
Carlos Alberto Parreira sofreu com a ansiedade de sua equipe no primeiro tempo, com os erros de passe e a precipitação na definição de jogadas. Mais solto, o México impôs seu ritmo de jogo. Giovani dos Santos, aos dois, quase abriu o placar, mas foi travado na hora certa. Ainda na etapa inicial, Vela chegou a fazer, mas o gol foi bem anulado.
Com mais objetividade ofensiva de ambos os times, o segundo tempo foi diferente. Tanto que aos nove, em um contra-ataque, Tshabalala recebeu em velocidade e acertou uma bomba de canhota no ângulo esquerdo do goleiro Perez, que nada pôde fazer: 1 a 0 para os anfitriões.
Após o gol, os Bafana continuaram a pressionar e por duas vezes tiveram chances de ampliar. Mas foi o México que marcou. Guardado cruzou e Rafael Márquez recebeu livre dentro da área e colocou na saída do goleiro Khune. Aos 44, Mphela teve a chance de fazer o estádio explodir novamente, mas concluiu no pé da trave. Final de jogo: 1 a 1.
Ficha do jogo
ÁFRICA DO SUL 1 X 1 MÉXICO
Estádio: Soccer City, Johannesburgo (AFS)
Data/hora: 11/06/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Auxiliares: Rafael Ilyasov (UZB) e Bahadyr Kochrakov (QUI)
Cartões amarelos: Dikgacoi e Masilela (AFS); Juarez e Torrado (MEX)
Gols: Tshabalala 9'/2ºT (1-0) e Rafa Márquez 34'/2ºT (1-1)
ÁFRICA DO SUL: Khune, Gaxa, Mokoena, Khumalo e Thwala (Masilela); Letsholonyane, Dikgacoi, Modise, Pienaar (Parker) e Tshabalala; Mphela. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
MÉXICO: Perez, Aguilar (Guardado), Rodriguez, Osório e Salcido; Juarez, Rafa Márquez e Torrado; Giovani dos Santos, Vela (Blanco) e Franco (Hernandez). Técnico: Javier Aguirre.
Fontes: Uol e Lancenet
Comentário da Redação
Faltou técnica, mas não emoção
Foi fraco tecnicamente, mas o jogo que abriu a Copa do Mundo 2010 acabou sendo bom, sobretudo no segundo tempo. E mostrou que o Grupo A deve ser mesmo um dos mais equilibrados. Mais tarde, França e Uruguai fecham a rodada inicial da chave. Quem vencer, certamente dará um grande passo rumo a classificação para as oitavas de final.
O primeiro jogo do dia mostrou também que, para quem gosta de partida aberta, com os dois times buscando o gol, os jogos do México devem ser um prato cheio, pois é um time que joga e "deixa" jogar. É um time rápido e que joga com dois pontas abertos na frente. Na parte defensiva, no entanto, deixa muito a desejar.
Foi exatamente assim na peleja de hoje. No primeiro tempo, praticamente só deu México. Com muita posse de bola, o time do técnico Javier Aguirre errou muitos passes, mas teve alguns lampejos de grandes jogadas, principalmente com Giovani do Santos, e conseguiu encurralar os assustados sul-africanos no seu campo em boa parte dos primeiros 45 minutos.
O time de Parreira é fraco, mas não pode dizer que não está bem arrumado, sobretudo na parte defensiva. Até por isso, conseguiu segurar o adversário. E quando conseguiu chegar à frente, viu a fragilidade defensiva do adversário e conseguiu abrir, aos nove, justamente do jeito que o México gosta: em contra-ataque veloz. Era tudo que eles precisavam.
A partir daí, a tarefa era mais simples para um time limitado: defender com todas as forças e apostar nos contra-ataques. Com confiança após o gol, foi exatamente isso que os Bafana-Bafana fizeram, e bem, dentro da sua capacidade. Tanto que, apesar de contra-ataques dos dois lados, ficou muito mais perto de sair o 2 a 0 que o gol de empate.
Se no primeiro tempo o time assustado era o africano, a partir do gol, na etapa final, foi o México que não conseguiu criar mais nada. Até que aos, Rafa Marquez fez o gol de empate. Para ficar ainda mais doído para a torcida sul-africana presente no estádio, quase nos acréscimos, Mphela mandou na trave e perdeu a chance de marcar o gol da vitória.
Apesar de a importante ter escapado por pouco, essa estreia deixa os africanos mais confiantes de que podem, sim, passar de fase. Do lado mexicano, é tentar corrigir as falhas defensivas para os jogos contra seleções mais qualificadas, como França e Uruguai, pois na frente, tenho certeza que o jogo vai fluir mais nesses dois próximos jogos.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Finalmente a COPA começou!!!!
ResponderExcluirConcordo com o seu comentario Pedro.... realmente não foi um partidaço porém foi foi emocionante e bom assisti!
Foi muito legal o segundo tempo! Os times são equilibrados... o México é melhor tecnicamente, mas tem uma defesa péssima. A África do Sul é mais fechadinha...
ResponderExcluirDois jogos fracos do do grupo a e muito equilibrado mesmo, e por ironia o fraco time da Africa fez um gol que será um dos mais bonitos da copa sem duvida.
ResponderExcluir