Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Democracia > Chegou mesmo a hora de parar. Mas foi inesquecível

Encerrou-se nesta segunda-feira uma carreira fantástica, de um dos maiores jogadores da história do futebol. Eleito três vezes o melhor jogador do planeta, maior artilheiro da história das Copas do Mundo e campeão de duas delas, sendo uma como protagonista, o Fenômeno Ronaldo nos deixou emocionado - e se emocionou - ao anunciar que pendurou as chuteiras, aos 34 anos.

Quem é apaixonado por futebol não tem como deixar de sentir um nó na garganta ao ver sua entrevista coletiva de despedida. Mais do que um craque, uma referência e um jogador que proporcionou alegria a toda uma geração, Ronaldo é um exemplo de superação. Foi belíssima e emocionante demais a carreira deste carioca de Bento Ribeiro.

Mas pra mim não há dúvidas: estava mesmo na hora de parar. Até em respeito a sua trajetória no futebol. Continuar atuando do modo que ele estava, só iria contribuir para colocar uma mancha na sua extraordinária história. A frase "penso uma jogada, mas não executo como quero", que ele soltou no sábado, é exatamente o que víamos em campo.

E não tinha como simplesmente ignorar o que o camisa 9 fazia dentro das quatro linhas devido ao que ele significa para o futebol. Era avaliado o seu rendimento atual, que não vinha sendo nada satisfatório. Agora sim, como ex-atleta, podemos e devemos coloca-lo como o gênio e que foi.

Enquanto o Corinthians segue sua vida sem o Fenômeno. Claro que perde-se uma referência, mas é benéfico para o time não ter que lidar com o jogador, que era um peso morto e ocupava um espaço de alguém que poderia render muito mais - como o Liédson. E sabemos que se ele estivesse disponível, seria titular, e só atrapalharia.

É melhor ficar com as imagens inesquecíveis de 2009 na cabeça. Do gol em cima do Palmeiras na estreia, no último minuto; do golaço, de placa, contra o Santos na final do Paulistão; da arrancada típica dos bons tempos de sua carreira e o toque por cima do Bosco diante do São Paulo, na semifinal; o gol decisivo na final da Copa do Brasil, contra o Inter; a partida de volta das oitavas de final contra o Atlético-PR, onde ele chamou a responsa e decidiu o confronto; a atuação de gala com três gols nos 4 a 2 no Fluminense, pelo Brasileirão...

Enfim, momentos para lá de inesquecíveis. E ainda que a última imagem tenha sido aquela eliminação doída para o Tolima, os ótimos momentos são os que devem ser lembrados. Foi lindo demais ver meu ídolo, que eu via brilhando pelos gramados europeus e em três Copas do Mundo, com a história e importância que tem, vestindo a camisa do meu time. E os dois títulos, um deles invicto, o deixarão marcado na história do clube para sempre.

Obrigado por tudo, Fenômeno!

Confira abaixo todos os gols de Ronaldo com a camisa corintiana:


=========================

* A coluna Democracia é a voz da nação corintiana aqui na Redação. 

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário