Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 8 de agosto de 2010

Campeonato Brasileiro > Timão bate o Flamengo e segue na cola do Flu

* Alvinegro domina clássico, e Elias faz o gol da vitória

No reencontro entre Corinthians e Flamengo após o duelo pela Libertadores, os paulistas levaram a melhor, venceram por 1 a 0, e mantiveram-se na cola do líder Fluminense. Com 28 pontos, o Alvinegro está apenas um abaixo do time carioca, que derrotou o Grêmio, em Porto Alegre. O Flamengo, por sua vez, não consegue quebrar a série ruim. Acumula agora quatro partidas sem vencer e despenca para a 11ª colocação, com 17 pontos.

O Corinthians não encontrou dificuldades para dominar o primeiro tempo. O esquema com três atacantes, adotado pela primeira vez pelo técnico Adilson Batista, encurralou o Flamengo no campo defensivo. Aos 20 minutos, porém, Dentinho sentiu uma lesão muscular na coxa direita, foi substituído por Paulinho, e o Alvinegro voltou a ter apenas dois atacantes.

Mesmo assim, o Alvinegro chegou ao gol ainda na etapa inicial. Aos 38, Jucilei roubou a bola na intermediária e entregou para Elias. O volante passou por um marcador na entrada da área e bateu com estilo, no canto direito baixo de Lomba. Na volta do intervalo, o Flamengo tentou ser mais ofensivo, mas logo os donos da casa voltaram a dominar.

Aos 43, o Flamengo quase empatou em uma falha da defesa corintiana. Julio Cesar saiu errado e a bola sobrou para Vinícius Pacheco, que dominou livre e chutou rasteiro. O goleiro se recuperou da bobeira e fez linda defesa. No minuto seguinte, foi a vez de Michael finalizar. Julio Cesar pegou firme e garantiu a vitória alvinegra.

Ficha do jogo
CORINTHIANS 1 X 0 FLAMENGO

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 8/8/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes/PR(FIFA)
Auxiliares: Roberto Braatz/PR(FIFA), Gilson Bento Coutinho/PR
Cartão Amarelo: Jean (FLA)
Gol: Elias, 38'/1ºT (1-0)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias (Danilo); Dentinho (Paulinho), Iarley (Defederico) e Jorge Henrique. Técnico: Adilson Batista.

FLAMENGO: Marcelo Lomba, Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Antônio, Willians, Kleberson (Michael) e Petkovic (Diego Maurício); Borja (Vinícius Pacheco) e Val Baiano. Técnico: Rogério Lourenço.

Foto: Terra

Comentário da Redação
Com um bom finalizador, seria goleada

Mais uma atuação muito boa do Corinthians no Pacaembu. Foi superior do início ao fim. Adílson Batista começou com três atacantes, que deram muito trabalho à defesa do Flamengo. O trio da frente começou bem e poderia ter suprido a falta de um verdadeiro finalizador no ataque, mas logo as 20 minutos Dentinho saiu machucado.

Mesmo com a entrada de Paulinho - deixando o time com quatro volantes - o Alvinegro seguiu muito bem, dominando completamente o jogo. A equipe nem sentiu tanto a falta de um armador (Bruno César cumpriu suspensão). Os quatro meio-campistas se movimentaram e entenderam-se muito bem. Jorge Henrique voltou para ajudar, e Iarley não parou um minuto.

Tudo andou muito bem para o time paulista. A marcação foi muito forte e a saída para o ataque rápida. O Timão chegava fácil na frente. Mas faltou alguém para colocar a bola para dentro. Como já falei outras vezes, Iarley não é centroavante e não consegue aproveitar as bolas que chegam para ele na área. Com um matador nato, os donos da casa goleariam.

Já que o Corinthians não contratou nenhum "homem-gol", o jeito é acreditar que o Ronaldo (deve voltar a jogar no próximo domingo) ainda possa ser esse cara. Ele entrará em um time arrumado, que está com facilidade para criar chances de gols e terá a função de colocar a bola para dentro. Capacidade para isso, acho que Fenômeno ainda tem. Vamos ver.

Conceitos - CORINTHIANS

Julio Cesar
- BOM: Fez duas defesas no fim do jogo. Uma delas muito boa, se redimindo de uma saída errada. Por enquanto, tem superado a desconfiança de muita gente (inclusive a minha) e ido bem.
Alessandro - BOM: Está tendo uma sequência de jogos muito boa. Com pique de sobra, apoiou constantemente, e muito bem. Espero que ele não volte a se machucar.
Chicão - BOM: Não deixou passar quase nada e saiu jogando muito bem.
William - REGULAR: Vinha fazendo uma partida segura, mas quando foi exigido, quase entrega.
Roberto Carlos - BOM: Correu igual um garoto de 20 anos. Com liberdade para subir, também foi presença constante na frente.
Ralf - REGULAR: Fez bem sua parte na marcação, mas foi bem nos passes e na saída de bola.
Jucilei - BOM: Fez desarmes precisos, e deu passes e lançamentos primorosos. Falta chutar mais no gol.
Elias - ÓTIMO: Depois de uma sequencia de atuações ruins, voltou a fazer uma grande partida, hoje como meia. Diferente do jogador omisso das últimas partidas, hoje foi participativo, chamou a responsabilidade, correu muito e estava bem tecnicamente. Não por acaso, fez o (belo) gol da vitória.
(Danilo) - REGULAR: Entrou meio sonolento, porém, não teve tempo e nem oportunidade (pegava a bola somente de costas, no meio de dois adversários) para fazer algo útil.
Dentinho - REGULAR: Estava bem até sair machucado, aos 20 minutos.
(Paulinho) - BOM: Começou mal, mas fez um segundo tempo muito bom, tanto no aspecto defensivo quanto no ofensivo. Puxou muito bem os contra-ataques.
Jorge Henrique - BOM: Correu muito, sofreu um pênalti que o árbitro não marcou e deu bastante trabalho. No segundo tempo, errou muito. E assim como o Jucilei, faltou chutar mais no gol.
(Defederico) - PÉSSIMO: Nem fez nenhum erro enorme, mas dou esse conceito pela sua omissão. Pegou a bola frente para o adversário algumas vezes, com condições de tentar jogar o que sabe, ir pra cima, e o que ele fez? Recuou, tocou de lado. Está se escondendo, não parece feliz no clube.
Iarley - BOM: Não parou um minuto, e antes de sair, quase aos 30, deu uma arrancada espetacular. É muito guerreiro e tem evoluído tecnicamente. O problema é que o rapaz não é centroavante, e mais uma vez mostrou dificuldades para jogar nesta função, errando os domínios na área e desperdiçando chances.
Téc: Adilson Batista - BOM: Foi muito bem na escalação inicial. Quando o Dentinho saiu, eu teria dado mais uma oportunidade para o Defederico para não mexer tanto na estrutura no time. Mas o time funcionou muito bem com quatro volantes (como ele fazia no Cruzeiro).

FLAMENGO

Se o ataque do Corinthians deixa a desejar com a falta de um finalizador nato, a situação do Rubro-Negro é muito pior. Há dois meses com Vagner Love e Adriano, agora o Flamengo tem uma das piores duplas de ataque de sua história, formada pelos fraquíssimos Borja e Val Baiano.

Essa dupla sofrível, somado a um Petkovic que agora vive de lampejos, e a um Kleberson totalmente decadente, o time carioca não poderia mesmo oferecer perigo ao Timão, sempre muito poderoso no Pacaembu. Somente no final, após erros dos corintianos, conseguiu exigir duas defesas do Julio Cesar.

Com essa escalação que entrou em campo hoje, a equipe da Gávea precisa tomar cuidado para não brigar na parte de baixo da tabela. Além de um ataque inútil, não tem uma grande defesa, e o meio-campo também é bem razoável. A maior qualidade do time são as alas.

Por isso, eu voltaria a jogar com três zagueiros, como nos anos anteriores, para dar liberdade à Léo Moura e Juan. Porque do jeito que está, o Mengão dependerá cada vez mais de um grande lampejo de Pet para ganhar jogos, e acho que isso será cada vez mais raro. Está difícil projetar algo bom do Fla neste Campeonato.

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário