Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 25 de julho de 2011

En la Cancha > Uruguai vence a Copa América jogando com coração e qualidade

O Uruguai derrotou o Paraguai neste domingo, em Buenos Aires, por 3 a 0 e é o maior campeão da Copa América com 15 conquistas, superando Brasil e Argentina. E não foi só no número de títulos que isso aconteceu. Hoje, os uruguaios têm o melhor time do continente.

E o mais legal do título da Celeste não foi apenas a aparente confirmação do ressurgimento de um gigante, mas sim a qualidade de futebol que o time do Maestro Óscar Tabárez apresentou.

Que o Uruguai sempre se destacou por jogar com o coração e fazer de cada dividida ganha um troféu é notório. O que faltou nas últimas décadas ao futebol celeste era qualidade técnica, o que sobrou ao time na decisão.

A vitória diante do frágil Paraguai, vice-campeão sem nenhuma vitória, foi maiúscula. Como deve ser um jogo entre uma equipe mais forte diante de outra muito inferior. O Uruguai venceu jogando com velocidade, apertando a saída de bola do adversário e sem baixar a guarda quando o placar já era favorável.

O show foi liderado por uma dupla de ataque que faz inveja até aos rivais Brasil e Argentina, dado o entreosamento e o nível de futebol que têm Diego Forlán e Luís Suaréz. Dois baita jogadores!

Os jogadores de meio não são nenhum craques e talvez aí esteja o principal setor onde o uruguai deve investir nos próximos anos na renovação do elenco, para que essa ascenção não para por aqui. E destaque também para os jogadores de defesa do Uruguai. Os cinco zagueiros do elenco me agradam bastante, além do goleiro Muslera, que fez grande Copa América e a quem julgo muito bom.

E para finalizar, volto a falar do excelente técnico Óscar Tabárez, pois acredito que ele seja o maior responsável pelo sucesso recente do Uruguai. O maior mérito dele é trabalhar em conjunto com as categorias de base, o resultado pode ser comprovado pelas boas participações da Celeste entre os menores - vice-campeão mundial sub-17 e vice-campeão sul-americano sub-20.

Faltava ao Uruguai um título para dar confiança e para fazer nascer novamente o orgulho no torcedor desse pequeno país, de apenas 3 milhões de habitantes, mas de muitos jogadores que fazem história no futebol mundial.

Foto: AP

========================

* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário