Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Em jogo morno, Brasil e Portugal não saem do zero

*Resultado garante as duas seleções na próxima fase. O Brasil ficou com o primeiro lugar.

Brasil e Portugal fizeram na manhã desta sexta-feira uma partida muito aquém das expectativas das duas melhores equipes do "grupo da morte" e apenas empataram em 0 a 0, no Estádio Moses Mabhida, em Durban. Com o resultado, a Seleção Brasileira se classificou em primeiro no Grupo G e espera o segundo do Grupo H. Portugal garantiu a segunda vaga e aguarda o primeiro do H nas oitavas.

O jogo começou preso no meio de campo, com Portugal adiantando a marcação visando dificultar a saída de bola da Seleção Brasileira. Sem Kaká, suspenso, e Robinho, poupado, além de Julio Baptista, sumido na partida, o Brasil ficou sem opções. Os penta campeões possuíam mais tempo de posse da bola, no entanto criava poucas chances. Na melhor delas, após cruzamento de Luís Fabiano, a zaga lusa deu bobeira e Nilmar carimbou a trave do goleiro Eduardo.

O jogo estava pegando fogo, e o nervosismo ficou ainda mais evidente quando, após uma sequência de faltas entre Pepe e Felipe Melo. Pensando à frente, Dunga decidiu substituir o brasileiro, para evitar uma expulsão.

Na segunda etapa, Portugal voltou melhor. A chance mais aguda dos portugueses aconteceu aos 14 minutos, quando Cristiano Ronaldo arrancou pela esquerda, e foi desarmado por Lucio. Mas, na sobra, Raul Meireles saiu na cara de Julio Cesar, que operou um milagre e salvou o Brasil.
O jogo esfriou quando o Brasil conseguiu retomar a vantagem na posse da bola, e valorizava quando tinha a mesma no campo de ataque. Enquanto, Portugal já se contentava com a segunda colocação do grupo.

Ficha Técnica
PORTUGAL 0 X 0 BRASIL
Estádio: Moses Mabhida, em Durban (AFS).
Data-Hora: 25/6/2010 - 11h (de Brasília).
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)
Público: 62.712 presentes
Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe e Fabio Coentrão (POR); Luis Fabiano, Juan e Felipe Melo (BRA)

PORTUGAL: Eduardo, Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fabio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes 18'/2ºT), Duda (Simão 8'/2ºT), Raul Meireles (Miguel Veloso 38'/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo e Danny - Técnico: Carlos Queiroz.

BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué 44'/1ºT), Daniel Alves e Julio Baptista (Ramires 37'/2ºT); Nilmar e Luis Fabiano (Grafite 39'/2ºT) - Técnico: Dunga.

Costa do Marfim se despede da Copa com 3 x 0 sobre a Coreia do Norte

Em clima de despedida, precisando de quase um milagre para se classificar, a Costa do Marfim derrotou a Coreia do Norte por 3 a 0, nesta sexta-feira, em Nelspruit, com gols de Yaya Touré, Romaric e Kalou.

Com o resultado, os africanos terminaram a participação na Copa do Mundo com quatro pontos, a vitória desta sexta, um empate com Portugal na primeira rodada e uma derrota para o Brasil na segunda.


Comentário da Redação
Portugal anulou um Brasil acéfalo sem Kaká e Robinho

Com Kaká cumprindo suspensão, e Robinho que foi poupado após sentir um desconforto, a incumbência de armar o jogo ficou nas costas de Júlio Baptista e Daniel Alves, que por mais esforçados que sejam, não têm o menor cacoete para serem articuladores.

O questionado técnico português, Carlos Queiroz, estudou muito bem a seleção brasileira, e usou a mesma estratégia usada pela Coreia do Norte, popularizou o meio-campo e deixou o Brasil tocar bola na defesa. Se naquele jogo, com Kaká, Robinho e contra uma defesa inferior, o time de Dunga enfrentou uma dificuldade enorme para entrar, contra a boa defesa portuguesa, que ainda não foi vazada nesta Copa, a missão se tornou quase impossível.

Para o segundo tempo, Queiroz foi mais inteligente ainda. Vendo toda a dificuldade na saída de bola dos volantes brasileiros, meteu o time para marcar no campo adversário, e deu o maior sufoco no Brasil, que pela primeira vez nessa Copa precisou contar com os milagres de Júlio César.

A situação do Brasil é clara, joga muito bem quando dão o contra-golpe. Mas se a obrigação de atacar for dele, o negócio já fica preto. E temos ainda que torcer para Kaká manter o bom nível de jogo que fez contra a Costa do Marfim, e esse desconforte de Robinho não ser nada.

Gostaria apenas de fazer um adendo, é bom Dunga abrir o olho para Felipe Melo. Jogador extremamente destemperado e sem o menor bom senso. Pode vir a prejudicar, e muito, o Brasil nas próximas fases.

Conceitos

PORTUGAL

Eduardo – BOM – Muito ligado na partida, demonstrando segurança. Parece que enfim, Portugal achou um goleiro.
Ricardo Costa – REGULAR – Jogando como lateral-direto, fez a função de marcação e não comprometeu.
Bruno Alves – BOM – Jogou simples e com seriedade. Não passou uma por ele.
Ricardo Carvalho – BOM – O líder da boa defesa lusa. Muito seguro.
Fabio Coentrão – BOM – O garoto está tomando conta do lado esquerdo da defesa portuguesa. Mais uma ótima partida defensivamente, mas dessa vez não foi muito ao ataque.
Pepe – REGULAR – Voltando de contusão, mostrou sentir um pouco o ritmo do jogo. Se envolveu em confusão com Felipe Melo. Deu uma entrada dura, que era cabível um cartão vermelho.
(Pedro Mendes) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Duda – BOM – Foi escalado para evitar as investidas de Maicon, e assim fez.
(Simão) – BOM – Entrou e deu uma baita correria para cima da zaga brasileira. É um jogador importante dessa seleção.
Raul Meireles – BOM – Marca bem, sai rápido para o jogo e chega forte ao ataque. Até agora, tem sido o principal jogador português nessa Copa. Pecou ao perder a melhor chance de gol de Portugal.
(Miguel Veloso) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Tiago – REGULAR – Não foi tão bem quanto no jogo passado. Ficou muito preso na marcação.
Cristiano Ronaldo – BOM – Jogando praticamente isolado no ataque, nada fez no primeiro tempo. Mas na segunda etapa cresceu junto com o time, e quase decidiu o jogo a favor dos europeus.
Danny – REGULAR – É bom jogador, mas visivelmente está sentindo o peso de uma Copa do Mundo.
Téc: Carlos Queiroz – ÓTIMO – Anulou o Brasil. Impôs a tática do jogo tanto no primeiro, quanto no segundo tempo.

BRASIL

Julio Cesar – ÓTIMO – Operou o primeiro milagre dele na Copa. Garantiu o zero no placar.
Maicon – REGULAR – Não teve espaço para apoiar.
Lúcio – BOM – Um verdadeiro gigante. Teve muito trabalho com Cristiano Ronaldo. Mas conseguiu manter a firmeza.
Juan – REGULAR – Fez uma ótima partida. Mas quase colocou tudo a perder, quando cortou uma bola com a mão. Deveria ter sido expulso.
Michel Bastos – PÉSSIMO – Nulo no ataque e perdido na marcação. Ainda não se encontrou na Copa.
Gilberto Silva – BOM – Seguro e discreto. Não deu muito espaço para Portugal tocar bola no meio.
Felipe Melo – PÉSSIMO – Jogador muito destemperado. Deu quatro entradas duras em jogadores portugueses. Fez hora extra em campo. Se Dunga não o tivesse tirado, certamente teria sido expulso.
(Josué) – REGULAR – Correu, marcou e só.
Daniel Alves – REGULAR – Foi o jogador que mais se movimentou no meio-campo. Mas não fez nada demais.
Julio Baptista –PÉSSIMO – Perdido em campo. Se escondeu do jogo.
(Ramires) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Nilmar – REGULAR – Tentou algumas jogadas, meteu uma bola na trave, mas esbarrou na falta de criatividade da equipe.
Luis Fabiano – REGULAR – Brigador como sempre, inclusive, até estabanado no começo da partida. Mas, assim como Nilmar, foi carente de uma boa bola na partida. Cabeceou com muito perigo um cruzamento de Maicon.
(Grafite) – SEM CONCEITO – Pouco atuou.
Téc: Dunga – REGULAR – Acertou ao tirar Felipe Melo, mas demorou muito para mexer no resto da equipe. É bom ele torcer para contar com Kaká e Robinho sempre, senão a situação complica.

Direto da Redação











Redator: Marco Miranda
marmirand@hotmail.com
Siga-me no Twitter: @marcopmiranda

5 comentários:

  1. Ora pois, que joguinho mediocre o jogo de hoje, hein Marquinho. Olha o nosso adversário e olha quem postou e comentou o jogo...hehehe

    Bem, não vim aqui conversar, discutir ou até mesmo falar sobre futebol, ainda mais com esses meninos feeeeeeras no futebol. Vim apenas dar os meus parabéns à vocês que estão fazendo, sempre, um belo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu discordo dos conceitos para o Pepe (merecia um grande PÉSSIMO), Gilberto Silva, que errou passes demais, e Ricardo Carvalho, que fez algumas atrapalhadas.

    E concordo com o conceito do Michel Bastos, mas discordo da sua avaliação. Acho que ele nunca vai se encontrar =P

    ResponderExcluir
  3. como disse a amiga acima joguinho chato muito ruim mesmo!!!

    E parabéns mesmo pelo belo trabalho no blog ai galera

    ResponderExcluir
  4. Felipe e Marcella, nós que agradecemos o carinho.

    Obrigado o/

    ResponderExcluir
  5. Estão até mesmo se portando como tal profissionalizmo. Esses meninos vão longe. Galvão Bueno que se cuide...hehehehehe

    ResponderExcluir