazem alguns. Voltou jogando bem, mais uma vez um dos mais ligados e raçudos do time.
Chicão - BOM: Fez o gol da vitória e foi bem com a bola nos pés. Porém, mal nas bolas aéreas.
William - PÉSSIMO: Até fez algumas intervenções, mas também foi muito mal no jogo aéreo e atrapalhado na marcação. Não tem passado confiança há algum tempo.
Roberto Carlos - REGULAR: Hoje apoiou pouco, mas foi importante na marcação e orientação aos companheiros.
Ralf - REGULAR: Não foi mal, porém mais discreto do que o comum na caça aos adversários.
Jucilei - REGULAR: Alternou passes de qualidade com perdas de bolas imperdoáveis.
(Tcheco) - PÉSSIMO: Não fez nada do que se espera dele, que é valorizar a posse de bola e dar qualidade no passe. Pelo contrário, passou errado, deu toque desnecessário para a lateral, cavou falta erradamente, enfim... entrou muito mal.
Elias - REGULAR: Tirando alguns lampejos, pouco marcou e criou.
Jorge Henrique - REGULAR: Hoje mais dedicado, mas ainda mal tecnicamente.
Dentinho - BOM: Pariticipativo, deu trabalho para os tricolores e mais uma vez participou diretamente da vitória, sofrendo a falta do gol do Chicão.
(Paulo André) - SEM CONCEITO: Entrou no final.
Souza - REGULAR: Uma atrapalhada aqui, outra ali, mas jogou para o gasto.
(Defederico) - REGULAR: Fez uma boa tabela com o Souza, mas acabou se jogando dentro da área e levou o amarelo. Não aguenta contato com os marcadores e costuma sair derrotado nas divididas. Porém, ainda é uma boa opção para o segundo tempo.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: A proposta das duas primeiras mexidas foram boas, mas, em vez do Tcheco, poderia ter promovido a estreia do Bruno César, ex-Santo André, no lugar do Jucilei. A entrada do Paulo André, àquela altura, era necessária, pois o time já estava recuado e o estrago feito. O importante era aguentar a pequena pressão do Flu.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário