Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Campeonato Italiano > Retrospectiva 2010

Hegemonia nerazzurri
* Em ano perfeito, Internazionale conquista seu primeiro penta italiano

O ano de 2010 ficará marcado na história da Internazionale. A equipe de Milão venceu absolutamente tudo que disputou (Champions League, Campeonato Italiano, Copa e Supercopa da Itália e, por fim, o Mundial de Clubes), coisa que nenhum time da Itália conseguiu. E ainda chegou a um feito inédito na sua história: o pentacampeonato italiano.

Apesar de ótima campanha com apenas quatro derrotas, além de 75 gols feitos e 34 sofridos durante 38 rodadas, a quinta taça seguida do torneio nacional veio apenas no último jogo, após vitória por 1 a 0 sobre o rebaixado Siena. Foi o 18º título da equipe, que agora ultrapassou o Milan (17) e está a nove da recordista Juventus (27).

O vice-campeonato ficou mais uma vez com a Roma, que chegou a ter esperanças na última rodada, quando terminou o primeiro tempo na frente da Inter. Milan e Sampdoria vieram a seguir e conquistaram vaga na Champions League. Enquanto Palermo, Napoli e Juventus foram à Europa League.

Leonardo é contratado após frustração com Benítez

Com o término da temporada 2009/2010, o técnico José Mourinho aceitou um convite milionário para treinar o Real Madrid e deixou a Inter após passagem marcante de dois anos. Para seu lugar, o espanhol Rafael Benítez foi contratado. A passagem do espanhol, no entanto, não durou nem seis meses.

Os resultados ruins no começo da atual temporada desagradaram muito a diretoria e torcida nerazzurris. O clima era tão insustentável, que mesmo com o título do Mundial de Clubes, o ex-treinador do Liverpool acabou demitido. O escolhido para comandar a Inter em 2011 foi o brasileiro Leonardo, que trabalhou apenas em um clube, justamente apenas o rival Milan. Será que vai dar certo?

Herói: Diego Milito
Iluminado, o argentino foi o artilheiro da Internazionale no campeonato e brilhou nos momentos decisivos. Inclusive na última rodada, marcando o gol da vitória por 1 a 0 diante do Siena, aos 12 minutos do segundo tempo.

Vilão: Rafael Benítez
Ele ficou apenas quatro meses no futebol italiano, mas foi o suficiente para os torcedores da Internazionale ficarem insatisfeitos com o seu trabalho e exigirem sua demissão. Como o técnico espanhol também não agradou o presidente Massimo Moratti, o pedido da torcida foi aceito mesmo após o título Mundial.

Dia D: 15 de maio
Precisando vencer o rebaixado Siena na última rodada para levar a taça sem depender de ninguém, a Internazionale confirmou os prognósticos. Com gol de Diego Milito, a equipe de Milão venceu por 1 a 0 e conquistou seu primeiro pencampeonato italiano

Dia para ser esquecido: 3 de abril
Em crise, a tradicional Juventus entrou na 32ª rodada tentando uma improvável arrancada para chegar ao G-4, mas a derrota por 3 a 0 para a Udinese - a quarta nos últimos cinco jogos naquele momento -, praticamente acabou com as esperanças de chegar à Champions. O jeito foi se contentar com vaga na Europa League.

O número: 75
Essa foi a quantidade de gols marcados pela Internazionale em 38 rodadas, que acabou como o melhor ataque da competição. Quem disse que José Mourinho é retranqueiro?


Comentário da Redação
É a grande chance de quebrar a hegemonia

Surgiu a grande chance de quebrar a hegemonia nerazzurri. Em fase de transição com Rafa Benítez, a Inter começou fazendo uma campanha muito ruim, com quatro derrotas, cinco empates e apenas seis vitórias em 15 jogos. Agora, com o Leonardo, a fase de mudanças continua e não sei se os resultados irão surgir de imediato.

A equipe de Júlio César, Maicon e Lúcio tem elenco para se recuperar e brigar mais uma vez pela taça, mas não há dúvidas que essa é a grande oportunidade para Milan, Juventus, Roma e até mesmo a Lazio de Hernanes, sensação do campeonato até o momento, voltarem a conquistar o Campeonato Italiano.


Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário