Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 22 de janeiro de 2011

Comentário da Redação > Derrota merecida do Tricolor

A derrota do São Paulo por 1 a 0 para a Ponte Preta neste sábado, em pleno Morumbi, não foi um acaso. O revés foi escrito aos poucos, durante os 90 minutos. A Macaca foi bem melhor, sobretudo no segundo tempo, e mereceu a vitória sobre o Tricolor, que sentiu as carências que tem no time.

Faltou o meia de criação e o centroavante na equipe comandada por Carpegiani. O meio de campo é muito pobre no quesito criatividade e o ataque é inoperante, não consegue segurar a bola. Dagoberto, Fernandinho e Marlos têm estilos parecidos, e batem cabeça. O ideal é jogar apenas um ou dois deles ao lado de um camisa 9. Fernandão até fez esse papel no segundo tempo, mas o trio, mantido em campo, não conseguiu fazer a bola chegar com qualidade no centroavante.

Além dessas duas carências, vale citar também o problema na lateral-direita. O Jean não é a opção ideal para a posição, tanto que ele sempre puxa as jogadas para o meio. Tem também o fato de fazer falta como volante, já que a dupla Rodrigo Souto e Cleber Santana não anima. Por falar nos volantes, o sistema defensivo tricolor não se entendeu e também foi um problema hoje.

Problemas da equipe do Morumbi à parte, é importante repetir que a Ponte Preta fez uma partida muito boa. O que surpreendeu, já que ela saiu derrotada por adversários inexpressivos (Mirassol fora e Mogi Mirim em casa) nas duas primeiras rodadas do campeonato.

Rivaldo confirmado

O São Paulo confirmou oficialmente a contratação do experiente Rivaldo, um dos grandes destaques da Seleção Brasileira na conquista da Copa de 2002. Há sete anos, esse seria O camisa 10 que o Tricolor procura, mas nessa época (2004) o meia passou pelo Cruzeiro e não deixou saudades.

Será que hoje, com 38 anos, Rivaldo conseguirá ser útil ao time paulista? Com a carência de um homem de criação e um líder na linha, eu não reclamaria do reforço, até por ser a custo zero. Mas também não dá para esperar muita coisa, não... o que vier é lucro.

Conceitos

Rogério Ceni - PÉSSIMO: Bem no dia do seu aniversário de 38 anos, teve uma noite para esquecer. Falhou no único gol da partida, e já havia errado ao sair equivocadamente da área.
Jean - REGULAR: Esforçado na lateral, mas bem limitado. Na etapa final, foi discreto como volante.
Alex Silva - REGULAR: Deu alguns vacilos, mas compensou com muita raça e empenho.
Miranda - REGULAR: Não estava nos seus dias mais seguros. Não deu, entretanto, nenhuma grande mancada.
Juan - REGULAR: Não foi grande coisa defensivamente e teve pouca participação ofensiva.
Rodrigo Souto - PÉSSIMO: Não marcou ninguém, deixou muito espaço.
Cléber Santana - PÉSSIMO: Lento, tem dificuldades para acompanhar os adversários. Também pecou muito nos passes.
(Fernandão) - BOM: Fez bem sua parte nas poucas vezes que recebeu a bola. Não é o centroavante ideal para ser titular, mas na falta de um, hoje seria meu titular.
Carlinhos Paraíba - REGULAR: Tímido pelo lado direito. Carpegiani poderia o ter colocado mais pela esquerda, se aproximando do Fernandinho para tentar tabelas. Acho que seria uma boa.
(Xandão) - BOM: Entrou bem pelo lado direito da defesa. Não deu espaço e saiu jogando direitinho.
Marlos - PÉSSIMO: Não ajudou na criação e não foi nem um pouco incisivo no ataque. Muito apático.
(Marcelinho Paraíba) - REGULAR: Não conseguiu melhorar a equipe.
Fernandinho - REGULAR: Conseguiu fazer, pela ponta esquerda, uma ou outra daquelas jogadas que já conhecemos (coloca a bola na frente e, em pouco espaço, chega na linha de fundo e tenta tocar para trás). Quando jogou mais pelo meio ou pela direita, foi péssimo.
Dagoberto - REGULAR: Inoperante. É um jogador de altos e baixos. De qualquer forma, é bom dizer que a ausência de um centroavante o prejudica.
Téc: Paulo César Carpegiani - REGULAR: Fez o pôde hoje, não o vejo como um dos culpados pela derrota. No entanto, tentaria coisas diferentes. O Fernandão, por exemplo, seria meu titular atualmente. O time sente a falta de um pivô e um jogador inteligente, que pare e pense o jogo, coisa que o ex-colorado pode ser. Fora que o treinador ganharia um Marlos ou Fernandinho como opção de banco para o segundo tempo, o que é muito mais interessante. O fato é que o elenco de Carpegiani precisa de reforços para alguns setores.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário