Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Comentário da Redação > O "bom" e velho Tite...

Quando Tite foi contratado no ano passado para comandar o Corinthians na reta final do Campeonato Brasileiro, eu disse que seria uma boa para recuperar a confiança da equipe e voltar à luta pela taça. Ponderei, no entanto, que para um time que quer ser campeão de competições importantes em 2011, não era uma boa a contratação. Apesar de ter terminado 2010 invicto, já no Brasileirão eu critiquei o treinador pela postura covarde em alguns jogos.

Hoje, no empate em 1 a 1 com o Bragantino, ele mostrou novamente essa sua péssima característica. Sem Ronaldo (a palhaçada continua... sem sentido poupá-lo dois jogos antes, em vez de tentar pegar um ritmo de jogo melhor), a dupla de ataque corintiana foi Jorge Henrique e Dentinho. Como esperado, foi um setor totalmente inofensivo. Ter feito o gol de empate foi lucro.

No intervalo, comentei com um amigo que já entraria a etapa final com três atacantes, colocando Edno no lugar de Paulinho (ou Moacir, se preferir deslocar um volante para a lateral). Claro que eu não esperava isso do técnico gaúcho. O problema é que o empate foi se arrastando durante o segundo tempo, e nada de mudanças. Quando mexeu, foi o famoso seis por meia dúzia: Edno no lugar de Jorge e Danilo na vaga do Bruno César.

Tudo isso, vendo o time da casa com um certo domínio e mais perto de fazer o segundo. Ou seja, Tite estava satisfeito com um empate contra o PODEROSO time de Bragança Paulista. Incrível! Como esperar que a equipe do Parque São Jorge tenha uma grande temporada com essa postura absolutamente medrosa?

Tudo bem que falta um centroavante, mas isso, hoje, não é de forma alguma justificativa. Era obrigação suprir essa ausência contra um adversário do nível do Bragantino. Me parece simples: era colocar o Edno centralizado, com a ajuda de Dentinho e Jorge, que o poder de ataque cresceria. Se não surtisse efeito, ao menos foi feito o básico.

Também não dá para reclamar da falta de opções no banco de reservas. Pergunte para um santista o nível dos jogadores que eles tiveram no banco contra o Linense, por exemplo. Certamente não tinha atleta melhor que Morais, Danilo, Edno, que a nível de Paulistão... e golearam. E acreditem, se o Timão tivesse jogado ontem em Lins, um 1 a 0 ou 2 a 1 sofrido já seria coisa demais.

É a diferença de postura das equipes. Mais que boas opções para tentar mudar um duelo - coisa que, pelo menos para o nível do Paulistão, o Timão tem - o técnico precisa ter espírito e atitudes de vencedor. Infelizmente, o histórico e as substituições de ontem mostram que o "EmpaTite" está longe de ter essas virtudes. É muita covardia!

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Uma ou duas defesas tranquilas, e só.
Moacir - REGULAR: Deu a assistência para o Jorge, mas não demorou para aprontar das suas. Deu uma bela entregada para o Juninho Quixadá, que perdeu o gol de forma bisonha.
Chicão - REGULAR: Tirando o lance do gol, não foi mal.
Leandro Castán - REGULAR: Apesar de não ter dado nenhum vacilo, ficou perdidinho com alguns dribles dos donos da casa.
Roberto Carlos - REGULAR: Quase a mesma coisa do Castán. Não chegou a ter atuação ruim, mas não deu conta das investidas do Júlio César.
Ralf - BOM: Fez bem sua parte na marcação mais uma vez.
Jucilei  - REGULAR: Não está na sua melhor forma técnica, suas jogadas não tem dado certo.
Paulinho - REGULAR: Atuação razoável. Quase marca mais um.
Bruno César - REGULAR: Simplesmente, não faz o que um camisa 10 deveria fazer, que é criar jogadas. Quase marca um belo gol em um de seus chutes.
(Danilo) - REGULAR: O Corinthians já não queria muita coisa quando o meia entrou, aos 35 minutos. Mal apareceu no jogo.
Jorge Henrique - REGULAR: Fez o gol de empate, mas errou demais durante todo o jogo.
(Edno) - BOM: Assim como na partida contra a Portuguesa, me deixou boa impressão. Merece atuar por mais tempo, e quem sabe até entrar de titular na vaga do Ronaldo.
Dentinho - REGULAR: Drible pra cá, drible pra lá... nada de efetivo.
Téc: Tite - PÉSSIMO: É o que eu disse acima... muita covardia não ousar e ficar satisfeito com empate contra o Bragantino. Nem a terceira substituição ele quis fazer. Foi o maior responsável pelo tropeço, ou na provável visão do próprio: pelo excelente ponto conquistado fora de casa.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário