Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Comentário da Redação > Sem jogar bem, Fla vence e está na final do Campeonato Carioca

Não foi uma atuação de encher os olhos, longe disso. Mas o Flamengo não deu chances para a zebra: venceu o Boavista por 1 a 0 - gol de falta de Ronaldinho, e assegurou vaga na grande final do Campeonato Carioca. Venceu a chamada Taça Guanabara, primeiro turno do estadual, mas me nego a dizer termos como "campeão". Assim como a Taça Rio, é um absurdo considerar a TG um título.

Para chegar à final do torneio, o Rubro-Negro não precisou fazer grande coisa. Depois de uma primeira fase perfeita em termos estatísticos - venceu todos os jogos -, pegou, na semifinal, um adversário muito superior a todos os outros que havia enfrentado: o Botafogo. Avançou de forma sofrida, nos pênaltis. Com a derrota do Fluminense para o Boavista, só um vacilo muito grande faria a equipe da Gávea não conquistar se garantir decisão Carioca. Não aconteceu.

Mas, como já ficou claro, o Fla não convenceu no jogo deste domingo. E o técnico Vanderlei Luxemburgo colaborou para isso, escalando mal a equipe, na minha opinião. Colocar Ronaldinho de centroavante foi uma enorme bobagem. Não tinha para que que inventar, era seguir com o 4-2-3-1 com um jogador de ofício centralizado no ataque (Deivid, Diego Maurício, ou até mesmo o Negueba).

Além de ter a presença de um centroavante de verdade, que, em tese, tem mais faro de gol e faria muito melhor o papel de pivô, o espaço de Ronaldinho seria ampliado. Poderia ser mais útil ao time com seus passes, lançamentos, chegadas na área para finalizar. O ataque sem um "camisa 9" facilitou a vida do Boavista. Houve chances, mas nenhuma que fosse realmente clara e muito bem criada.

No intervalo, Luxa consertou o erro do início ao colocar Negueba no lugar do pouco produtivo Bottinelli. Eu preferia o Diego Maurício para a posição (apesar de o Negueba estar indo muito bem), mas logo o atacante foi ao campo no lugar do lateral-esquerdo Egídio, deixando a equipe bem ofensiva. E corretamente. Tinha que ir pra cima, o campo era todo do Mengão. Era defesa contra ataque.

A declaração do técnico Alfredo Sampaio durante a semana de que iria armar um time ofensivo e atacar o favorito para surpreender mais uma vez, ficou só no papo. O que se viu foi um Boavista medroso e covarde. Abdicou-se totalmente de atacar, e nem mostrou qualidade para fazer isso também. Esperava mais poder ofensivo pelo que ouvi falar da equipe alviverde.

Não foi com a bola rolando, mas Gaúcho - figura apagada que, repito, jogou em uma posição que não privilegia seu futebol - resolveu em bela cobrança de falta. Para os rubro-negros, é comemorar a vaga na final, mas acima de tudo entender que há muito o que melhorar. E melhorar após vencer e já estando garantido no duelo que decide o título do estadual é muito mais agradável.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário