Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 29 de agosto de 2010

Campeonato Brasileiro > Ceni brilha e São Paulo empata com o líder: 2 a 2

* Goleiro fez um gol de falta e ainda defendeu pênalti cobrado por Washington

Em noite inspirada do goleiro Rogério Ceni, que fez um gol em cobrança de falta no primeiro tempo, e defendeu um pênalti na etapa final, o São Paulo segurou o empate em 2 a 2 contra o Fluminense, no Maracanã, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão. O Flu tem muito a lamentar, já que viu a distância para o Corinthians, segundo colocado, cair para três pontos. O São Paulo está em 15º, com 19, bem distante do G-4 e ainda perto do rebaixamento.

Mesmo fora de casa, o São Paulo começou dominando o jogo. Mas quando a fase não é boa... Aos oito, os cariocas conseguiram contra-atacar com Conca, pela esquerda, que tocou para Julio Cesar. Livre, na área paulista, o lateral passou a bola para Deco abrir o placar e marcar pela primeira vez com a camisa do clube das Laranjeiras.

Quando o jogo parecia morno, veio a reação relâmpago dos paulistas. Após falta sofrida por Jean, na entrada da área, Rogério Ceni cobrou no canto do goleiro para empatar a partida. Apenas um minuto depois, Fernandão virou para o Tricolor paulista após cruzamento de Richarlyson.

No volta do intervalo, o panorama da partida mudou. O São Paulo se acolheu e desistiu de atacar. Só o Flu passou a jogar e o empate parecia questão de tempo. E saiu. Aos 14, Conca cobrou falta para a área, e Leandro Euzébio deixou tudo igual, de cabeça: 2 a 2.

O Fluminense continuou as investidas ofensivas, e aos 24, conseguiu um pênalti duvidoso marcado pelo árbitro Leandro Vuaden, alegando toque de mão de Richarlyson. Na cobrança, Washington bateu e Rogério foi no canto esquerdo para defender. Os dois times ainda tiveram boas chances antes do apito final. Na melhor delas, Marcelinho perdeu gol incrível a três minutos do fim.

Ficha do jogo
FLUMINENSE 2 X 2 SÃO PAULO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/8/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Renda e público: R$ 702.780,00 / 25.518 pagantes / 32.804 presentes
Cartões amarelos: Mariano (FLU); Marcelinho e Richarlyson (SAO)
Gols: Deco 8'/1ºT (1-0), Rogério Ceni 34'/1ºT (1-1), Fernandão 35'/1ºT (1-2), Leandro Euzébio 14'/2ºT (2-2).

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Mariano, Leandro Euzébio, André Luis e Julio Cesar; Diogo, Fernando Bob, Belletti (Rodriguinho), Deco e Conca; Washington. Técnico: Muricy Ramalho.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Renato Silva (Jorge Wagner), Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Rodrigo Souto, Richarlyson e Marcelinho; Fernandinho (Marlos) e Fernandão (Cleber Santana). Técnico: Sérgio Baresi.

Fonte: Lancenet

Comentário da Redação
Visão tricolor (carioca) > Poderia ser pior
Por Pedro Silas - pedro_sccp@yahoo.com.br

Por mais que o São Paulo seja um grande clube, não há como desprezar o momento do time, atualmente na 15ª colocação. Por isso, antes do jogo, somente uma vitória seria considerado um bom resultado para o Fluminense, líder do Campeonato Brasileiro, jogando em casa.

O placar final do clássico no Maracanã, portanto, não foi satisfatório para o time carioca. Porém, ainda que o Washington tenha perdido um pênalti quando o jogo estava 2 a 2, o resultado poderia ter sido pior para os donos da casa.

O primeiro tempo do Flu foi muito ruim. Começou o jogo sendo dominado pela equipe paulista, e fez apenas uma boa jogada, justamente o do gol, aos 8 minutos. Depois disso, o time de Muricy se recuou ainda mais. E pior: não se defendia com nenhuma eficiência. Tava óbvio demais que o empate era questão de tempo.

O São Paulo não só igualou, como também virou o marcador. Justo. O time das Laranjeiras sentiu muito a falta do Emerson, atacante de movimentação, que além de servir o centroavante, chega para finalizar. Washington ficou isolado a primeira etapa inteira, e não teve qualidade para segurar a bola. Não era para ter começado apenas com o Coração Valente no ataque.

Muricy consertou seu erro colocando o Rodriguinho no lugar do Belletti no intervalo. O ex-andreense entrou com vontade, e mesmo sem grande qualidade, colaborou para que o poder ofensivo do time melhorasse. O jeito foi buscar o empate na tradicional bola aérea do seu treinador. E se Washington teve a chance de virar no pênalti, do outro lado Marcelinho perdeu gol inacreditável no fim.

Enfim, é aquela coisa... pelas circunstancias do jogo, o empate foi até bom para o Fluminense, que não jogou para conseguir mais do que isso, e repito, poderia ter sido pior. Uma derrota agora, mais do não conquistar ponto, poderia abalar a moral do elenco do Tricolor carioca.

Conceitos

Fernando Henrique - REGULAR: Não é o tipo de goleiro que eu gosto. É muito irregular. Ele é capaz de fechar o gol e tomar um frango no mesmo jogo. E hoje foi quase isso. Vinha bem, mas falhou no gol do Fernandão.
Mariano - PÉSSIMO: Tem vivido uma grande fase, mas hoje foi muito mal, tanto na marcação como no apoio.
Leandro Euzébio - BOM: Bem na defesa, foi ao ataque fazer o gol de empate.
André Luis - PÉSSIMO: Tentou inventar muito e cometeu erros que poderiam comprometer.
Julio Cesar - BOM: Essa era a grande peça para o Fluminense acionar. Em uma de suas chegadas ao ataque, saiu a bela jogada do gol do Deco.
Diogo - BOM: Se virou como deu na marcação, e saiu com rapidez para o ataque.
Fernando Bob - BOM: Bem na saída com a bola, salvou um gol sobre a linha, em chute de Richarlyson.
Belletti - PÉSSIMO: Sem ritmo de jogo, foi uma tragédia. Não marcou ninguém, fez faltas bobas (numa delas saiu o gol do Rogério), foi mal na saída de bola... tem decepcionado nesta volta ao Brasil.
(Rodriguinho) - REGULAR: Entrou com muita vontade de ajudar, mas pouca qualidade. Perdeu uma chance clara.
Deco - BOM: Inteligente e técnico, não se foi acomodado e buscou a bola no campo de defesa, para fazer a bola sair com qualidade. E fez seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Conca - REGULAR: Começou bem, mas caiu de produção.
Washington - PÉSSIMO: Sumido, não conseguiu fazer o papel de pivô, e quando a bola chegou, ele desperdiçou. Ainda perdeu o pênalti para completar a noite infeliz.
Téc: Muricy Ramalho - REGULAR: Como eu disse no texto acima, pra mim não deveria ter inventado de jogar no 4-5-1. Era colocar um atacante no lugar do suspenso Emerson e ponto. Pelo menos corrigiu o erro já no intervalo.

Visão tricolor (paulista) > Empate com sabor de vitória
Por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br

O São Paulo surpreendeu o líder do campeonato no Maracanã e arrancou um heroico empate diante do Flu. E não seria absurdo se o Tricolor Paulista buscasse a vitória. Teve até chance pra isso. Assim como Fluminense quase virou a partida em pênalti desperdiçado por Washington.

A melhor de todas as mudanças táticas foi o deslocamento de Jean para o meio-campo. Fazia tempo que eu não via o camisa 2 jogar tanta bola. É muito claro que como lateral ele não rende nem 5% do que pode oferecer. Foi muito importante a atuação dele, principalmente nas chegadas ao ataque.

O problema desta opção de Baresi é que sobrou para o Renato Silva cobrir o lado direito, num 4-4-2 disfarçado. Levou um baile de quem quer que fosse por aquele lado do campo. Foi ali que surgiu o primeiro gol do Flu.

O time melhorou com Jean aparecendo, com Marcelinho bem e com o capitão Rogério Ceni, autor do gol de empate. Rogério, aliás, fez a função de goleiro com maestria também. O gol da virada do São Paulo passou por dois jogadores que não me empolgaram. Richarlyson acertou um, cruzamento (um dos poucos acertos dele no jogo) e Fernandão foi bem de cabeça para marcar. Mas o camisa 15 estava bem desconfortável na função de centroavante.

No segundo tempo, o time recuou demais e sofreu o empate na insistência do Flu nas jogadas aéreas. E depois do pênalti perdido pelo rival, o São Paulo se soltou mais. Sentiu a falta de mais homens de frente. Teve uma chance incrível com Marcelinho, mas o menino sentiu a pressão e perdeu. Se ali estivesse Ricardo Oliveira, a história do jogo poderia ser outra.

Apesar de tudo, acho que o São Paulo precisa definir logo um técnico. Só assim a equipe terá padrão tático definido, sem a incerteza que existe hoje.

Conceitos

Rogério Ceni - ÓTIMO: Além do gol de falta, fez defesas incríveis.
Renato Silva - PÉSSIMO: Como zagueiro já não é grande coisa. Mas como lateral improvisado... dá medo.
(Jorge Wagner) - BOM: Até que entrou bem no jogo. Tem qualidade a oferecer ao time.
Xandão - REGULAR: Vez por outra tentava corrigir as brechas deixadas por Renato Silva e isso complicou um pouco a sua atuação.
Miranda - BOM: Hoje sim o Miranda me agradou. Ele foi aquele zagueiro técnico, com antecipações seguras e qualidade na saída de jogo que estou acostumado. Espero que a "deprê" dele tenha passado.
Junior Cesar - BOM: Na defesa, oferece espaços, mas foi muito importante no ataque. Furou a defesa do Fluminense em várias arrancadas, levando a bola da defesa ao ataque.
Jean - ÓTIMO: Jogando pelo meio é outro jogador. Muito mais leve. Surpreendeu a defesa do Fluminense com chegadas ao ataque.
Rodrigo Souto - REGULAR: Ainda está bem devagar.
Richarlyson - REGULAR: Como participou de um gol e se esforçou, não darei nota pior. Mas ele é irritante. Tenta fazer o que não sabe durante o jogo todo: lançamentos longos, passes de efeitos, chutes ao gol a 50 metros de distância...
Marcelinho - REGULAR: Teve boa movimentação na primeira etapa, mas sumiu na segunda. Teve a bola da vitória nos minutos finais, mas chutou pra fora do Maraca.
Fernandinho - REGULAR: Não dá pra confiar nele. Dribla um, dribla dois, dribla três e, normalmente, perde a bola.
(Marlos) - REGULAR: Não é muito diferente do Fernandinho.
Fernandão - REGULAR: O gol salvou a atuação dele. Esteve bem fora do jogo atuando como centroavante.
(Cleber Santana) - REGULAR: Tentou ao menos buscar o jogo e levar a bola com qualidade ao ataque. Mas ainda não se acertou no São Paulo.
Téc: Sérgio Baresi - BOM: Só de ter colocado o Jean na posição dele já merece o conceito. Não tem opções no banco e perdeu Fernandão por lesão. Não pôde fazer nada para deixar o ataque com mais agressividade no segundo tempo.


Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário