Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Espanha vence e enfrenta Portugal nas oitavas

* Mesmo com a derrota, chilenos se garantem nas oitavas e enfrentarão o Brasil

Com a necessidade de provar desde a derrota para a Suíça sua capacidade na Copa do Mundo, a Espanha mostrou um futebol eficiente e convincente sobre o Chile, venceu por 2 a 1 e garantiu o primeiro lugar do Grupo H, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, nesta sexta-feira. Mesmo com a derrota, o Chile acabou classificado em segundo e será o próximo adversário do Brasil. As duas seleções se enfrentarão na próxima segunda-feira, às 15h30, em Johanesburgo. No dia seguinte, a Fúria encara a seleção de Portugal.

As duas primeiras chances de perigo foram da Espanha. Fernando Torres, aparentemente mais ativo e mais procurado do que nas partidas anteriores, concluiu duas vezes para fora. Mas os chilenos também atacavam, e perderam grande chance. Valdívia lançou Beausejour na direita, que cruzou rasteiro na pequena área. Gonzalez escorregou e não conseguiu marcar.

Exatamente no momento em que o Chile já pressionava a Espanha, o goleiro chileno cometeu uma das piores falhas da Copa do Mundo. Aos 24, Fernando Torres recebeu lançamento despretensioso, e Bravo saiu da grande área desnecessariamente, dando um carrinho quase na linha lateral. A bola acabou não saindo e sobrou para Villa, que mandou um belo chute, de primeira, para o gol vazio: 1 a 0.

Aos 36, em rápido contra-ataque, a Fúria ampliou. Villa recebeu no lado esquerdo, deu um passe para trás e Iniesta tocou com categoria, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro. No mesmo lance, Estrada acabou expulso em choque duvidoso com Sergio Ramos. Mais um duro golpe para o Chile.

Para a etapa final, o técnico Marcelo Bielsa tratou de agir, colocando Millar e Paredes nos lugares de Valdivia e Gonzalez, também para recompor o meio de campo. E deu resultado. Depois de furar um chute no primeiro minuto, Millar contou com a sorte para marcar. Aos 2, o chileno dominou na entrada da área, arriscou a conclusão, mas a bola resvalou em Piqué e enganou Casillas.

A partida passou a ficar dramática. Mesmo com um a menos, o Chile defendia bem, especialmente com Ponce e Isla, e ainda assustava a Espanha com contra-ataques rápidos. Mas a partir dos 35, vendo que a Suíça só empatava, as duas equipes passaram a não jogar mais bola e garantiram suas vagas na próxima fase.

Ficha do jogo
CHILE 1 X 2 ESPANHA

Estádio: Loftus Versfel, em Pretória (AFS)
Data/hora: 24/06/2010, às 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodriguez (MEX)
Auxiliares: Jose Luis Camargo e Alberto Morin
Cartões amarelos: Ponce e Medel (CHI)
Cartões vermelhos: Estrada (38'/1ºT)
Gols: Villa - 24'/1ºT (1-0); Iniesta - 36'/º1T (2-0), Millar - 2'/2ºT (2-1)

CHILE: Bravo; Medel, Ponce, Jara e Vidal; Estrada, Isla, Sánchez (Orellana); Gonzalez (Millar), Beausejour e Valdivia (Paredes). Técnico: Marcelo Bielsa.

ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Martinez), Xavi e Iniesta; Fernando Torres (Fábregas) e David Villa. Técnico: Vicente del Bosque.

Ineficaz no ataque, Suíça só empata e é eliminada

Contra Honduras, considerada a seleção mais fraca do grupo, a Suíça precisava deixar o jogo defensivo e atacar para conseguir a classificação às oitavas de final. Porém, manteve o mesmo estilo de jogo de apostar nos contra-ataques e a partida no Free State, em Bloemfontein, acabou 0 a 0, pela última rodada do Grupo H. Com isso, as duas seleções foram eliminadas.

Grupo H - Resultados da 3ª rodada
Chile 1 x 2 Espanha
Suíça 0 x 0 Honduras

Classificação final
Times P J V E D GP GC SG
1 Espanha 6 3 2 0 1 4 2 2
2 Chile 6 3 2 0 1 3 2 1
3 Suíça 4 3 1 1 1 1 1 0
4 Honduras 1 3 0 1 2 0 3 -3

Legenda:
* Classificados para a segunda fase


Comentário da Redação
Uma Espanha mais eficiente

Contra uma equipe mais forte do que Suíça e Honduras e quando mais precisava que seu ataque funcionasse, a Espanha correspondeu ofensivamente. Hoje, o time de Vicente del Bosque não apenas mostrou boas trocas de passes, mas principalmente eficiência.

Alguns podem dizer que o Chile se abriu mais que os outros dois adversários, mas isso, principalmente se olharmos o jogo da Fúria contra a Honduras, não é justificativa. Chances não faltaram, mas o preciosismo foi claro. Diante da seleção sul-americana foi diferente. Houve muito mais objetividade e gana de chegar ao gol.

No final, a partida foi ótima para as duas seleções, e sabendo que a Suíça empatava por 0 a 0 - precisaria fazer 2 a 0 para passar -, chilenos e espanhóis passaram a fazer um jogo de compadres, apenas esperando o tempo acabar para confirmar a classificação.

Isso foi chato, mas passaram as seleções que eu queria. Seria péssimo ter os retranqueiros suíços na próxima fase e ver o Chile, que joga um futebol bem agradável e para frente, eliminado. Bom para o Brasil também, que pega um adversário com um estilo de jogo que melhor lhe agrada. Ainda assim, a tendência é ser difícil, pois o time de Bielsa tem qualidade para complicar a vida dos comandados de Dunga.

Do outro lado da chave, teremos um confronto entre Espanha e Portugal. O primeiro tem mais favoritismo pelo elenco que possui e por ser o atual campeão europeu, mas o outro vem de uma goleada histórica sobre a Coreia do Norte e um bom jogo contra o Brasil, o que dá muita confiança. É um verdadeiro jogaço!

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Chile vai ter que melhorar muito sua defesa se não tomara goleada do Brasil

    a Espanha parou nos 30 min. viu que era vantagem para os 2 times e ao mesmo tempo se vingou da suiça , que ganhou a 1º rodada da Espanha 1x0 .

    este jogo Espanha x Portugal vai ser um jogão , mas o melhor das oitavas será alemanha x inglaterra.
    vamos esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  2. também acho isso, Brasil gosta de jogar contra times assim e pode golear

    porem a defesa brasileira não esta la essas coisas tbm e o Chile pode complicar.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo chance nenhuma do Chile se classificar... mas futebol a gente sabe como é...

    Na verdade, já estou na expectativa por Brasil x Holanda nas quartas!

    ResponderExcluir