
Para as equipes o resultado não ajudou muito na tabela. O Santos foi a 31 pontos, sete atrás do líder Fluminense (com um jogo a menos), e segue na terceira posição.
Poucas foram as jogadas de perigo no duelo deste domingo. A melhor de todas foi flamenguista. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Léo Moura fez fila pela direita e rolou com açúcar para o estreante Deivid. Com o gol vazio, o ex-santista isolou a bola por sobre a trave.
Aos 15 da etapa final, o Fla chegou perto do gol novamente. Desta vez, em dividida entre Zé Eduardo e Léo Moura, Alex Sandro teve de cortar em cima da linha e a bola bateu no travessão.
O Santos teve boa oportunidade aos 33 minutos, quando Danilo apareceu livre e chutou colocado, no canto esquerdo, e Willians salvou o time da casa.
Ficha do jogo
FLAMENGO 0 x 0 SANTOS
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 5/9/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock/SC e Thiago Gomes Brigido/CE (FIFA)
Cartões amarelos: Ronaldo Angelim (Flamengo); Durval (Santos)
Público Pagante: 34.897
Público Presente: 43.350
Renda: R$ 1.144.120
FLAMENGO: Marcelo Lomba, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Correa, Willians (Kleberson 40'/2ºT) e Renato (Petkovic 22'/2ºT); Diogo e Deivid (Diego Maurício 38'/2ºT). Técnico: Silas
SANTOS: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Danilo, Zezinho (Madson, intervalo) e Marquinhos (Marcel 19'/2ºT); Zé Eduardo e Keirrison (Breitner, intervalo). Técnico: Dorival Júnior
Comentário da Redação
O Maraca merecia mais
O Maracanã será oficialmente fechado para as obras da Copa de 2014 (será que o estádio precisa de OUTRA reforma?), e no último jogo antes desta pausa Santos e Flamengo deixaram a desejar. O Peixe, sem Neymar, criou poucas ocasiões de gol. O Fla, na estreia da dupla Diogo e Deivid, voltou a falhar ofensivamente.
O primeiro tempo do Flamengo foi bom, com muita velocidade e inteligência para jogar pelo lado direito do ataque, onde o santista Alex Sandro marcava muito mal (e assim foi durante os 90 minutos). Porém, é inexplicável a falta de pontaria que assola o time rubro-negro. E olha que hoje Val Baiano e Borja nem jogaram. Deivid perdeu um gol incrível.
O Santos não conseguia trocar passes em direção ao gol e era presa fácil. Isso mudou bastante na etapa final, quando Dorival Júnior colocou Madson e Breitner em campo, no lugar de Zezinho e Keirrison. Este último, aliás, ainda é uma decepção.
Com muito mais velocidade e volume de jogo, o Santos dominou os 45 minutos finais. Mesmo assim, criou pouco, pois faltou o articulador (leia-se Ganso) e o cara que fizesse algo diferente, arriscasse um drible, algo do tipo (leia-se Neymar). Mesmo assim, faltou pouco para o gol. Por isso, acho que 1 a 1 seria um resultado mais justo para o que foi a partida. Mesmo assim, o velho Maraca, onde Santos e Flamengo tanto brilharam, merecia muito mais.
A perspectiva do Fla é de crescimento, mas é preciso calibrar a pontaria na Gávea. O Peixe começa o segundo turno sete pontos atrás do Flu, com um jogo a menos, e com o retorno de Neymar. A briga pelo título não é apenas um sonho distante na Baixada Santista.
Conceitos - FLAMENGO
Marcelo Lomba - BOM: O Santos não levou muito perigo ao gol flamenguista, mas Lomba esteve seguro quando necessário.
Leonardo Moura - ÓTIMO: Deu um baile no pobre Alex Sandro. Só não dá pra fazer tudo sozinho, pois o ataque flamenguista não contribuiu.
David - BOM: Muito bom nas antecipações.
Ronaldo Angelim - REGULAR: Fez um primeiro tempo seguro, mas na etapa final levou um suador do ataque santista.
Juan - REGULAR: Teve boas chances nos pés, mas esteve muito precipitado.
Toró - BOM: Fixo como primeiro volante, foi um verdadeiro cão de guarda pelo setor.
Correa - REGULAR: Bem na marcação, péssimo na saída de bola. Se complica quando inventa passes de calcanhar e coisas do tipo.
Willians - BOM: Chegou bem no apoio pelo lado direito, ao lado do Léo Moura.
(Kleberson) - SEM CONCEITO: Entrou no final.
Renato - PÉSSIMO: Tirando um bom lance no início do jogo, não fez mais nada. E não acho que seja ele o jogador que deva ficar responsável pela armação do Flamengo.
(Petkovic) - BOM: Pouco tempo em campo, mas o bastante para fazer muito mais que o Renato.
Diogo - PÉSSIMO: Está sem tempo de bola. Chega sempre atrasado.
Deivid - REGULAR: Fez uma estreia discreta. Está bem mais em forma que o Diogo, mas precisa caprichar na pontaria.
(Diego Maurício) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
Téc: Silas - REGULAR: Errou na escalação do meio-campo. Não dá para abrir mão do Petkovic nas circunstâncias atuais.
Conceitos - SANTOS
Rafael - BOM: Não precisou fazer nenhuma grande defesa, mas fez intervenções importantes.
Pará - REGULAR: Foi bem discreto hoje, mais preso no setor de marcação. Poderia ter aparecido um pouco mais.
Edu Dracena - REGULAR: Alguns bons desarmes, algumas faltas bobas...
Durval - ÓTIMO: Teve papel muito importante na marcação pelo lado esquerdo da defesa, que esteve vulnerável durante os 90 minutos de jogo.
Alex Sandro - PÉSSIMO: Foi uma avenida, mal-aproveitada pelo ataque flamenguista. Completamente desligado.
Arouca - BOM: Além de participar bem da marcação, teve papel importante na ligação dos contra-ataques.
Danilo - REGULAR: Ele corre o jogo inteiro, mas corre errado. Isso irrita bastante. Teve uma chance clara de gol e desperdiçou por afobação. E só para não passar em branco: o Danilo fez um gol anulado erroneamente pela arbitragem, que alegou falta (inexistente) de Zé Love em Lomba.
Zezinho - BOM: Fez um primeiro tempo bom, iniciando ataques pelo lado esquerdo e ajudando na marcação pelo setor. Sinceramente, não entendi a saída dele no intervalo.
(Madson) - REGULAR: Sua entrada foi muito importante para a mudança do ritmo santista na partida, porém, o baixinho errou algumas coisas infantis.
Marquinhos - PÉSSIMO: Definitivamente, não consegue fazer o papel do Ganso. É muito devagar, meu Deus!
(Marcel) - REGULAR: Não era jogo pra ele. O Santos precisava de mais gente para tocar a bola, tabelar, e este não é o estilo do Marcel. Valeu pelo esforço.
Zé Eduardo - REGULAR: Teve seus melhores momentos no jogo quando fixou-se como centroavante. Está muito claro que é lá que ele rende melhor. Mas como jogou pouco nesta posição, deixou um pouco a desejar.
Keirrison - PÉSSIMO: Quero ter calma com ele ainda, mas ele está visivelmente fora da forma ideal e prejudica a equipe jogando assim.
(Breitner) - PÉSSIMO: Não entendi por qual motivo tirar o Zezinho e colocar o Breitner. O jovem venezuelano não acrescentou nada.
Técnico: Dorival Júnior - REGULAR: Errou nas substituições, mas teve boa intenção. Conseguiu mudar a equipe, impondo mais velocidade ao jogo. Porém, as peças estavam erradas.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário