Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 1 de agosto de 2010

F1 > Webber vence na Hungria e assume a ponta do Mundial

* Australiano tem estratégia acertada e supera Alonso e Vettel na pista

Com uma estratégia muito acertada, o australiano Mark Webber venceu, neste domingo, o GP da Hungria de Fórmula 1. O piloto da RBR alcançou os 161 pontos e deixou o inglês Lewis Hamilton para trás (157). Hamilton não completou a prova em Hungaroring.

Sebastian Vettel, que largou na pole pela sétima vez na temporada, novamente não venceu. O alemão ficou na terceira posição, atrás de Fernando Alonso. No campeonato, Vettel é o terceiro, com 151 pontos, contra 141 de Alonso, o quinto colocado. Jenson Button, que terminou a prova em oitavo, é o quarto no Mundial de Pilotos.

Entre os brasileiros, destaque para Felipe Massa, que ficou com a quarta colocação, e Rubens Barrichelo, que ultrapassou Michael Schumacher na última volta, em manobra sensacional, e terminou em décimo. Bruno Senna, em 17º, e Lucas di Grassi, em 18º, não brilharam.

A vitória de Mark Webber começou a se decidir na 15ª volta. Antes, na largada, o australiano perdeu a segunda posição para Fernando Alonso, enquanto Sebastian Vettel disparou na ponta. Quinze voltas mais tarde, após uma peça do carro de Vitantonio Liuzzi se soltar na pista, o safety car entrou na pista. Vettel e Alonso aproveitaram a parada para trocar pneus. Webber ficou na pista e se deu bem.

O piloto da RBR entrou nos boxes apenas na 42ª volta, e já havia conquistado uma vantagem suficiente para voltar na primeira colocação, onde ficou até o final da corrida.

Vettel, que era o segundo, perdeu a posição por causa da uma punição da comissão de prova. Na saída do safety car, ele deixou Webber abrir uma distância de mais de dez carros entre eles e teve de fazer um drive through.

GP da Hungria - Classificação final
1. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): 1h41min05s571 (70 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +17s8
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault): +19s2
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +27s4
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault): +1min13s1
6. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth): +1min16s7
7. Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber-Ferrari): +1 volta
8. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +1 volta
9. Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber-Ferrari): +1 volta
10. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth): +1 volta
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): +1 volta
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari): +1 volta
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes): +1 volta
14. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth): +3 voltas
15. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth): +3 voltas
16. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth): +3 voltas
17. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth): +3 voltas
18. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth): +4 voltas
19. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth): +4 voltas
Não completaram a prova:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Robert Kubica (POL/Renault)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

Mundial de Pilotos - Classificação
Pos. Piloto Equipe Pts
01 Mark Webber RBR 161
02 Lewis Hamilton McLaren 157
03 Sebastian Vettel RBR 151
04 Jenson Button McLaren 147
05 Fernando Alonso Ferrari 141
06 Felipe Massa Ferrari 97
07 Nico Rosberg Mercedes 94
08 Robert Kubica Renault 89
09 Michael Schumacher Mercedes 38
10 Adrian Sutil Force India 35
11 Rubens Barrichello Williams 30

Mundial de Construtores - Classificação
Pos. Equipe Pts
01 Red Bull 312
02 McLaren 304
03 Ferrari 238
04 Mercedes 132
05 Renault 106


Comentário da Redação
A RBR só perde pra ela mesma

O Mundial de Pilotos e construtores de 2010 está muito equilibrado, mas isso se deve apenas a um motivo: a inexperiência da equipe RBR. Porque está mais do que na cara que a equipe do Touro Vermelho é disparada a melhor da Fórmula nesta temporada.

Não é à toa que a RBR conquistou quase todas as poles até agora. Os carros da equipe tem bom desempenho em todos os tipos de circuito. O problema é na hora da corrida, quando o bicho pega e quando detalhes podem fazer a diferença. Prova disso o desempenho do Sebastian Vettel, tão inexperiente quando escuderia, e que mesmo conquistando sete poles na temporada, venceu apenas duas corridas.

Hoje, por exemplo, Vettel teve a chance de brigar pela vitória e foi vendido por um erro da equipe. Sofreu um drive through e ficou em terceiro lugar. Já Mark webber, que talvez seja mais maduro do que todos os engenheiros da RBR, soube organizar muito bem sua corrida e com uma excelente estartégia conquistou a vitória que o coloca de novo na liderança.

A RBR tem um ótimo carro, pilotos muito bons e ainda conta com a irregularidade dos concorrentes, McLaren e Ferrari. Chegou a hora de mostrar grandeza.

Rubinho x Schumacher

Ao final da prova, tivemos um lindo pega entre Rubens Barrichelo e Michael Schumacher, valendo a 10ª posição e, mais do que isso, a honra do Rubinho, que tem muita mágoa do alemão. Schummy foi desonesto e quase colocou o brasileiro no muro. Mas o piloto da Williams foi muito bem e fez a ultrapassagem.

Schumacher foi punido pela FIA e largará dez posições atrás da posição que conquistar na classificação do GP da Bélgica, no final de agosto.

Só discordo de uma das frases de Rubinho após a corrida, querendo dizer que a disputa deste domingo mostrou que aquela história de facilitar a vida do alemão na época da Ferrari ficara para trás. Ficar, ficou. Mas não é isso que apagará.

Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário