Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Comentário da Redação > Poderia ter conseguido mais...

Depois de vencer as duas primeiras partidas (Grêmio, fora, e Coritiba, em casa), um empate contra o Flamengo no Rio de Janeiro poderia ser considerado um bom resultado para o Corinthians na terceira rodada. Foi o que aconteceu e, portanto, não dá para dizer que foi ruim. Mas dá, sim, para lamentar a conquista de apenas um ponto no Engenhão.

Digo isso porque o Timão foi, ao longo dos 90 minutos, superior aos cariocas. Desde o início do primeiro tempo, o Alvinegro era mais objetivo e conseguia chegar ao gol do Felipe. Os recuos do atacante Willian para colaborar na marcação e buscar a bola no campo de defesa fez muito bem ao time corintiano, que ficou rápido e objetivo. Ao lado dele, Jorge Henrique, finalmente em um dia de razoável para bom, e Danilo, muito dedicado e experiente, conseguiram formar um bom trio atrás do centroavante Liedson.

Com justiça, Willian abriu o placar aos 18 minutos em lance que mostra bem as suas características: jogador prático, objetivo, simples e eficiente. Na sequencia, após saída errada de Felipe, os visitantes quase ampliaram. Quando a etapa final já se encaminhava para terminar 1 a 0, Petkovic, em noite de despedida, sofreu falta duvidosa de Fábio Santos. Quem cobrou, no entanto, foi Renato, e fez um gol digno do Sérvio, porém, injusto pelo que foi o primeiro tempo.

Não dá para dizer o mesmo do futebol dos paulistas na etapa final. Muito graças ao Tite, que colocou o volante Edenílson no lugar do Liedson, que sentiu contusão. Mais uma alteração que simboliza bem a postura covarde do técnico corintiano. Vendo o bom primeiro tempo que a sua equipe fez, era muito difícil manter o esquema tático promovendo a estreia do Emerson e adiantando o Willian para centroavante?

Isso comprometeu demais o rendimento do time. Na verdade, a mudança já me fez praticamente descartar uma vitória corintiana. Os próprios jogadores já devem, automaticamente, pensar em segurar o 1 a 1 após uma substituição desse tipo. Aos 37, Jorge Henrique "salvou" o Tite de fazer mais uma besteira. O treinador gaúcho já chamava o Moradei para entrar, quando o meia-atacante saiu de campo e pediu para ser substituído. Colocar mais um volante em seu lugar seria motivo para demissão por justa causa e certamente deixaria milhões de corintianos com um ódio imensurável. Tite, ainda bem, não cometeu mais essa proeza e finalmente mandou o Sheik à campo.

No fim, mesmo controlando mais o jogo, a equipe alvinegra quase chegou ao gol da vitória, mas Felipe garantiu o empate após cabeçada de Leandro Castán. Mais uma prova de que, apesar de o Corinthians começar a semana como líder, poderia ter continuado com o aproveitamento de 100% dos pontos. Não é o que comandante alvinegro, de pensamento pequeno, deve achar...

Conceitos

Julio Cesar - BOM: Sem culpa no gol, deu conta do recado quando exigido.
Welder - BOM: Muito boa estreia do lateral-direito. Apoiou bem demais e não por acaso deu a assistência para o Willian.
Chicão - REGULAR: Atuação "arroz com feijão" só que com mais um cartão amarelo. Foram simplesmente três logo nas três primeiras rodadas e já está suspenso. Mas, na verdade, nem considero ruim a entrada de Paulo André ou Wallace no próximo jogo, pelo contrário...
Leandro Castán - BOM: Foi, mais uma vez, o melhor zagueiro. Merecia ter marcando o gol da vitória no fim.
Fábio Santos - REGULAR: Muito mal tecnicamente, como de costume. Compensou na marcação com muita raça.
Ralf - BOM: Fez a sua função corretamente.
Paulinho - REGULAR: Depois de jogar muito bem contra o Coritiba, voltou a fazer uma partida bem apagada.
Danilo - BOM: Mais uma vez colaborando e jogando para o time, fez boa partida.
(Morais) - PÉSSIMO: Jogou pouco tempo, mas o suficiente para levar esse conceito por apenas um lance: deixou de tocar a bola para o Emerson, livre, fazer o possível gol da vitória, e bateu de forma bisonha para o gol.
Jorge Henrique - BOM: Atuação de razoável para bom, mas como não recebe um conceito desse nível há tempos, fica assim desta vez. Mas de fato houve uma melhora técnica (nada brilhante, contudo) e física. Se movimentou mais e melhor.
(Émerson) - SEM CONCEITO: Está um pouco acima do peso, mas quando pegou na bola, mostrou que sabe. Mas jogou pouco.
Willian - ÓTIMO: Não me canso de elogia-lo. Me agrada demais seu estilo. É insinuante, inteligente (não é fominha, sabe o momento de tocar e o de carregar mais a bola), colabora muito para o time e é objetivo... abriu espaço, ele bate no gol. Não é um craque habilidoso, mas é muito bom jogador.
Liédson - REGULAR: Exigiu duas defesas do Felipe em jogada aérea, e acho que a primeira poderia ter sido melhor concluída. E só. Saiu contundido aos 15 da etapa final.
(Edenílson) - REGULAR: Não me passou má impressão, mas não apareceu muito para o jogo nesta estreia. Arriscou bom chute ao gol, que foi desviado pela zaga flamenguista.
Téc: Tite - PÉSSIMO: O Corinthians jogou fora a possibilidade de ganhar dois pontos por sua falta de ambição.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário