Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Futebol Nacional > Quatro Linhas

Que feio, Ronaldinho!

Pouco mais de cinco anos depois de ser o melhor jogador do mundo jogando um futebol magnífico, Ronaldinho Gaúcho proporcionou uma das maiores e mais chatas novelas da história do futebol brasileiro. O leilão feito por seu irmão e empresário, Assis, foi vergonhoso. Mais do que nitidamente priorizar o clube que pagar mais, ele conseguiu a proeza de deixar três times confiantes na sua contratação.

Ainda tem o agravante de o Grêmio, formador do atleta, estar entre essas três equipes. Se a maioria dos gremistas já tinha sérias restrições com o Gaúcho pela forma que saiu do Olímpico, em 2001, hoje ele passou a ser odiado por toda a torcida.

Até porque, foi justamente o Tricolor o primeiro a ficar muito perto da contratação do astro, que chegou a declarar o desejo de retornar ao clube. Àquela altura, não tinha porque continuar as negociações com Palmeiras e Flamengo, era só sacramentar o negócio com a equipe gaúcha. Mas a suposta vontade de Ronaldinho de nada valeu e o leilão foi ficando cada vez mais claro...

Essas atitudes, não só fazem do atleta um vilão no Olímpico, como cria uma antipatia com toda a torcida brasileira. Até mesmo no Flamengo, que deve ser nova equipe (alguém garante isso?), isso pode atrapalhá-lo muito. É só ele ter uma sequência de partidas ruins para a torcida lembrar de toda a negociação.

Campeonato Paulista > Novo regulamento aumenta mata-mata

Para quem gostaria que a FPF (Federação Paulista de Futebol) fizesse uma mudança que deixasse o torneio estadual mais enxuto e agradável, viu o campeonato aumentar o mata-mata: antes quatro, agora são oito classificados ao final das 19 rodadas. O que certamente deixará a primeira fase ainda mais monótona.

O mais absurdo é que, para não deixar ainda maior o período da competição, tanto nas quartas como nas semifinais, os confrontos serão decididos em jogo único, onde um empate leva a decisão para os pênaltis. Ou seja, um 8º colocado pode pegar o líder e jogar por um 0 a 0 para tentar a sorte nos penais. É ou não é ridículo?

O foco deveria ser diminuir as datas do torneio. Para isso, não precisa mudar o número de participantes. Dividir os 20 clubes em dois grupos de 10 seria uma excelente solução, na minha opinião. Aí sim poderia ser feito umas quartas de final com ida e volta, que mesmo assim o campeonato seria menor do que é hoje.

Os dois finalistas deste ano jogarão exatos 23 jogos, sendo que muito deles podem ser inúteis. Enquanto que, no formato sugerido acima, seriam 15 duelos, sendo seis deles em mata-mata, além de uma primeira fase rápida, onde não pode bobear. Pra mim, não há dúvidas de qual seria mais mais agradável e emocionante.

Início dos estaduais + palpites

Com bons regulamentos ou não, o fato é que são os campeonatos estaduais que dão o pontapé inicial na temporada das equipes brasileiras. Para você que já está com saudade de ver a bola rolar nos torneios profissionais do Brasil, no próximo sábado já irão começar alguns campeonatos, como o Paulistão.

Confira abaixo a data de início de 10 dos 29 estaduais do país (incluo todos que têm no mínimo um representante na série A do Brasileirão, além do Campeonato Pernambucano), juntamente com o meu palpite de quem levará a taça em seus respectivos estados.

Paulista - 15/01 - Palpite: São Paulo
Carioca - 19/01 - Flamengo
Mineiro - 29/01 - Atlético
Gaúcho - 15/01 - Grêmio
Paranaense - 16/01 - Atlético
Baiano - 15/01 - Bahia
Catarinense - 15/01 - Figueirense
Cearense - 12/01 - Ceará
Goiano - 16/01 - Atlético-GO
Pernambucano - 13/01 - Sport

Direto da Redação

Colunista:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário