
Em 2002, a mesma Ferrari protagonizou episódio semelhante, ao solicitar que Rubens Barrichelo deixasse caminho livre para a vitória de Michael Schumacher - na última volta do GP da Áustria.
A vitória colocou Alonso na quinta posição, com 123 pontos. A diferença para o líder do campeonato, Lewis Hamilton (McLaren) é de 34 pontos. Felipe Massa, segundo colocado em Hockenheim, é apenas o oitavo no Mundial, com 85.
Massa, o terceiro mais rápido do treino classificatório do último sábado, estava na ponta graças a uma bela largada, na qual pulou para a liderança. Dono da pole position, Sebastian Vettel procurou fechar a porta para Alonso, dirigindo-se bruscamente para o lado direito, e foi superado logo pelos dois carros da Ferrari.
A troca não foi tão escandalosa como aquela de 2002. Pelo rádio, o diretor da Ferrari disse as seguintes palavras para Massa pouco antes da 49ª volta: "Fernando é mais rápido que você, entendeu a mensagem?".
Na sequência, o brasileiro acatou a "ordem" e recebeu um pedido de desculpas, também via rádio. Naquele momento, Alonso realmente era mais veloz e vinha se aproximando do companheiro de equipe. Antes, na 21ª volta, o espanhol havia voltado muito bem do pit stop e, aproveitando-se das dificuldades do parceiro com os pneus duros e frios, chegou a fazer a ultrapassagem, levando o troco na sequência.
FIA pune Ferrari
Os comissários do Grande Prêmio da Alemanha consideraram que a Ferrari quebrou o regulamento da Fórmula 1 após indicar que Felipe Massa deveria ceder a liderança da prova a Fernando Alonso. Desse modo, aplicaram uma multa de US$ 100 mil (R$ 176 mil) à equipe, que ainda pode ser punida com mais veemência pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Logo após a corrida deste domingo, a direção da prova solicitou que os comissários observassem se a Ferrari quebrou o artigo 39,1 do regulamento da FIA, que diz: "ordens de equipes que interferem no resultado de uma corrida são proibidas". Apesar da branda punição, a escuderia de Maranello ainda será julgada pelo Conselho Mundial, onde os dois pilotos podem ser desclassificados e a equipe receber uma sanção maior.
GP da Alemanha - Classificação final
1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min17s342
2: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 5s121
4: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 26s896
5: Jenson Button (ING/McLaren) - a 29s482
6: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 43s606
7: Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta
8: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
10: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1 volta
12: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
13: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta
14: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 1 volta
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 2 voltas
17: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas
18: Timo Glock (ALE/Virgin) - a 3 voltas
19: Bruno Senna (BRA/Hispania) -a 4 voltas
Não completaram:
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - abandonou na 58ª volta
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - abandonou na 51ª volta
Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - abandonou na 20ª volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) - abandonou na 4ª volta
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - abandonou na 2ª volta
Mundial de Pilotos - Classificação
Pos. | Piloto | Equipe | Pts |
---|---|---|---|
01 | ![]() | McLaren | 157 |
02 | ![]() | McLaren | 143 |
03 | ![]() | RBR | 136 |
04 | ![]() | RBR | 136 |
05 | ![]() | Ferrari | 123 |
06 | ![]() | Mercedes | 94 |
07 | ![]() | Renault | 89 |
08 | ![]() | Ferrari | 85 |
09 | ![]() | Mercedes | 38 |
10 | ![]() | Force India | 35 |
11 | ![]() | Williams | 29 |
Mundial de Construtores - Classificação
Pos. | Equipe | Pontos |
---|---|---|
01 | McLaren | 300 |
02 | Red Bull | 272 |
03 | Ferrari | 208 |
04 | Mercedes | 132 |
05 | Renault | 96 |
Fonte: Terra
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário