Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Campeonato Brasileiro > Timão desencanta fora e bate o Fluminense

* Timão chega aos mesmos 41 pontos do Tricolor e com um jogo a menos

No duelo direto pela liderança, o Corinthians desencantou longe de seus domínios e bateu o Fluminense por 2 a 1 nesta quarta-feira, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. O Alvinegro não vencia longe de seus domínios desde a segunda rodada da competição, quando bateu o Grêmio no Olímpico, ainda comandado pelo Mano Menezes. Com o resultado, os dois times estão empatados com 41 pontos na classificação, mas o Tricolor segue na liderança por ter um gol a mais no saldo. A equipe alvinegra, porém, tem um jogo a menos na competição.

Com um público abaixo do esperado, a partida começou de forma lenta, com as duas equipes se estudando. Bem postado atrás, o Timão buscava ser rápido no contra-ataque. E mesmo com pouca inspiração, o Timão abriu o marcador. Após lindo lançamento de Elias, Jucilei dominou no peito e fuzilou para fazer 1 a 0 e calar o Engenhão.

Muricy voltou para a segunda etapa com o time mais ofensivo, mas quem marcou foi o Corinthians. Aos 20, após contra-ataque, Alessandro tabelou com Elias e encontrou Iarley na área, que ampliou. No desespero, o Fluminense diminuiu seis minutos depois. Rodriguinho fez boa jogada e encontrou Washington, livre, colocar fogo na partida.

Após o gol, o Tricolor foi só ataque. Mas os visitantes conseguiram segurar o ímpeto tricolor e levaram a melhor no duelo dos líderes.

Ficha do jogo
FLUMINENSE 1 X 2 CORINTHIANS

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 15/9/2010 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/público: R$ 586.260,00/20.728 pagantes
Cartões amarelos: Valencia (FLU); Jucilei, Paulo André, William (COR)
Gols: Jucilei, 44'/1ºT (0-1); Iarley, 20'/2ºT (0-2); Washington, 26'/2ºT (1-2)

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luis (Rodriguinho, intervalo); Mariano, Valencia (Marquinho, 37'/2ºT), Fernando Bob, Deco, Conca e Julio Cesar (Carlinhos, 28'/2ºT); Washington. Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos (Leandro Castan, 39'/2ºT); Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César (Boquita, 33'/2ºT); Jorge Henrique e Iarley (Danilo, 21'/2ºT). Técnico: Adílson Batista.


Comentário da Redação
É a vitória que o Corinthians precisava

O Timão fez uma partida para provar que tem força para lutar mesmo pelo título. Essa segunda vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro é tudo que o Alvinegro precisava. Não há jogo melhor para pegar confiança nos jogos como visitante a partir de agora. Só não foi melhor porque um 2 a 0 ou 3 a 1 faria a equipe paulista ultrapassar o Fluminense e voltar à liderança.

Mas o Corinthians conseguiu vencer de forma muito segura. Foi um time que se defendeu muito bem desde o início. Soube segurar o ímpeto do Tricolor na boa no início do jogo, e cada vez mais foi se acertando na chegada na frente. Porém, como de costume, o ataque corintiano mostrou-se frágil.

Foi preciso que o Jucilei, melhor jogador do Corinthians atualmente, fosse à área no final do primeiro tempo e fizesse um belo gol. O 1 a 0 fez Muricy desmontar o esquema com três zagueiros e colocar um atacante ao lado do Washington, para tentar levar mais perigo na frente.

A proposta de jogo do técnico tricolor não deu certo. Além de Deco e Conca não conseguirem fazer a bola chegar para a dupla de ataque (mais méritos do sistema defensivo paulista), a defesa dos donos da casa ficou exposta.

O gol de Iarley, que fez uma partida muito ruim, foi uma amostra de como a equipe alvinegra poderia chegar fácil na cara de Fernando Henrique. Com um ataque melhor ou com Bruno César em uma grande noite, os visitantes poderiam ter feito facilmente o terceiro ou até o quarto gol. A torcida tricolor também atrapalhou. Quando estava 2 a 0, passaram a vaiar alguns jogadores. Isso só prejudica!

Os torcedores da casa só voltaram a apoiar quando Washington diminuiu, ainda aos 25 minutos. Mas o gol só serviu para mostrar a frieza do time de Adílson, que não se desesperou em momento algum. Pelo contrário, acalmou o jogo e, sem sustos, conseguiu garantir a importante vitória no Engenhão.

Conceitos - CORINTHIANS

Julio Cesar - BOM: Fez uma boa defesa, e ganhou todas as bolas aéreas.
Alessandro - BOM: Seguro defensivamente, apareceu na frente para dar assistência para o Iarley.
Paulo André - BOM: Deu um vacilo numa saída de bola na etapa final, porém, também teve boa atuação. Mais uma vez o melhor defensor corintiano no jogo aéreo.
William - BOM: Partida segura do capitão, que está numa boa sequencia. Agora, cumprirá suspensão contra o Grêmio Prudente, no sábado.
Roberto Carlos - BOM: Conteve muito bem as subidas do Mariano, que é um dos pontos fortes do Fluminense. Isso, no jogo desta quarta, já bastou. Até porque, Jucilei e Jorge Henrique caíram pelo setor e apoiaram o ataque.
(Leandro Castan) - SEM CONCEITO: Entrou para poupar o camisa 6 e dar um gás novo já no final.
Paulinho - BOM: Não foi uma maravilha na marcação, mas foi bem. E chegou na frente com mais frequencia e qualidade do que Ralf, titular da posição, chegaria.
Jucilei - ÓTIMO: Mais uma partidaça do camisa 8. Tomou conta do meio-campo! Mereceu fazer um dos gols da vitória, tem jogado demais.
Elias - BOM: Fez um primeiro tempo muito ruim e uma boa etapa final. Mas como participou dos dois gols, dando ótimos passes para Jucilei e Alessandro, ganha um conceito melhor do que merece pela atuação nos 90 minutos.
Bruno César - PÉSSIMO: Acomodado com a marcação, errou demais e não conseguiu criar nada de novo.
(Boquita) - REGULAR: Se em 90 minutos muitas vezes ele não consegue aparecer, imagine em 15.
Jorge Henrique - BOM: Muito longe do ideal, mas melhorou tecnicamente, e foi bastante participativo.
Iarley - PÉSSIMO: Nem o gol salva mais uma apresentação terrível dele. Tirando uma ou outra boa partida, não funciona mesmo como pivô, já ficou claro isso.
(Danilo) - BOM: Ganhou várias bolas chutadas pela defesa e por Júlio César, e cadenciou o jogo. Não dá para exigir mais do que isso dele, afinal, não tinha ninguém para receber lá no ataque.
Téc: Adílson Batista - BOM: Conseguiu neutralizar bem os pontos fortes do Flu, montou muito bem a sua equipe. A entrada do Paulinho foi a melhor opção para substituir o Ralf. E suas substituições deram certo, o time soube segurar a vitória sem problemas.

FLUMINENSE

Desde a entrada do Deco, o Tricolor deixou de ser um time pragmático e passou a colecionar tropeços. Isso não é coincidência. Apesar de eu achar que o camisa 20, que tem muita qualidade, fez boas partidas pelo Fluminense, é nítido que a equipe perdeu a pegada característica dos times de Muricy Ramalho.

Hoje a vitória do Corinthians passou muito por isso. Enquanto o Alvinegro marcava e ao mesmo tempo saía para o jogo com seus laterais e os volantes Paulinho, Jucilei e Elias, os donos da casa contaram apenas com Valência e Fernando Bob como marcadores de verdade. Os meias Deco e Conca e os alas Mariano e Júlio César só cercavam, acompanhavam...

Quando se perde em marcação, mas ganha em qualidade, tudo bem (o Santos do primeiro semestre é exemplo disso), mas não foi o caso dos cariocas na prática. Deco e Conca não tem feito uma dupla que compense a perda da pegada do time.

O ataque tricolor foi um problema também. Não dá para um time que joga apenas com um atacante ter o Washington fazendo essa função. Ele é jogador de definição, e não para sair da área, abrir espaços, criar situações... e quando se joga num 3-6-1, o homem da frente precisa saber fazer essas coisas. Isso faz o Flu ficar inofensivo na frente.

Muricy percebeu isso e corrigiu, mas aí foi a zaga que passou a ter dificuldades. O técnico tricampeão brasileiro terá trabalho para fazer sua equipe se reencontrar. Competência e material humano ele tem, mas nessa época de duas rodadas por semana, tempo é um baita problema.

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário