Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 27 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Alemanha passa por cima da Inglaterra: 4 a 1

* Quando jogo estava 2 a 1, Lampard marcou gol em chute que bateu no travessão e entrou, mas foi incorretamente anulado

Com um grande futebol e um erro incrível da arbitragem, a Alemanha humilhou a Inglaterra com goleada por 4 a 1 e avançou confiante às quartas de final da Copa do Mundo, neste domingo, em Bloemfontein, no Free State Stadium. A vitória deu aos alemães um gostinho de vingança relembrado a decisão entre os dois países em 1966. Na ocasião, Alemanha e Inglaterra fizeram a final do Mundial e em chute de Hurst que bateu no travessão e quicou exatamente em cima da linha, o juiz deu o gol. Desta vez a conclusão de Lampard tocou a barra e caiu dentro do gol alemão. Em vez de dar o gol, a arbitragem do século XXI mandou o jogo correr.

Hoje, no duelo mais aguardado de oitavas de final, a Alemanha começou bem melhor e jogando sempre em vertical. E o gol veio após um tiro de meta batido por Neuer, aos 20 minutos. A bola chegou para Klose, que venceu Upson na raça e na força, batendo por baixo de James para abrir o marcador.

Leve, os alemães ampliaram aos 32. Klose deu lindo passe para Müller, que foi até a grande área e só serviu Podolski: 2 a 0. Depois de sair atrás, a Inglaterra enfim criou a melhor oportunidade até então, com Lampard finalizando com perigo na pequena área. Em seguida, o inspirado Klose devolveu o susto. Depois de escanteio, girou sobre a marcação de Upson e bateu em cima de James.

Se a defesa inglesa vinha falhando, a Alemanha é que cochilou aos 37. Gerrard acertou cruzamento venenoso, Boateng subiu atrasado e Upson acertou de cabeça dentro da rede. O gol animou os ingleses e foi seguido pelo lance mais polêmico da Copa até agora. Frank Lampard recolheu na entrada da pequena área e chutou por cima de Neuer - a bola bateu na trave e caiu nitidamente dentro do gol. Capello até chegou a comemorar, mas o uruguaio Jorge Larrionda mandou seguir.

O segundo tempo se anunciava com uma possível reação inglesa e Lampard acertou a trave já no início em cobrança de falta. O lance, que poderia animar, foi praticamente a única boa iniciativa do time de Capello, que foi engolido pela Alemanha em contra-ataques mortais.

Aos 21, em nova tentativa por cobrança de falta, a Inglaterra perdeu a bola na frente e Schweinsteiger recebeu passe pela esquerda, conduziu em velocidade, deixou um marcador para trás e só serviu Müller, que empurrou para o gol e fez amadurecer a vitória alemã. Três minutos depois, foi a vez de Özil puxar contra-ataque e dar o gol pra Müller fazer o quarto e fechar o caixão inglês em Bloemfontein.

Ficha do jogo
ALEMANHA 4 X 1 INGLATERRA

Estádio: Free State Stadium, em Bloemfontein (AFS)
Data/hora: 27/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cartões amarelos: Friedrich (ALE)
Gols: Klose, 20'/1ºT (1-0); Podolski, 32'/1ºT (2-0); Upson, 37'/1ºT (1-2); Muller, 21'/2ºT (3-1), Muller, 24'/2ºT (4-1),

ALEMANHA: Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Boateng; Khedira, Schweinsteiger, Müller (Trochowski) Özil e Podolski (Kiessling); Klose (Gomez). Técnico: Joachim Löw.

INGLATERRA: James; Johnson, Upson, Terry e Ashley Cole; Barry, Lampard, Gerrard e Milner (Joe Cole); Rooney e Defoe (Heskey). Técnico: Fabio Capello.


Comentário da Redação
Visão ale > Que show!
Por Pedro Silas (pedro_sccp@yahoo.com.br)

O ótimo futebol que a Alemanha mostrou na primeira rodada voltou. E em um momento fundamental. Foi um show de futebol do time de Schweinsteiger, Özil, Klose e companhia. Passaram por cima dos ingleses. Os alemães foram avassaladores nos primeiros 35 minutos. Abriram 2 a 0 com uma facilidade imensa.

Jogaram um futebol leve, solto, e lindo demais. Com belas e rápidas trocas de passes, deixaram a Inglaterra perdida. E apesar de terem uma média de idade bem baixa, os comandados do técnico Joachim Löw são muito seguros, não sentiram a importância da partida e fizeram seu jogo.

Mesmo assim, os ingleses deveriam ter ido para o intervalo com um empate. Primeiro, diminuíram com o zagueiro Upson, e na sequência, Lampard fez um bonito gol, mas a arbitragem anulou. Um lance vergonhoso, pois a bola entrou demais. Uma pena que o juiz tenha manchado esse que eu considero o melhor jogo da Copa até agora.

Óbvio que isso ajudou o futebol dos alemães na etapa final, pois a Inglaterra teria que sair em busca do empate, e eles teriam espaço demais para contra-atacar. Tiveram mesmo. E aproveitaram demais. Foi a segunda parte do show alemão. Uma aula de como aproveitar os contra-ataques. Muita velocidade e ao mesmo tempo paciência para saber a hora certa de tomar uma decisão. Özil e Schweinsteiger foram ótimos nisso.

Portanto, erro de juiz à parte, não tem como contestar o resultado. Os tricampeões do mundo foram muito superiores, muito mesmo. E o tetracampeonato se torna cada vez mais possível.

Conceitos

Neuer - BOM: Apesar de ter saído muito mal no lance do gol inglês, foi seguro no restante da partida e fez ótimas defesas.
Lahm - BOM: Bem na marcação, mais uma vez foi presença constante no ataque. É regular demais, dificilmente atua mal.
Mertesacker - BOM: Seguro, fez bons cortes.
Friedrich - REGULAR: Também foi bem, mas quase tomou o segundo amarelo. Poderia ter prejudicado sua equipe.
Boateng - REGULAR: Preso na lateral, raramente passou do meio-campo.
Khedira - BOM: Marcou bem e saiu com qualidade. Chega como opção no ataque o tempo inteiro.
Schweinsteiger - ÓTIMO: Joga demais. Mais uma vez fez de tudo. Marcou, puxou contra-ataques, distribuiu passes, deu assistência... é inteligente demais, escolhe quase sempre as opções certas de jogadas.
Müller - ÓTIMO: Bem colocado e dedicado, jogou muito e com dois gols e uma assistência na conta.
(Trochowski) - REGULAR: Pouco fez nos 18 minutos em campo.
Özil - ÓTIMO: Joga muito também. Se movimentou demais e soube cair nos melhores lugares. Fez uma linda jogada no quarto gol.
(Kiessling) - SEM CONCEITO: Jogou menos de 10 minutos.
Podolski - ÓTIMO: Papel fundamental taticamente. Quando a Alemanha não tinha a bola nos pés, foi praticamente um ala esquerdo e fez vários desarmes. E também deixou sua marca.
Klose - BOM: Abriu o placar com um belo gol e fez muito bem o papel de referencia na frente.
(Gomez) - PÉSSIMO: Fez o nível do ataque cair muito e perdeu um gol.
Téc: Joachim Löw - ÓTIMO: Montou a equipe muito bem. Um 4-2-3-1, os seus dois meias abertos (Müller e Podolski) voltam para marcar e chegam como pontas, seus volantes encostam nos meias o tempo inteiro e a movimentação de todos é constante. É um belo time!

Visão inglesa > A maior decepção da Copa
Por Marco Miranda (marmirand@hotmail.com)

Antes de a Copa começar, todos colocavam a Inglaterra como franca favorita. E não era por menos, além de craques como Gerrard, Lampard e Rooney, a seleção contava com um nome de peso no banco de reservas, o super campeão Fabio Capello. E o pensamento de todos era um só: com Capello, o English Team vai!

E realmente foi, mas não para onde os fanáticos torcedores da terra da Rainha gostariam. Foi embora para casa mais cedo, humilhada por uma goleada alemã. Uma derrota por 4 a 1 que demorará para ser esquecida.

O que se passou na seleção? Lampard e Gerrard oscilaram boas e péssimas apresentações. Rooney sumiu, foi absolutamente horrível. Houve um tremendo azar para montar a defesa. O titular absoluto, Ferdinand se contundiu e foi cortado. Os reservas imediatos, King e Carragher, também se machucaram, sobrou então para o fraquíssimo Upson fazer o miolo de zaga com Terry. Além da terrível safra de goleiros.

Somados todos esses fatores, acabou o sonho inglês de repetir 1966, e tentar o bicampeonato. Infelizmente, foi mais uma seleção de peso que se despede da Copa com atuações pífias.

Apenas fazendo um acréscimo, como é ridículo o fato de todo o poder de decisão de uma partida ficar nas mãos de uma simples pessoa. Não vou dizer que não foi justa a vitória da Alemanha, até porque o time comandado por Özil e Müller foi muito melhor, mas o gol não validado de Lampard fez toda a diferença na partida. Afinal, com o 2 a 2 no placar, os ingleses não teriam que se expor ao forte contra-ataque alemão.

Péssimo para a Fifa, péssimo para a UEFA, péssimo para Jorge Larrionda e os assistentes. Está mais do que na hora de começar a usar os benefícios da tecnologia no futebol.

Conceitos

James – REGULAR – Não teve muita culpa no resultado, mas tomando 4 gols fica difícil dar outra avaliação.
Glen Johnson – PÉSSIMO – Pior partida que eu já vi dele. Errou tudo que tentou, foi nulo no ataque e uma avenida da defesa.
(Wright-Philips) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Upson – PÉSSIMO – Nem o gol salvou a atuação. Foi um desastre, tomou um baile de Klose. Não tem a menor condição de jogar na seleção.
Terry – REGULAR – Fez o que pôde para tentar conter o ataque alemão. Mas jogar por dois é complicado.
Ashley Cole – PÉSSIMO – Não atuou bem em sequer um jogo nesta Copa. Muito mal hoje de novo.
Barry – PÉSSIMO – Foi totalmente envolvido pela velocidade do meio-campo alemão.
Lampard – BOM – O melhor jogador inglês na partida. Fez um golaço - que o juiz não viu - e acertou o travessão. Foi o único lúcido em campo.
Gerrard – REGULAR – Tentou algumas jogadas, mas todas sem a menor eficácia.
Milner – PÉSSIMO – Extremamente previsível, não conseguia se livrar dos marcadores e acabava afunilando o jogo pelo meio.
(Joe Cole) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Rooney – PÉSSIMO – Foi o pior jogador da Inglaterra na Copa. Muito se esperava dele, e nada fez. Errou passe de dois metros, um absurdo.
Defoe – REGULAR – Ficou brigando com os defensores. Tentou algumas jogadas, mas nada de efeito.
(Heskey) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Téc: Fabio Capello – REGULAR – Escalou o que julgou ter de melhor. Não teve culpa na péssima campanha de Rooney e nas inconstâncias de Lampard e Gerrard. Muito menos no frango de Green. Fica apenas a decepção de não ter ido além na Copa.


Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com

Um comentário:

  1. O que eu vi desse jogo foi uma jovem (e por isso, num dado momento, quase perdeu o controle da partida) seleção Alemã muito superior aos tão badalados ingleses. Independente do gol anulado, foi muito justo o resultado! A Alemanha tem mais bola. Individualmente e coletivamente. Tenho muita pena dos ingleses, enquanto eles tiverem esse conceito rídiculo de futebol, de duas linhas de quatro com pontas inúteis, anulando os poucos bons jogadores que têm, continuarão na fila.

    ResponderExcluir