
A seleção se juntará no começo de outubro, ficando concentrada do dia 6 ao dia 13. A CBF divulgará em breve os adversários para dois amistosos nesse período (serão realizados entre os dias 6 e 13 de outubro).
Goleiros
Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Mariano (Fluminense)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)
Zagueiros
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Benfica)
Alex (Chelsea)
Rever (Atlético-MG)
Volantes
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Corinthians)
Wesley (Werder Bremen)
Meias
Carlos Eduardo (Rubin Kazan)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Giuliano (Internacional)
Atacantes
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
André (Dínamo de Kiev)
Comentário da Redação
O 4-2-3-1 será mantido?
Ter um esquema tático fixo na Seleção Brasileira é importante. É sempre mais fácil desempenhar um bom futebol quando não se muda o posicionamento mesmo quando os jogadores não são os mesmos. Porém, uma seleção não pode ser refém de uma formação. E nem dá também.
Esses dois amistosos em outrubro deverão mostrar isso. Na primeira convocação, para o jogo contra os Estados Unidos, com Neymar e Ganso, e a experiência de Robinho na seleção, fazer o 4-2-3-1 (que muda para 4-3-3 em alguns momentos), era o óbvio.
Para o segundo amistoso (contra o Barcelona B foi apenas um jogo-treino), porém, fica complicado colocar em campo o esquema preferido de Mano Menezes. Até dá para escalar o Carlos Eduardo na vaga que foi do Neymar - eu também não chamaria o atacante santista no momento - no primeiro teste, e Philippe Coutinho ou Giuliano no meio-campo, onde jogou Ganso. Entretanto, pela lista, não acho que seja o time ideal.
Eu não vejo formação melhor que um 4-3-1-2. Um meio-campo com três volantes muito bons, que se movimentam muito e chegam à frente, um meia e dois atacantes. Além da qualidade do futebol brasileiro, seria um time com pegada. É o ideal pra mim com as opções que Mano escolheu.
As novidades
Neto - Bom goleiro, mas têm opções melhores. Fábio é a melhor delas.
Mariano - O Maicon já poderia voltar à seleção, mas não dá para reclamar da convocação do lateral tricolor. Está fazendo um grande Campeonato, e é bom valorizar os jogadores que atuam no Brasil.
Elias - É muito bom jogador, mas tem sido muito irregular, de altos e baixos. Eu não o chamaria. Jucilei seria bem mais merecedor, até por estar em um momento muito melhor do naquela primeira lista. O torcedor corintiano (pelo menos na minha opinião) agradece a "mudança".
Wesley - Gostei de ver o ex-santista na lista. Volante ágil e de qualidade, que marca e chega bem na frente.
Giuliano - Ótimo jogador, com potencial enorme, e com idade olímpica. Todos sabíamos que mais cedo ou mais tarde ele seria chamado.
O time ideal
Esse seria o meu: Victor; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires, Wesley e Giuliano; Nilmar e Pato.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário