
A goleada teve a assinatura de Raúl Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago (duas vezes), Liedson e Cristiano Ronaldo. Os três pontos deixaram Portugal em segundo lugar no grupo G, com quatro, dois a menos que o Brasil. Na última rodada, as duas seleções disputam o primeiro lugar. Enquanto os pentacampeões já estão classificados, os portugueses precisam apenas de um empate. Com o revés no Green Park, a seleção asiática está eliminada com uma rodada de antecedência.
No início da partida, os norte-coreanos chegaram a surpreender, quando fizeram boas tabelas e ameaçaram o gol defendido por Eduardo em três ocasiões. Após os 20 minutos, Portugal passou a dominar a partida, e não demorou muito para abrir o placar. Aos 28 min, Tiago, que substituía o lesionado Deco, enfiou bela bola para Raúl Meireles fazer 1 x 0.
Após o intervalo, a Coreia do Norte teve que se mandar de vez para o ataque. Deixando o contra-golpe livre para Portugal, que aproveitou para então construir a goleada e um ótimo saldo de gols.
Aos 8 minutos, Miguel lançou Raúl Meireles, que tabelou com Hugo Almeida e tocou para Simão. O meia bateu na saída do goleiro Myong Guk. Três minutos depois, o terceiro de Portugal. Cristiano Ronaldo lançou Fabio Coentrão, que cruzou na cabeça de Hugo Almeida. Aos 16 minutos, foi a vez de Tiago marcar, após ótima jogada de Cristiano Ronaldo. O brasileiro naturalizado português Liedson, após substituir Hugo Almeida, também balançou as redes, marcando o quinto.
O craque Cristiano Ronaldo, que não marcava gols pela seleção há quase dois anos, enfim, quebrou o jejum. Após bobeada da defesa norte coreana, ele dividiu com o goleiro, a bola subiu e ficou na nuca dele, que a equilibrou e mandou para a rede. Com direito a abraços e sorrisos na comemoração. O meia Tiago anotou o segundo gol dele na partida, fechando a goleada por 7 a 0.
Ficha Técnica
PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE
Estádio: Green Point, na Cidade do Cabo (AFS)
Data-Hora: 21/6/2010 - 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Pozo Contreras (CHI)
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI)
Público: 63.644 presentes
Cartões amarelos: Pedro Mendes e Hugo Almeida (POR); Chol-Jin e Yong-Jo (CON)
Gols: Raúl Meireles 28'/1ºT (1-0), Simão 8'/2ºT (2-0), Hugo Almeida 11'/2ºT (3-0), Tiago 16'/2ºT (4-0), Liédson 36'/2ºT (5-0), Cristiano Ronaldo 42'/2ºT (6-0) e Tiago 44'/2ºT (7-0)
PORTUGAL: Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles (Miguel Veloso 26'/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Simão (Duda 26'/2ºT) e Hugo Almeida (Liédson 32'/2ºT) - Técnico: Carlos Queiroz.
COREIA DO NORTE: Myong-Guk, Jong-Hyok (Song-Chol 30'/2ºT), Chol-Jin, Jun-Il, Nam-Chol (Kum-Il 18'/2ºT) e Kwang-Chon; In-Guk (Young-Jun 18'/2ºT), Yong-Jo, Yong-Hak e Yun-Nam; Tae-Se - Técnico: Kim Jong Hun.
Comentário da Redação
Parece que o gajo acordou

O craque do Real Madrid, driblou, deu belos passes, finalizou bastante a gol, e enfim fez o dele. Sem contar, um petardo de fora da área que acertou o travessão, um pecado. Enfim na seleção, Cristiano Ronaldo foi Cristiano Ronaldo.
Agora, Portugal vai mais do que motivado para cima do Brasil, que não terá Kaká. Além de precisar vencer para garantir a classificação, os lusos ganhariam moral batendo um candidato a título, e de quebra fugiria de um possível confronto com a Espanha.
Conceitos
PORTUGAL
Eduardo – BOM – Está cada vez passando mais tranquilidade à equipe.
Miguel – REGULAR – Foi pouco ao ataque, mas foi bem na marcação
Ricardo Carvalho – ÓTIMO – Soberano na marcação. Conteve com firmeza as investidas da Coreia do Norte.
Bruno Alves – REGULAR – Jogou simples e com segurança.
Fabio Coentrão – ÓTIMO – Muito bem no apoio e firme na marcação. Deu dois cruzamentos precisos para gol.
Pedro Mendes – REGULAR – No primeiro tempo ficou um pouco perdido. Mas subiu de produção na segunda etapa.
Raúl Meireles – ÓTIMO – Enquanto esteve em campo, participou de todos os lances de perigo. Ótimo elemento surpresa.
(Miguel Veloso) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Tiago – ÓTIMO – Não deixou ninguém com saudades do Deco. Jogou muito, foi o melhor em campo. Marcou dois e deu passe para outro.
Cristiano Ronaldo – ÓTIMO – Por mais que tenha contado com a sorte, fez gol de quem entende do negócio. Participou muito bem da partida.
Simão – BOM – Pouco apareceu na primeira etapa. Mas cresceu muito no segundo tempo. Marcou um golaço.
(Duda) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Hugo Almeida – BOM – Fez bem o papel de pivô, e foi presença constante na área. É ótima opção para jogada aérea, jeito que marcou o gol.
(Liédson) – BOM – Demonstrou tudo o que não fez no primeiro jogo. Teve estrela e também fez o dele.
Téc: Carlos Queiroz – ÓTIMO - Acertou nas quatro alterações. Deixou um time mais leve e solto em campo. Precisa manter a equipe, mesmo se Deco melhorar.
Direto da Redação
Redator: Marco Miranda
marco_mirand@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @marcopmiranda
Que show dos portugueses!! vai ser um jogão contra o Brasil!
ResponderExcluir