Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Esportes Americanos > Retrospectiva 2010

O fim de tabus na NHL, MLB e NFL
* Ligas de hóquei, beisebol e futebol americano têm novidades no alto do pódio

O ano de 2010 dos esportes americanos foi diferente para muitos norte-americanos mais jovens. Pessoas que ainda não haviam visto o Chicago Blackhawks levantar a Stanley Cup (foto), a taça da NHL (Liga Norte-Americana de Hóquei), feito alcançado após 49 anos. Fãs de beisebol que há 56 anos não viam o San Francisco Giants conquistar a MLB (Liga Norte-Americana de Beisebol ). E torcedores do New Orleans Saints, que viram pela primeira vez a franquia conquistar o Super Bowl, a grande final da NFL (Liga Norte-Americana de Futebol Americano).

Mas se tem uma coisa que o torcedor norte-americano se acostumou a ver foi o Los Angeles Lakers campeão da NBA. E em 2010 isso aconteceu pela 16ª vez na História.

NBA > O freguês teve razão

No caso da NBA, a novidade para os norte-americanos foi ver o Boston Celtics derrotado pelo freguês histórico, Los Angeles Lakers. Na série melhor-de-sete da decisão, o time californiano bateu os Celtics por 4-3 e diminuiu a diferença entre as franquias. Tanto no número de vitórias em finais contra o rival (9 a 3 para Boston) quanto em títulos da NBA (17 a 16 para Boston).

Nas finais, destaque para a dupla Pau Gasol e Kobe Bryant, que deu show nos duelos contra Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen. Kobe foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da decisão.

LeBron em Miami

Outro fato marcante do ano na NBA foi a ida de LeBron James para o Miami Heat, deixando o Clevland Cavaliers após seis temporadas e nenhum título. LeBron se juntou a Dwyane Wade, que renovou contrato com a franquia da Flórida, e Chris Bosh, contratado junto ao Toronto Raptors.

NFL > The Saints are coming

O campeão da NFL, além de ser um novato na galeria dos vencedores de Super Bowl, tem também uma boa história para contar. O New Orleans Saints se recuperou após o furacão Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleans, e após cinco anos chegou ao topo do futebol da bola oval.

Os Saints chegaram ao SB após vencer o Minnesota Vikings na final da NFC (Conferência Nacional). O adversário da decisão da NFL, em Miami, era o poderoso Indianapolis Colts, de Peyton Menning. Isso não intimidou a equipe do quarterback Drew Brees (foto, à esquerda), que conectou 32 passes na vitória por 31 a 17 sobre os Colts. Após 44 edições, o Super Bowl tinha New Orleans como campeão.

MLB > Final de zebras

Na MLB, o San Francisco Giants foi o campeão da World Series após 56 anos. Pior para o Texas Rangers, adversário na final, e que nunca havia sequer chegado a uma decisão do beisebol norte-americano. O título dos "Gigantes" se confirmou no Texas, com uma vitória por 3 a 1 e a confirmação de 4-1 na série melhor-de-sete.

A World Series foi um grande duelo de zebras, já que as equipes finalistas eliminaram nas finais de Ligas os últimos campeões da MLB. Na Liga Americana, Texas bateu o New York Yankees, 27 vezes campeão do mundo, inclusive em 2009. Na Liga Nacional, San Francisco bateu o bom time do Philadelphia Phillies, campeão da MLB em 2008 e vice em 2009.

NHL > O tabu ficou na Philadelphia

Chicago Blackhawks e Philadelphia Flyers chegaram à final da NHL buscando o final dos respectivos tabus. Como vocês viram, Chicago levou a melhor (4 a 2 na série) e voltou a levantar a Stanley Cup após 49 anos. Pior para os Flyers, que seguem há 35 anos sem títulos no hóquei norte-americano.

Herói: Drew Brees

A história do título do New Orleans Saints poderia, facilmente, virar filme. Furacão devasta a cidade, que se reergue, e vê o time de futebol americano campeão depois de cinco anos. O herói desse longa seria o QB Drew Brees, comandante dos Saints na conquista do primeiro Super Bowl da franquia.

Vilão: LeBron James
Se Miami ficou feliz com a chegada de LeBron James ao time de basquete da cidade, Clevland certamente não dará a chave da cidade para o jogador. Após seis temporadas pelos Cavs, LeBron resolveu buscar outros ares, onde pudesse ser campeão. Escolheu o Heat e desagradou muita gente na NBA.

Dia D: 17 de junho
Na principal rivalidade da NBA, o Boston Celtics não conseguiu manter a superioridade histórica contra o Los Angeles Lakers e acabou derrotado no jogo 7 da série final. Foi a 16ª conquistas dos californianos no basquete norte-americano.

Dia para ser esquecido: 22 de outubro

Não está nos planos de time com folha de pagamento de mais de 200 milhões de dólares por ano ser derrotado por outro que paga 25% desse valor para manter o elenco profissional. E em 22/10, o New York Yankees saiu muito frustrado do Texas, ao cair diante dos Rangers. Zebra na Série Mundial da MLB e crise no poderoso NYY.

O número: 84
Esse é o número das filas somadas de Chicago Blackhawks e Philadelphia Flyers antes da Stanley Cup 2010. Chicago foi campeão e acabou com o jejum que durava 49 anos. Philadelphia segue há 35 sem conquistas.


Comentário da Redação
Mais espaço no Brasil

Não é à toa que concluí meu curso de Jornalismo neste ano com um TCC sobre esportes americanos. É incrível o crescimento do espaço que a mídia oferece a essas modalidades no Brasil, assim como o número de praticantes.

O basquete sempre foi grande por aqui, principalmente pelas conquistas das gerações de 59-63 e dos anos 80. Mas é gratificante ver o futebol americano fazer sucesso em telas tupiniquins. Esse ano até revista sobre o tema circulou nas bancas. Um dos principais campeonatos de bola oval no Brasil foi jogado na Vila Belmiro, o que chamou ainda mais a atenção de quem, até então, era leigo.

Outros feitos como a volta da NHL aos canais ESPN, com jogos ao vivo, e o grande espaço de portais para a decisão da MLB me fazem dar continuidade a esse trabalho. E aqui no Redação do Esporte® você continuará acompanhando tudo o que rola na Terra do Tio Sam.


Direto da Redação









Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. great pics!!!! very country side effect, love your outfit so chic and lovely!!!

    ResponderExcluir