Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comentário da Redação > Vitória tipicamente corintiana para retomar o espírito de campeão

Depois de jogar mal e como time pequeno no segundo tempo do empate com o Ceará, no Pacaembu, o Corinthians se recuperou com uma grande virada em cima do Atlético-MG, em Ipatinga. Desta vez, jogou como grande e líder e conseguiu uma vitória que tem tudo para retomar o espírito de campeão que a equipe demonstrava rodadas atrás.

Não era o que se imaginava, no entanto, ao final do primeiro tempo, quando o placar apontava 2 a 0 para os mineiros. O Timão não fez realmente um bom primeiro tempo, mas o resultado parcial era exagerado. Apesar de ter sido cometido erros na marcação, os visitantes conseguiram até conseguiram controlar o jogo contra um adversário desesperado por vitória. O problema foi os apagões, além da inofensividade do ataque, que tinha somente o Liedson isolado.

No segundo tempo isso mudou. Tite, que errou ao ver seu time recuar contra o Ceará e não mexer no time, desta vez acertou muito: tirou Alessandro e colocou Emerson, deslocando Welder para a lateral-direita e Jorge Henrique para a esquerda. Toda adiantado no campo de ataque, o time corintiano foi outro na etapa final. Comandado pelo Sheik, voltou em ritmo alucinante e em apenas oito minutos empatou o jogo.

Depois, continuou em cima dos donos da casa, só que com mais tranquilidade e frieza, e chegou ao terceiro gol naturalmente. O quarto só não saiu porque Alex desperdiçou pênalti sofrido por Emerson (o segundo). Mas não fez falta, pois o triunfo já estava selado.

Agora, como eu disse, é aproveitar o embalo desta bela virada e voltar a jogar como naquela sequencia de vitórias contra grandes equipes. Aliás, os adversários de expressão menor são a pedra no sapato do Alvinegro desde o ano passado. Domingo, diante do Figueirense, em casa, é uma grande oportunidade de começar a mudar essa história.

E uma mudança no time titular seria fundamental para isso. O time fica muito frágil ofensivamente e "amarrado" com o Jorge Henrique como o homem que mais se aproxima do Liedson. Até porque ele dificilmente encosta no centroavante, está sempre enrolado no meio-campo, atrasando o jogo. Uma opção seria fazer como no jogo de hoje (só que desde no começo), ou seja, colocar o Baixinho na lateral e escalar Sheik ou Willian (depois do jogo de hoje, obviamente, está mais para o primeiro) para fazer o segundo atacante, com Alex e Danilo na criação.

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Sem culpa nos gols, pouco trabalhou. Fez apenas uma boa defesa.
Alessandro - PÉSSIMO: Sem ritmo, inseguro e nulo no apoio, o Atlético fez a festa pelo seu setor. Com esse futebol, não pode ser titular.
(Emerson) - ÓTIMO: Dois pênaltis sofrido, assistência e gol. Precisa falar mais alguma coisa? O homem do jogo.
Wallace - PÉSSIMO: Mal nas jogadas aéreas, ficou perdido no primeiro tempo com a avenida deixada pelo Alessandro pelo lado direito.
Leandro Castán - REGULAR: Não esteve bem colocado como costuma estar.
Welder - BOM: Não estava a vontade como lateral-esquerdo. Quando foi para a sua posição de ofício, pela direita, fez um segundo tempo muito bom.
Ralf - BOM: Guerreiro e raçudo do início ao fim, fez bem sua parte como de costume.
Paulinho - BOM: Ajudou na criação da equipe quando esteve ligado na partida.
Danilo - BOM: Fez o time jogar. Já havia sido o melhor corintiano em campo no primeiro tempo, e seguiu bem na etapa final.
Alex - REGULAR: Sumido no primeiro tempo, teve apenas lampejos durante o jogo. Bateu muito bem o primeiro pênalti, e desperdiçou a segundo... sorte que o quarto gol não fez falta!
Jorge Henrique - REGULAR: Desempenho bom ou ruim nos jogos à parte, ele tem sido um marcador que chega à frente e não o contrário há tempos. Ontem ficou provado isso. Quando precisou ser um segundo atacante, foi muito mal, pouco ajudou. Na etapa final, jogando como lateral-esquerdo, marcando e vindo de trás, foi muito bem, colaborou para a virada.
Liedson - BOM: Isolado no primeiro tempo, quando a bola chegou em boas condições, ele estava lá para empurrar pro gol.
(Edenílson) - BOM: Ficou apenas dez minutos em campo, mas teve boa participação. Deu gás na marcação e rapidez na saída de bola.
Téc: Tite - BOM: Teve participação direta na virada, com boas mexidas. Porém, também foi o treinador que deixou o time frágil ofensivamente, com o Liedson isolado na frente. Poderia ter colocado o Willian durante o jogo também - na verdade eu nem teria tirado o atacante do time titular, e sim o Jorge Henrique.

Foto: Futura Press

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário