Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 14 de novembro de 2010

F1 > O mais jovem dos campeões

* Sebastian Vettel vence em Abu Dhabi e conquista o Mundial de Pilotos 2010

Líder pela primeira vez de um Mundial de Pilotos, Sebastian Vettel alcançou o topo no momento certo. O alemão da RBR venceu neste domingo o GP dos Emirados Árabes de Fórmula 1 e conquistou o campeonato, se tornando o mais jovem piloto da História a alcançar esta glória - 23 anos e 134 dias, menos de 23 anos e 301 dias, idade que tinha Hamilton quando venceu em 2008.

Vettel alcançou os 256 pontos e superou Fernando Alonso, da Ferrari, que ficou com 252. O espanhol, que largou no terceiro lugar, foi superado por Jenson Button (McLaren) logo na largada. Depois, com bandeira amarela provocada por batida entre Michael Schumacher (Mercedez) e Vitantonio Liuzzi (Force India), alguns carros foram para o boxe mais cedo.

Quando Alonso resolveu trocar seus pneus, nas 15ª volta, ele perdeu muitas posições. Mesmo caso sofreu Mark Webber (RBR), que voltou atrás do espanhol. Os dois não conseguiram se recuperar e contando com outros pitstops terminaram apenas na 7ª e 8ªposições, respectivamente. Webber terminou o Mundial no terceiro lugar, com 242 tentos.

Lewis Hamilton, que tambpem tinha chances de título, foi o 2º colocado na prova de Abu Dhabi e fechou o campeonato mesmo no 4º lugar, 240 pontos. Button, 3º na pista, foi 5º no Mundial, 214.

Entre os brasileiros, apenas Felipe Massa (Ferrari) pontuou, no 10º lugar, e ficou em 6º na classificação do Mundial, com 144 pontos. Rubens Barrichelo (Williams) foi o décimo no campeonato, 47.

Lucas di Grassi (Virgin) e Bruno Senna (Hispania) completaram a prova na 18ª e 19ª posições, respectivamente.

GP dos Emirados Árabes - Classificação final
Pos.PilotoEquipe
Sebastian VettelRBR
Lewis HamiltonMcLaren
Jenson ButtonMcLaren
Nico RosbergMercedes
Robert KubicaRenault
Vitaly PetrovRenault
Fernando AlonsoFerrari
Mark WebberRBR
Jaime AlguersuariToro Rosso
10ºFelipe MassaFerrari
11ºNick HeidfeldSauber
12ºRubens BarrichelloWilliams
13ºAdrian SutilForce India
14ºKamui KobayashiSauber
15ºSébastien BuemiToro Rosso
16ºNico HulkenbergWilliams
17ºHeikki KovalainenLotus
18ºLucas di GrassiVirgin
19ºBruno SennaHispania
20ºChristian KlienHispania
21ºJarno TrulliLotus
22ºTimo GlockVirgin
23ºMichael SchumacherMercedes
24ºVitantonio LiuzziForce India

Mundial de Pilotos - Classificação final
Pos. Piloto País Equipe Pts
1 Sebastian Vettel ALE RBR 256
2
Fernando Alonso ESP Ferrari 252
3
Mark Webber AUS RBR 242
4
Lewis Hamilton ING McLaren 240
5
Jenson Button ING McLaren 214
6
Felipe Massa BRA Ferrari 144
7
Nico Rosberg ALE Mercedes 142
8
Robert Kubica POL Renault 136
9
Michael Schumacher ALE Mercedes 72
10
Rubens Barrichello BRA Williams 47

Mundial de Construtores - Classificação final
Pos. Equipe Pts
1
RBR 498
2
McLaren 454
3
Ferrari 396
4
Mercedes 214
5
Renault 163


Comentário da Redação
A surpresa Vettel; o conformismo de Webber; o azar de Alonso

O mais jovem campeão da História da F1 é uma grande surpresa, desde o início da carreira. Quando ainda corria pelo time B da RBR, a Toro Roso, já conquistava resultados acima da média. na RBR, em 2010, ele conquistou ótimos resultados, foi pole position dez vezes, mas teve dificuldades para confirmar na pista a sua força nos treinos.

Mesmo assim, ele é tão bom, mas tão bom, mas tão bom, que mesmo sem um número de vitórias proporcional ao de poles chegou a Abu Dhabi com chances de título. E em condição desfavorável, superou Webber e Alonso para vencer o Mundial. Um título brilhante.

Vettel é muito melhor que Webber e isso sempre foi claro pra mim. Hoje isso ficou claro. O australiano se complicou na troca dos boxes, colocando pneus duros, e seu rendimento caiu muito. Ele tinha que passar muitos carros e não tinha bom rendimento para isso. Mas o pior foi o conformismo de Webber, que nem sequer esboçou um ataque.

Como eu disse aqui semana passada, após o GP Brasil, a RBR tem mais carro que a Ferrari, e Alonso teria dificuldades para se manter na liderança do Mundial. Eu só não contava com tamanho azar do espanhol. Na primeira volta, com bandeira amarela, muitos carros trocaram os pneus e as equipes grandes preferiram não arriscar.

Pior para Alonso e Webber, que foram para o boxe logo na 15ª volta, e melhor para Vettel e Button, que pararam mais tarde. Mas Alonso se deu mal mesmo com aqueles carros que não foram aos boxes, em especial Petrov, que fechou as portas e foi o guardião do título de Sebastian Vettel. E as reclamações do "Princípe das Astúrias" com o russo são injustificáveis.

O resumo da ópera: Vettel é craque de volante, mereceu o título; Webber é apenas um bom piloto, mas sem a audácia de um campeão; Alonso é genial, mas na F1 moderna carro também conta. E a Ferrari que trabalhe muito em 2011, senão ficará para trás.


Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário