
Os gols marcados por Luis Fabiano (duas vezes, uma delas ajeitando a bola com o braço) e Elano fazem do Brasil o segundo país classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, depois da Holanda. A primeira colocação do Grupo G pode ficar garantida já nesta segunda-feira, em caso de empate entre Portugal e Coreia do Norte, que se enfrentam às 8h30m.
Seleção é dominada no começo do jogo
Se contra a Coreia do Norte o Brasil tinha a posse de bola, hoje, foi da Costa do Marfim a iniciativa do jogo. Ela avançou a marcação para combater a saída de bola da seleção e dominou o meio-campo. Quem chegou ao primeiro gol, no entanto, foi a seleção brasileira. Aos 24, Luís Fabiano recebeu tomou a frente do marcador e, na cara do goleiro, soltou a bomba. Um belo gol!
O gol não pôs o Brasil no caminho do bom futebol. Os erros de passe continuaram acontecendo, somados a falhas bobas no domínio de bola. Por outro lado, Júlio César só precisou trabalhar uma vez em 45 minutos, num chute forte de Yaya Touré.
Com mais espaço, seleção marca mais dois gols

Com exceção de uma cabeçada perigosa de Drogba, a defesa continuava sem grandes sustos. E no ataque o time já encontrava espaços para tocar a bola. E aos 17, Kaká fez boa jogada pela ponta esquerda, cruzando rasteiro para a conclusão de Elano, que fez seu segundo gol em dois jogos.
Nervosos com os 3 a 0 da seleção brasileira, os marfinenses começaram a abusar das faltas. Tioté deu uma entrada dura em Elano, que saiu carregado de campo, aos 30 minutos. E Keita fez falta violenta em Michel Bastos, levando cartão amarelo. Entregue em campo, o time africano ainda conseguiu arrumar espaço para diminuir. Aos 33, Drogba recebeu ótimo lançamento de Yaya Touré e marcou de cabeça.
O Brasil não se assustou com o gol e continuou tocando a bola. Mas o jogo estava nervoso. Aos 39 minutos, Kaká deu um empurrão em Keita e foi punido com o cartão amarelo. Três minutos depois, recebeu outro amarelo do árbitro, que viu agressão a Keita, e foi mais cedo para o vestiário, desfalcando o time contra Portugal, em Durban.
Ficha do jogo
BRASIL 3 X 1 COSTA DO MARFIM
Estádio: Soccer City, Johannesburgo (AFS)
Data/hora: 20/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Stephane Lannoy (FRA).
Auxiliares: Eric Dansault (FRA) e Lauren Ugo (FRA)
Público: 84.455 pessoas
Cartões amarelos: Tiéné e Keita (CDM)
Cartão vermelho: 43'/2ºT - Kaká (BRA)
Gols: 25'/1ºT - Luis Fabiano (1-0); 5'/2ºT - Luis Fabiano (2-0); 17'/2ºT - Elano (3-0); 34'2º T - Drogba (3-1)
BRASIL: Júlio César, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luis Fabiano. Técnico: Dunga.
COSTA DO MARFIM: Barry, Demel, Zokora, Kolo Touré e Tiéné; Tiotê, Yaya Touré, Ebouê (Romaric) e Dindanê (Gervinho); Kalou (Keita) e Drogba. Técnico: Sven Göran-Ericksson.
Fontes: Globo.com e Lancenet
Comentário da Redação
Do jeito que já conhecemos
Neste começo de Copa do Mundo, a seleção brasileira foi a mesma que já conhecemos há quatro anos. Na estreia, contra um time que queria apenas se defender e estaria satisfeito até mesmo com uma derrota magra, teve muitas dificuldades e venceu aos trancos e barrancos.
Hoje, diante de uma seleção que se arriscou mais e foi ao ataque, a equipe de Dunga mostrou a eficiência de sempre e bateu os marfinenses por 3 a 1. A postura deles, aliás, foi surpreendente. Afinal, um empate já era ótimo para a Costa do Marfim, que dependeria apenas de uma vitória por 2 a 0, na última rodada, contra a Coreia do Norte.
O time de Sven-Göran Eriksson até conseguiu controlar a partida, mas pelo adversário que enfrentava, era um domínio ilusório. Não conseguia fazer a bola chegar no astro do time, Didier Drogba, tocava a bola de forma pouco inteligente, e sem a bola, se mostrava fraco na defesa.
Quando Luís Fabiano abriu o placar ainda na metade do primeiro tempo, eu não tive dúvidas de que o Brasil venceria. Enfrentar a seleção canarinho em desvantagem é difícil demais. Com o 1 a 0 no placar, o time de Dunga tem mais tranquilidade e pode explorar o que tem de melhor: seus contra-ataques rápidos e eficientes.
Foi o que aconteceu. E Fabuloso, no início da etapa final, marcou um gol muito diferente. Ao mesmo tempo que foi lindo, um golaço, o camisa 9 dominou com a mão, mas árbitro francês (que fase da França!!!) Koman Coulibaly - péssimo, diga-se de passagem -, não viu, e ainda riu do lance na sequencia, ao perguntar para o atacante se foi ou não com a mão.
Vendo que o juiz era um frouxo, os marfinenses partiram para a violência após o terceiro gol brasileiro. O mais curioso é que o expulso, injustamente, foi o Kaká. Antes disso, Drogba havia diminuído o placar. Mas nada que preocupasse. O Brasil está classificado, e um empate contra o Portugal, na sexta-feira, será o suficiente para garantir a primeira colocação.
Esse expulsão do camisa 10 brasileiro é ruim por interromper a sequencia de jogos do meia, mas será curioso também para ver como o time se comporta sem ele. É uma boa oportunidade para o treinador brasileiro testar novas opções e formas de jogar.
Conceitos
Julio César - REGULAR: Não foi muito exigido. Fez uma rebatida para o meio da área no primeiro tempo, e uma boa defesa na etapa final.
Maicon - REGULAR: Bem na marcação, subiu quando deu e fez o simples.
Lúcio - ÓTIMO: Jogou muita bola. Além de marcar incansavelmente, ainda deu suas habituais chegadas na frente.
Juan - BOM: Técnico, foi preciso na marcação e saiu jogando bem.
Michel Bastos - PÉSSIMO: Mal na defesa e no ataque. Errou vários domínios.
Gilberto Silva - REGULAR: Como de costume, deixou a passagem da defesa para o meio-campo lenta. Foi o terceiro zagueiro quando necessário, cobrindo as subidas do Lúcio.
Felipe Melo - BOM: Apesar de alguns passes ruins, fez uma boa partida. Muito aplicado na marcação, cobriu o lado esquerdo e foi um dos que mais fez desarmes. E justiça seja feita: ele está bem mais calmo, com os pés no chão. O torcedor brasileiro espera que continue assim!
Elano - REGULAR: Displicente, errou muitos passes. Mostrou que tem estrela e marcou seu segundo gol na Copa.
(Daniel Alves) - REGULAR: Entrou mal, errou demais. Não conseguiu aproveitar os espaços que os marfinenses deixaram.
Kaká - BOM: Não está bem fisicamente, as vezes parece se arrastar em campo. Ainda assim, foi muito importante, participando de dois dos três gols da partida. Ah se ele estivesse voando...
Robinho - PÉSSIMO: Não fez nada de útil. Fominha, estraga várias jogadas ao escolher uma opção errada. E como é irritante aquelas pedaladas sem objetivo, nas laterais do campo! Pior é quando na sequencia ainda perde a bola para o adversário...
(Ramires) - SEM CONCEITO: Entrou nos acréscimos.
Luís Fabiano - ÓTIMO: Esse é o Fabuloso que o torcedor brasileiro quer ver. Dois golaços. Uma pena que a dominada no braço mancha o segundo gol.
Téc: Dunga - REGULAR: Seu esquema de jogo deu certo mais uma vez. Vejo os jogadores como os principais responsáveis, mas óbvio que o técnico tem seus méritos. E já que esse é o time titular e pronto, se pelo menos mexesse mais cedo e com mais frequencia (Ramires, Daniel Alves, Nilmar e Júlio Baptista são ótimas opções) já melhoraria bastante.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Quando ficou 1 a 0 pensei o mesmo que você. Essa é a melhor situação para o Brasil, quando enfrenta um time que precisa buscar uma virada. Parabéns ao time, que hoje apresentou um bom futebol.
ResponderExcluirDos seus conceitos, só discordo mesmo sobre o Robinho. Ele nem foi tão bom hoje, mas longe de ser essa desgraça toda. Exagero seu.
Só tenho uma crítica quanto a esse jogo, e ela vai apara aquele juiz francês traira.
ResponderExcluirAquele miserável meteu um monte de falta na nossa seleção e ainda expulsou injustamente um dos nossos além de ter poupado aqueles brutamontes da Costa do Marfim que sairam na ofensiva/violência praxima de nós, e quase quebraram o Elano!
Boa parte deles não parecia estar la pra jogar e sim para partir pro quebra-pau, empurra-empurra!
Bando de invejosos!
O que importa é que VENCEMOS!!!
3 x 1
Eat this!
Omega X Project
http://omegaxproject.com.br