Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Gana bate EUA na prorrogação e mantém vivo sonho africano

* Após empate por 1 a 1 no tempo normal, Gyan marca gol da vitória no início da prorrogação

Foi com sofrimento, mas a África segue com esperanças na primeira Copa do Mundo realizada em seu solo. Única representante do continente ainda na disputa, Gana ficou no empate por 1 a 1 com os Estados Unidos. No entanto, durante a primeira prorrogação deste Mundial, brilhou a estrela do atacante Gyan, que marcou seu terceiro gol na competição e garantiu a vitória por 2 a 1. Os ganenses irão enfrentar nas quartas de final o Uruguai.

Desde o apito inicial, os ganeses partiram para a frente em velocidade e foram recompensados. Logo aos cinco minutos, o primeiro gol. Prince Boateng avançou livre com a bola dominada, limpou a marcação e encheu o pé para abrir o marcador para os africanos. Festa e muitas vuvuzelas no Royal Bafokeng.

Perdido em campo, os Estados Unidos sentiram o golpe e começaram a errar passes fáceis. Essa postura só foi mudar depois do intervalo, quando pressionaram em busca do empate. De tanto martelar, conseguiram. Aos 15, Dempsey recebeu na área e foi derrubado por trás por Jonathan. Donovan cobrou o pênalti com precisão, a bola ainda tocou na trave, mas morreu no fundo do gol de Kingson.

Após o empate, o jogo ficou truncado. As duas seleções mostraram cautela para se expor ao ataque e o jogo acabou indo para a prorrogação. As duas equipes voltaram mostrando cansaço. Porém aos três minutos da prorrogação, Gyan recebeu lançamento de Ayew, ganhou de Bocanegra e soltou a bomba para marcar o gol da classificação de Gana.

Ficha do jogo
ESTADOS UNIDOS 1 X 2 GANA

Estádio: Royal Bafokeng, em Rustemburgo (AFS)
Data/hora: 26/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)
Cartões amarelos: Clark, Cherundolo, Bocanegra (EUA); Jonathan, Ayew (GAN)
Gols: Prince Boateng, 5'/1ºT (0-1); Donovan, 16'/2ºT (1-1); Gyan, 3'/1ºT Prorrogação (1-2);

ESTADOS UNIDOS: Howard; Cherundolo, DeMerit, Bocanegra e Bornstein; Bradley, Clark (Edu), Dempsey e Donovan; Findley (Feilhaber) e Altidore (Gómez). Técnico: Bob Bradley.

GANA: Kingson; Pantsil, John Mensah e Jonathan; Inkoom (Muntari), Annan, Prince Boateng (Appiah), Ayew, Asamoah e Sarpei (Addy); Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.


Comentário da Redação
Gana foi mais regular ao longo do jogo

Poucos acreditavam que Gana conseguiria avançar no seu grupo pela situação em que chegou na última rodada, tendo que segurar pelo menos um empate com a Alemanha, ou depender de outro resultado. Com o tropeço da Sérvia, no entanto, conseguiu avançar. Para o primeiro jogo eliminatório, a maioria das pessoas apostaram nos Estados Unidos. Mas, em jogo emocionante e muito disputado, os africanos mostraram sua força e estão nas quartas de final.

Foi uma partida de altos e baixos das duas equipes, mas muito movimentada e disputada. O primeiro tempo foi de Gana, que conseguiu marcar seu primeiro gol com a bola rolando - os outros dois haviam sido de pênalti. Já os Estados Unidos jogaram um futebol bem abaixo do que se esperava nos primeiros 45 minutos e poderiam ter ido para o vestiário com uma derrota maior.

Mas cresceram na etapa final. Com muito mais disposição, buscaram o empate de forma incisiva, e conseguiram igualar. Tinham totais condições de chegar à virada. Mas esbarraram na limitação do seu atacante, o péssimo Altidore, e também na acomodação. Faltou mais ambição por parte da seleção da América do Norte. Se tivesse que marcar dois gols para empatar, provavelmente faria.

Os ganeses, embora tenham tomado uma pressão nos primeiros 20 minutos do segundo tempo, não se desesperaram e conseguiram equilibrar as ações. E foram decisivos na prorrogação. Gyan marcou um lindo gol logo no começo. Depois, as pernas das duas equipes pesaram, principalmente do lado americano, e o 2 a 1 persistiu até o fim.

Apesar de o jogaço ter sido decidido praticamente em detalhes, venceu o time mais regular (ou o menos irregular) ao longo dos 120 minutos. Gana e Uruguai farão um ótimo duelo pelas quartas de final.

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário