Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 3 de julho de 2011

Comentário da Redação > Seleção e Mano decepcionaram, mas, calma!

O futebol da Seleção Brasileira na estreia da Copa América 2011 foi decepcionante. Sem a mínima inspiração e criatividade, a equipe ficou apenas num justo 0 a 0 com a inexpressiva Venezuela.

Tirando uma pressão de começo de jogo, onde adiantou a marcação e dominou as ações como se esperava, a Seleção se mostrou totalmente inofensiva e estática, sem recursos para criar oportunidades. A única arma era lançamento para o Pato - o melhor jogador brasileiro em campo no primeiro tempo - tentar se virar como pode para finalizar. E se o primeiro tempo foi bem fraco, o segundo conseguiu ser muito pior.

Não é apenas o resultado e o futebol que não foram satisfatórios. O técnico Mano Menezes, depois de um começo animador com a primeira convocação e vitória convincente no primeiro amistoso, tem ido cada vez mais mal. Para falar dos seus erros, é preciso comentar desde a convocação, onde errou em levar um Fred e deixar o versátil Nilmar de fora, além de não ter levado o Hernanes, que poderia ter dado uma qualidade técnica que o Ramires não deu, e provavelmente, o Elias, seu subtituto (o Elano entrou, mas não é o reserva do Ramires), também não daria.

Hoje, mesmo não me agradando a presença do Robinho como titular, foi escalado o time que todos querem, tirando uma peça aqui ou ali que alguns pensam diferente. Durante a partida, porém, Mano deixou muito a desejar novamente.

Para começar, demorou demais para colocar o Lucas. Na primeira mexida, era para ter entrado o garoto do São Paulo na vaga do Robinho, e não Fred. Já que não fez isso, a contusão do Ramires era o que precisava para colocar o rápido e habilidoso meia e ir com tudo para cima nos minutos finais. Lamentavelmente, ele tirou o Pato, o único que levava perigo à zaga venezuelana. Na vaga do volante do Chelsea, entrou o Elano. E o jogo seguiu monótono até o fim.

Os erros do treinador, o futebol nada vistoso do Brasil e o resultado foram muito frustrantes, mas não vejo porque fazer disso uma coisa de outro mundo. Já tem gente pedindo a cabeça do Mano e relembrando os bons resultados do Dunga. Vamos com calma! Para quem diz estar com saudade do último treinador, vale relembrar a vitória por 2 a 0 da mesma Venezuela em cima do Brasil sob o comando do capitão do tetra.

Depois da péssima exibição na última Copa, foi muito legal o papinho de renovação e a volta do verdadeiro futebol brasileiro, mas esquecem isso na primeira sequencia de maus resultados. Mesmo com erros cometidos, é preciso ter paciência e dar tempo para essa nova comissão técnica. Não estou dizendo para simplesmente ignorar o fraquíssimo futebol, mas se for achar que TUDO está errado e que tem de trocar de técnico a cada resultado ruim, nada irá para frente.

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Um mero espectador.
Daniel Alves - BOM: Foi bem tecnicamente, mas centralizou demais o jogo. Por essas e outras, acho o Maicon mais LATERAL que ele. Contudo, a fase do jogador do Barcelona é, sem dúvida, melhor.
Lúcio - BOM: Guerreiro como sempre, passou total segurança e saiu jogando bem.
Thiago Silva - BOM: Sério e concentrado, esteve seguro também.
André Santos - REGULAR: Não achei tão mal como alguns, mas a lateral-esquerda segue sendo uma posição carente na Seleção.
Lucas Leiva - BOM: Esteve bem na marcação e na saída de bola.
Ramires - PÉSSIMO: Teve até alguns bons lampejos, mas não compensa os erros que cometeu. Faz muitas faltas bobas também.
(Elano) - REGULAR: Mal o vi em campo.
Robinho - PÉSSIMO: Segue sendo bem inoperante pela Seleção.
(Fred) - PÉSSIMO: Substituiu o Robinho "à altura".
Ganso - PÉSSIMO: Até começou bem, mas depois... Estava irreconhecível, errando passes simples.
Neymar - PÉSSIMO: Muito estático, não estava em uma boa noite e foi infeliz nas tentativas de dribles. Perdeu a melhor oportunidade do jogo, após passe de Pato.
Pato - BOM: Foi disparado o melhor jogador do Brasil do meio para frente. Jamais deveria ter saído.
(Lucas) - REGULAR: Brigou e correu, mas não deu para fazer muita coisa.
Téc: Mano Menezes - PÉSSIMO: Cometeu erros atrás de erros, como disse acima.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário