Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 17 de março de 2011

Comentário da Redação > Pane santista custa três pontos no Chile

Depois de um começo animador, o Santos sofreu uma pane de 20 minutos e deixou escapar uma vitória que seria fundamental diante do Colo Colo, pela terceira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores. Jogando em Santiago, até mesmo um empate seria ótimo. Mas a derrota complica bastante a vida santista.

Impressionante como o Santos começou bem o jogo. Logo com três minutosm fez 1 x 0 com uma bomba de Elano em cobrança de falta, explorando a fragilidade do goleiro adversário, Castillo, velho conhecido da torcida do Botafogo. Nos minutos seguintes, o Peixe jogava com extrema maturidade, trocando passes rápidos, jogando em velocidade, e enlouquecendo o Colo Colo.

Porém, a partir dos 15 minutos, a inteligência virou precaução. O time recuou muito e saía só em contra-ataques. A defesa ia bem e nenhum risco havia sofrido ainda. Mas essa não é a vocação desse elenco do Santos. O time joga bem quando ataca e não quando defende.

Aí aconteceu um lance decisivo. Léo se machucou e teve de ser atendido fora do gramado. O Colo Colo se aproveitou e, aos 26 minutos de partida, Paredes recebeu a bola em jogada tramada no lado esquerdo da defesa santista (onde deveria estar Léo), teve raça para brigar com Durval, cair, levantar de novo e bater no ângulo. Um golaço com cara de Libertadores.

O empate desnorteou o Santos, que esqueceu completamente de jogar bola. Na sequência, outra jogada pelo lado esquerdo da defesa - Léo já havia sido substituído e Pará foi para o setor. Paredes cruzou e Miralles passou pela defesa brasileira para marcar de carrinho. O lance se originou d eum contra-ataque proporcionado de forma infantil por Elano.

Aliás, a palavra infantil é a que mais cabe para o time da Baixada Santista nesta noite de quarta-feira. Foi nessa inocência que veio o terceiro gol, em cobrança de falta que Scotti desviou para o gol, com falhas clamorosas de Rodrigo Possebon e do goleiro Rafael.

Assim terminava o primeiro tempo com 3 a 1 para os chilenos - e poderia ser mais. Então o Santos voltou para a etapa final com a tal postura ofensiva que eu sempre cobro. A defesa é mesmo ruim, ainda mais com os volantes que estão jogando. Então a melhor maneira de jogar bem é mantendo a bola no ataque o maior tempo possível.

Logo a investida do Santos deu resultado. Ganso e Neymar apareceram no jogo! O camisa 10 achou o 11 em boas condições para driblar o goleiro e diminuir a desvantagem. O Peixe continuou em cima e assustou o Colo Colo, mas não sem dar sustos no torcedor santista ao oferecer contra-ataques perigosos aos chilenos.

O Santos teve a grande chance do empate com Neymar novamente, em chute de Pará rebatido pelo goleiro Castillo. O craque santista falhou ao tentar novamente a finta sobre o arqueiro uruguaio. E Castillo quase deu mais duas bolas nos pés dos brasileiros, mas a sorte estava ao lado do uruguaio.

Ganso cansou e teve de ser substituído após 75 minutos em campo. O time caiu muito com a saída dele e Zé Eduardo, pouco antes. Keirrison e Maikon Leite entraram e conseguiram somente irritar ainda mais os santistas que assistiam ao jogo.

O placar ficou mesmo 3 a 2 para o Colo Colo, líder do Grupo 5 com 6 pontos. O Santos tem apenas dois e ainda não venceu. Terá três jogos pela frente em que o único resultado que importa é a vitória.

Conceitos

Rafael - PÉSSIMO: Na minha opinião, falhou no primeiro e no terceiro gol e fez de tudo para proporcionar outros. Pior atuação do jovem goleiro pelo Peixe.
Pará - REGULAR: Até que fez sua parte de acordo com as limitações que tem. Deu azar de ser deslocado para a esquerda.
Edu Dracena - PÉSSIMO: Até uma criança de sete anos consegue driblar o Dracena. Vergonha alheia pra ele.
Durval - PÉSSIMO: Ontem esteve bem mal, completamente atrapalhado. Parece que sentiu mesmo os efeitos do terremoto no Chile.
Léo - BOM: Vinha fazendo uma boa marcação até sofrer uma lesão e deixar o campo. O time desmoronou após a saída do camisa 3.
(Rodrigo Possebon) - PÉSSIMO: Além de não marcar ninguém, ainda foi uma lástima no ataque.
Adriano - REGULAR: É mais um daqueles da lista dos inocentes. O que compensou a atuação do volante foi a raça. E só.
Danilo - REGULAR: estava bem jogando de volante, mas na lateral direita a coisa não é fácil pra ele. Levou tantos dribles que ficou zonzo.
Elano - BOM: No geral, fez uma boa partida. Bem melhor do que vinha apresentando nos últimos jogos. Mas ainda está bem longe do que a torcida espera. E falhou no segundo gol do Colo Colo.
Paulo Henrique Ganso - REGULAR: Fez 15 minutos de segundo tempo brihantes. Faltou aparecer mais na etapa inicial. Mas sabemos que ele está fora de ritmo e não é fácil voltar ao normal.
(Keirrison) - SEM CONCEITO: Fez o bastante para irritar a torcida, mas não para merecer conceito.
Neymar - REGULAR: Outro que só jogou no inícil da etapa final. Sentiu bastante o ritmo do primeiro tempo.
Zé Eduardo - REGULAR: Também sumido na primeira etapa, apareceu mais no segundo tempo. Não deveria ter sido substituído.
(Maikon Leite) - PÉSSIMO: Só sabe fazer uma coisa: correr. E nem sempre com a bola, que às vezes parece um detalhe. Atrapalhou várias jogadas de ataque. Algo me diz que o Palmeiras está levando gato por lebre.
Tec: Marcelo Martelotte - REGULAR: Escalou bem e fez o certo na substituição de Léo por Possebon. O errado foi manter este último em campo no segundpo tempo terrível que ele fazia. E depois falhou ao tirar, especialmente, Zé Love e colocar Maikon Leite. Depois corrigiu e colocou outro centroavante, mas é o típico caso do cara que gasta duas substituições que valem por uma. No primeiro jogo em que foi exigido de verdade, Martelotte falhou.


Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário