Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 4 de junho de 2011

Comentário da Redação > E o Brasil de Mano segue sem vencer os grandes

No terceiro bom teste da seleção brasileira sob o comando de Mano Menezes, novamente vimos o Brasil sair de campo sem a vitória. Dessa vez, jogando em Goiânia, o time canarinho ficou num empate sem gols diante do carrasco da última Copa, a Holanda. Melhor que perder, diriam os mais otimistas. Afinal, nos outros dois jogos contra grandes, perdemos (contra Argentina e França).

Me considero um otimista, mas não a ponto de elogiar o resultado. Pelo contrário. O Brasil carece de vitórias. Mano precisa delas, principalmente contra os grandes. Portanto, o empate foi ruim, bem ruim.

Isso não significa que tudo esteja péssimo. Acredito que o trabalho que vem sendo feito é bom, mas esses resultados servem para alertar a comissão técnica.

Jogos contra grandes equipes evidenciam mais os defeitos. Até escrevi outro dia sobre isso... acho que está havendo um exagero na escolha dos adversários. O time poderia ter alguns testes mais suaves intercalando os grandes jogos, principalmente às vésperas de uma Copa América na Argentina. O time vai entrar em campo no torneio continental sob pressão e sem bons resultados contra adversários do alto escalão do futebol mundial.

Faltou o meia

No duelo deste sábado, Mano Menezes foi ousado e escalou a Seleção com Neymar, Fred e Robinho. Porém, Elano ganhou a missão de criar as jogadas e essa não é a dele. Depois entrou Lucas, mas ele não é também esse cara. Era apenas mais um carregador de bola. O Brasil tinha as flechas, mas não o arco.

Nenhum motivo para desespero, pois sabemos que o arqueiro titular está no departamento médico do Santos (Ganso), mas o técnico poderia ter testado outros jogadores que façam função semelhante. Thiago Neves seria meu escolhido, mas o flamenguista sequer entrou no jogo.

Sem o camisa 10, ficou para Robinho e Neymar a função dupla de armar e atacar. E apesar de os 2 saberem fazer isso, essa é uma opção que nem sempre dará resultado. O ex-santista não foi bem, como vem sendo na Seleção há algum tempo. Por sua vez, o atual craque do Santos fez bom jogo, mas ainda longe do que pode apresentar. A bola chegou pouco.

E Fred, então, o camisa 9 que também está sendo testado, nem viu a cor da redonda. Assim como Leandro Damião, que entrou depois. E tudo passa pelo falta do meia. E como não saberemos quando será possível contar com Ganso, Mano precisa buscar uma solução sem improvisos.

Se vale como consolo, o Brasil sofreu poucos riscos durante a partida e a defesa esteve bem. Mas a Holanda parecia mais interessada em curtir férias em terras sul-americanas do que em jogar futebol, o que preocupa ainda mais. Como falei, meu otimismo tem limite.

Na terça-feira, em jogo que marca a despedida de Ronaldo com a camisa que o consagrou, a seleção brasileira enfrenta outro adversário abaixo do top 20 da Fifa e deve vencer, o que não trará mais ou menos confiança para o time antes da Copa América. O que pode ajudar nisso é uma boa apresentação e o encontro de soluções para a camisa 10.

Conceitos

Julio César - BOM: Fez grandes intervenções no primeiro tempo.
Daniel Alves - REGULAR: Quem o vê jogar no Barcelona sabe que ele pode ser muito menos discreto do que foi neste sábado.
Lúcio - ÓTIMO: O capitão completou 100 jogos na Seleção e deu conta do recado. Deu alguns motivos para o torcedor vibrar no Serra Dourada.
Thiago Silva - BOM: Não teve tanto trabalho assim, mas trabalhou bem nas antecipações.
André Santos - REGULAR: Gosto do André, mas não acho que seja ele o cara para ser o titular da lateral esquerda. Cadê o Marcelo, Mano?
(Adriano) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
Lucas Leiva - REGULAR: Marcou mal em alguns momentos.
(Sandro) - BOM: Entrou mais seguro do que o Lucas. Fez boas subidas ao ataque.
Ramires - PÉSSIMO: Correu muito, mas correu errado. E conseguiu ser expulso (com justiça) num amistoso.
Elano - PÉSSIMO: Assim como vem fazendo no Santos, jogou mal e se omitiu. Pode não ser o camisa 10 ideal, mas precisava participar mais do jogo.
(Lucas Silva) - REGULAR: Tentou aprontar correria, mas não era isso que o Brasil precisava.
Robinho - REGULAR: Fez um bom primeiro tempo, mas depois sumiu.
(Elias) - SEM CONCEITO: mal tocou na bola.
Neymar - BOM: Assim como vem fazendo no santos, precisou criar e complementar as jogadas. Faltou caprichar na pontaria. Ficou claro que é o principal jogador da Seleção.
Fred - PÉSSIMO: Sempre atrasado. Não entendi nem a convocação do atacante do Fluminense e muito menos a entrada dele entre os titulares. Não está em um grande momento.
(Leandro Damião) - REGULAR: Participou mais do jogo que o Fred, mas nada de produtivo.
Tec: Mano Menezes - REGULAR: Até entendo a escalação pela qual optou, mas faltou identificar os problemas mais cedo. Demorou quase 20 minutos do segundo tempo para mudar. E espero que já arme alguma coisa diferente para enfrentar a Romênia, sem lembrar que fará um jogo festivo.

Fotos: Terra

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário