Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Japão passa pela Dinamarca e garante vaga nas oitavas

* Holandeses e japoneses representarão o Grupo E na segunda fase do Mundial

O Japão mostrou sua força nesta quinta-feira. Em Rustemburgo, o time asiático venceu com sobras a Dinamarca, por 3 a 1, e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2010. Os japoneses ficaram com a segunda colocação do Grupo E, com seis pontos, atrás apenas da Holanda, que terminou com 100% de aproveitamento. Dinamarca com três e Camarões com zero estão eliminados.

Aos 17 minutos, Honda cobrou falta venenosa e enganou o goleiro Sorensen: 1 a 0. O segundo também foi de falta, dessa vez em cobrança perfeita de Endo, aos 29.

Aos 34 do segundo tempo, Agger sofreu pênalti de Hasebe. Tomasson bateu, o goleiro Kawashima defendeu, mas a bola voltou para o dinamarquês, que descontou para a Dinamarca. Mas aos 42, o Japão deu números finais ao jogo. Honda, sempre ele, humilhou a defesa adversária e rolou com açucar para Okazaki. Bola na rede, 3 a 1.

Holanda 100%

A Holanda terminou a fase de classificação da Copa com a terceira vitória em três jogos. Nesta quinta, na Cidade do Cabo, a Laranja Mecânica derrotou Camarões por 2 a 1. Van Persie e Huntelaar marcaram para os holandeses, enquanto Samuel Eto'o, de pênalti, descontou para os africanos.

O jogo marcou a estreia de Arjen Robben no Mundial 2010. O meia do Bayern de Munique jogou poucos minutos, mas foi o bastante para mandar uma bola na trave. Robben ainda se recupera de lesão muscular.

Grupo E - Resultados da 3ª rodada
Camarões 1 x 2 Holanda - Cidade do Cabo
Dinamarca 1 x 3 Japão - Rustemburgo

Classificação final

TIMES P J V E D GP GC SG
1 Holanda 9 3 3 0 0 5 1 4
2 Japão 6 3 2 0 1 4 2 2
3 Dinamarca 3 3 1 0 2 3 6 -3
4 Camarões 0 3 0 0 3 2 5 -3

Legenda:
* Classificados para a segunda fase


Comentário da Redação
Os asiáticos evoluíram muito

Olha só que engraçado. Toda Copa do Mundo os especialistas especulam sobre a possibilidade de um africano ir longe no Mundial, mas eles nunca chegaram muito perto nem das semifinais. Por outro lado, os asiáticos, que ninguém comenta, mostram força Copa após Copa. A Coreia do Sul, por exemplo, já foi semifinalista, em 2002.

Agora, em 2010, temos Japão e Coreia do Sul avançando para as oitavas. E com chances até razoáveis de conseguir voos maiores. E por qual motivo isso acontece com os orientais e nem com os africanos?

Acho que a principal razão é dinâmica do futebol nesses países. Coreia e Japão são importadores de talentos. Não fazem como na Europa, onde cada time tem 10 estrangeiros. São 2, 3 ou 4 brasileiros, normalmente, que dão mais qualidade às ligas e elevam a exigência dos jogadores locais.

Já na África, onde os países são exportadores, as seleções estão perdendo a excência do futebol local. Vejam Gana, Costa do Marfim... jogam como europeus. Mas europeus ruins, sem qualidade técnica, sem criatividade, nem coragem para tentar um drible. Fruto também da importação de técnicos, que eu acho prejudicial demais.

Enfim, no Grupo E, a justiça foi feita. A Holanda é muito melhor que as demais, e agora terá que mostrar mais qualidade na segunda fase para, quem sabe, surpreender. O Japão já está no lucro, mas com Honda, Endo, Matsui, o time ainda pode conseguir algo mais.


Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário