Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Itália perde para a Eslováquia, dá vexame e está fora da Copa

* Essa é a quarta vez que o atual campeão fica de fora das oitavas-de-final

E chega ao fim o sonho do penta campeonato italiano. A seleção comandada por Marcello Lippi não apresentou o mesmo futebol de quatro anos atrás, quando se sagraram campeões, e não passou da primeira fase da Copa do Mundo de 2010. A eliminação veio nesta quarta-feira, na derrota para a Eslováquia por 3 a 2, no Ellis Park, em Johannesburgo.

Os carrascos da derrocada dos tetra campeões foram Vittek (duas vezes) e Kopunek. Pelos lados da Azurra, Di Natale e Quagliarella tentaram, em vão, dar uma sobrevida. Com o resultado, a Eslováquia vai às oitavas-de-final da Copa logo na primeira participação, onde enfrentará o primeiro colocado do grupo E, que deve ser a Holanda.

A tentativa de Marcello Lippi em montar um time ofensivo não deu certo. Sem um armador para abastecer o ataque, os italianos nada criaram no primeiro tempo. A melhor oportunidade foi uma cabeçada de Skrtel contra o próprio gol. Já, a Eslováquia achou espaços, principalmente pela direita, e atacou com eficiência. O gol veio logo na primeira boa chance, aos 24 minutos, após passe errado de De Rossi na intermediária, Hamsik avançou e serviu Vittek, que tocou rasteiro na saída de Marchetti.

No intervalo, Lippi trocou o lateral Criscito por Maggio e o volante Gattuso pelo atacante Quagliarella. Minutos depois, sacou Montolivo para colocar Pirlo, recém-recuperado de lesão. Mas, a Eslováquia manteve a ousada postura e ampliou aos 29. Novamente, Hamsik passou para Vittek, que, já na pequena área, ampliou.

A Itália então passou a atacar desordenadamente, e aos 37 min, Quagliarella e Iaquinta tabelaram, a bola ficou com o atacante do Napoli, que bateu para boa defesa de Mucha. No rebote, Di Natale diminuiu: 2 a 1.

Os minutos finais foram emocionantes. Após ter um gol corretamente anulado, a Itália levou o terceiro, marcado por Kopunek. Quagliarella ainda descontou com um golaço para a Azzurra nos acréscimos, mas não teve forças para empatar.

Ficha Técnica
ESLOVÁQUIA 3 X 2 ITÁLIA
Estádio: Ellis Park, Johannesburgo (AFS)
Data-Hora: 24/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING)
Público: 53.412 presentes
Cartões amarelos: Vittek, Strba, Pekarik e Mucha (SLK); Cannavaro, Chiellini, Pepe e Quagliarella (ITA)
Gols: Vittek 24'/1ºT (1-0) e 29'/2ºT (2-0), Di Natale 37'/2ºT (2-1), Kopunek 43'/2ºT (3-1) e Quagliarella 47'/2ºT (3-2)

ESLOVÁQUIA
: Mucha, Pekarik, Strba (Kopunek 42'/2ºT), Skrtel e Durica; Kucka, Stoch, Hamsik, Jendrisek (Petras 48'/2ºT) e Zabavnik; Vittek (Sestak 47'/2ºT) - Técnico: Vladimir Weiss.

ITÁLIA
: Marchetti, Zambrotta, Chiellini, Cannavaro e Criscito (Maggio - Intervalo); Gattuso (Quagliarella- Intervalo), De Rossi e Montolivo (Pirlo 11'/2ºT); Di Natale, Pepe e Iaquinta - Técnico: Marcello Lippi.

Paraguai empata com a Nova Zelândia, e garante a liderança do grupo

O Paraguai precisava somente de um empate diante da Nova Zelândia para garantir uma das vagas do Grupo F às oitavas de final da Copa do Mundo. E assim foi. Em um jogo com poucas oportunidades de gol, os sul-americanos ficaram no 0 a 0 com os representantes da Oceania e asseguraram o primeiro lugar da chave. Agora os sul-americanos esperam a definição do segundo colocado do grupo E, que deverá ficar entre Japão e Dinamarca.

Comentário da Redação
O triste fim da Esquadra Azurra

Por próprias palavras do goleiro e ídolo italiano Buffon, a eliminação foi justa. A Itália foi um time apático durante os três jogos. Muito desorganizado em campo, sem padrão tático, e até limitado tecnicamente. A defesa, que sempre foi um ponto forte característico da seleção, falhou muito, e o ataque foi praticamente nulo.

Certamente, Lippi será muito criticado. Deixou os principais jogadores de fora, como Totti, Del Piero e Cassano. Além de ter apostado em jogadores sem nenhuma condição de defender a Itália, como Pepe e Crischito.

Para os tetra campeões, agora é hora de voltar para casa, já começar a reformulação do elenco, que tem idade avançada. Visando a Euro 2012 e a Copa de 2014, no Brasil.

Conceitos

ESLOVÁQUIA

ÓTIMO – Foi um time taticamente perfeito. Marcou forte e foi ousado no ataque. Tem em Hamsik um ótimo articulador, o cérebro da equipe, todas as bolas passaram pelo pé dele. Contam também com o bom atacante Vitek, além do ótimo zagueiro Skrtel. Deverá enfrentar a Holanda na próxima fase, e quem sabe, pode surpreender.

ITÁLIA

Marchetti – PÉSSIMO – Mal posicionado no 1º e 3º gols da Eslováquia
Zambrotta – REGULAR – Correu muito e só. No segundo tempo foi jogar pela esquerda, e não mudou nada.
Chiellini – REGULAR – Falhou no segundo gol, mas de resto foi bem.
Cannavaro – PÉSSIMO – Longe de ser o jogador de 4 anos atrás. Foi muito mal nessa Copa.
Criscito – PÉSSIMO – Não ataca e não defende. Foi praticamente um jogador a menos.
(Maggio) – REGULAR – Nada acrescentou à equipe.
Gattuso – REGULAR – Deu muita raça e algumas botinadas, tudo o que se espera dele.
(Quagliarella) – ÓTIMO – Foi o melhor jogador da Itália na Copa. Em 45 minutos, fez mais do que todo o time. Golaço e linda jogada no primeiro gol. Por pouco não mudou a história da seleção.
De Rossi – PÉSSIMO – Entregou o primeiro gol. Esteve irreconhecível hoje.
Montolivo – PÉSSIMO – Foi um fantasma em campo.
(Pirlo) – REGULAR – Visivelmente sem ritmo de jogo, fez o que pôde para dar qualidade no passe.
Di Natale – BOM – Foi um dos poucos lúcidos. Estava ligado no lance do primeiro gol, e foi sempre participativo.
Pepe – PÉSSIMO – Furou o lance que poderia valer a classificação. Não tem a menor qualidade para ser titular da Itália.
Iaquinta – REGULAR – Jogou quando a bola chegou. E foi muito pouco.
Téc: Marcello Lippi – PÉSSIMO – Convocação discutível, escalação mais ainda. Não conseguiu dar padrão de jogo, e ainda apostou em nomes que não davam certo. É o principal culpado pela eliminação.

Direto da Redação











Redator: Marco Miranda
marmirand@hotmail.com
Siga-me no Twitter: @marcopmiranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário