Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Seleção Brasileira > Retrospectiva 2010

Fracasso na Copa e renovação para 2014
* Time de Dunga para nas quartas de final do Mundial; Mano Menezes dá início a renovação

Se 2010 era ano de Copa do Mundo, não dá para classificar de outra forma o desempenho do Brasil: decepção. Comandado por Dunga, que fez escolhas que desagradaram a maioria da torcida brasileira, a Seleção Brasileira não passou das quartas de final do Mundial, onde acabou derrotada pela Holanda.

Dunga foi demitido e em seu lugar veio Mano Menezes - após recusa de Muricy Ramalho. O ex-corintiano chegou com a missão de renovar o elenco brasileiro já pensando em Copa do Mundo.

Nem Ganso, nem Neymar, nem Ronaldinho

A Copa do Mundo começou em maio para a Seleção, quando o técnico Dunga anunciou os 23 escolhidos para seguir à África do Sul. A expectativa era grande para saber se o treinador abriria mão de sua "coerência" para levar os meninos Neymar e Ganso, que eram destaque no Santos, ou o experiente Ronaldinho.

Para nenhuma surpresa de quem assistia ao vivo à divulgação oficial dos convocados, nenhum dos três foi lembrado. Ganso e Ronaldinho, ao menos, estiveram na lista de sete jogadores que ficaram como opções em caso de algum corte.

Sneijder é o carrasco

Com a bola rolando na Copa do Mundo, o Brasil estreou no Grupo G contra o mais fraco adversário da chave, a Coreia do Norte. O jogo foi muito duro e somente no segundo tempo o time de Dunga marcou os gols da vitória por 2 a 1 sobre os asiáticos, com Maicon e Robinho.

Após muitas críticas, o time melhorou no segundo jogo, contra a Costa do Marfim. Vitória por 3 a 1, com gols de Luís Fabiano (2) e Elano, que saiu machucado e desfalcou a equipe Canarinho pelo resto da Copa. Na última rodada, um empate sem gols contra Portugal classificou as duas seleções.

Nas oitavas, um velho freguês: o Chile. Vitória tranquila por 3 a 0, gols de Juan, Luís Fabiano e Robinho. Nas quartas, veio a Holanda e tudo levava a crer que o Brasil tinha engrenado. No primeiro tempo do jogo, Robinho marcou e a Seleção perdeu mais duas chances. A vitória parecia certa.

Mas como fez Giggia em 1950, Paolo Rossi em 1982 e Zinedine Zidane em 1998, surgiu um carrasco que ficará na História. Wesley Sneijder marcou duas vezes, ambas de cabeça, e a Holanda virou o jogo. Felipe Melo ainda foi expulso e naquele momento Dunga não tinha o que fazer a não ser assistir ao final do sonho do Hexa.

Mano assume

Dunga não resistiu ao medíocre desempenho da Copa do Mundo e não renovou o contrato com a CBF. Ricardo Teixeira queria renovação e se reuniu com Muricy Ramalho, nome que chegou até a ser anunciado na imprensa. Porém, o Fluminense não liberou e restou um plano B: Mano Menezes.

Na primeira convocação, Mano atendeu ao clamor popular e levou Neymar e Ganso. Os dois deram show e o Brasil derrotou os EUA por 2 a 0. Neymar foi punido e Ganso se machucou e a dupla santista não participou das vitórias contra a Ucrânia (2 a 0) e Irã (3 a 0).

Derrota para a Argentina

Mas o ano não terminou nada bem, nem para Mano Menezes. Após cinco anos, o Brasil voltou a ser derrotado pela Argentina. Em amistoso no Catar (!), Messi marcou nos minutos finais e a seleção brasileira foi derrotada por 1 a 0. Essa convocação contou com o retorno de Neymar e também de Ronaldinho Gaúcho.

Herói: Lúcio
O capitão da seleção foi um dos poucos que se salvou das críticas após a Copa do Mundo. Firme e participativo, ele liderou a equipe até o seu limite.

Vilões: Felipe Melo e Dunga
Alguém dúvida disso? O primeiro foi expulso na partida contra a Holanda e contribuiu para a desastrosa eliminação. Já o segundo convocou o primeiro e vários outros jogadores pra lá de questionáveis.

Dia D: 10 de agosto

Contra os EUA, na estreia de Mano Menezes, Ganso e Neymar, a Seleção Brasileira passeou contra os norte-americano e venceu por 2 a 0. Uma revigorante vitória.

Dia para ser esquecido: 2 de julho
Dois gols de cabeça decretaram a eliminação brasileira da Copa do Mundo, diante da Holanda. O carrasco foi Wesley Sneijder, nome que tão cedo não será esquecido por Dunga e seus comandados.

O número: 2

Tudo empatado. A derrota para a Holanda foi a segunda eliminação diante do rival laranja em Mundiais (a primeira foi em 1974), o que iguala as seleções em duelos de Copa (o Brasil eliminou a Holanda duas vezes, em 1994 e 1998).


Comentário da Redação
Renovação seria boa não só para o time

O Brasil precisava mesmo de renovação. Ninguém mais aguentava Dunga e sua tal coerência. Nem suas opções discutíveis: Júlio Baptista, Doni, Felipe Melo e etc. Mano Menezes chegou e trouxe isso. Já trouxe a garotada do Santos, Phillipe Coutinho e mais alguns outros meninos de potencial. Apesar da derrota para a Argentina, a tendência é ver um bom futebol no Brasil a partir de 2011.

Agora, bom mesmo seria se a renovação fosse mais ampla e chegasse à presidência. O sr. Ricardo Teixeira já está há mais de 20 anos no comando da Seleção e cada vez menos está preocupado com a qualidade do time. Ele quer mesmo é utilizar a equipe verde e amarela como produto e fazer dinheiro com ela. E só.

Ainda espero pelo dia em que teremos um presidente atuante, conhecedor de futebol e preocupado, não só com a seleção nacional, mas também com as mazelas do futebol brasileiro. Pena que essa renovação parece estar bem longe de chegar.


Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário