Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 22 de janeiro de 2012

Comentário da Redação > Timão sofre para vencer Mirassol na estreia. Que sirva de alerta!

Começar o Campeonato Paulista sentindo falta de ritmo de jogo e tomando correria de time pequeno não é algo inédito. Levando somente isso em conta, não tem porque fazer grande alerde com a fraquíssima exibição do Corinthians na estreia do estadual diante do Mirassol, no Pacaembu - vitória de virada por 2 a 1, no sufoco. Os alvinegros estavam claramente em ritmo de pré-temporada, ainda sem a a devida concentração.

Feita a ponderação, vem a outra parte da história: mesmo sendo o primeiro jogo oficial da temporada, não dá para deixar de se preocupar com os defeitos do time, que ficaram ainda mais claros. Na análise que fiz sobre a força do Timão para o ano, havia alertado que as laterais eram uma grande incógnita. Fui bonzinho. Na verdade, é evidente que essas duas posições são o grande problema da equipe.

Logo no primeiro gol sofrido na competição, os dois laterais falharam no lance. Alessandro, absolutamente perdido, perdeu a bola na saída de jogo, não acompanhou e deixou Esley cruzar para área. Fábio Santos, estático, apenas olhou Xuxa cabecear e abrir o marcador. Lance que deixa o torcedor corintiano com calafrios pensando em jogos de nível infinitamente superiores pela Libertadores.

Além das falhas individuais, o esquema tático montado por Tite colaborou para o Mirassol dominar a partida nos primeiros 45 minutos. A formação com Willian e Emerson abertos e Alex como o único articulador, exige mais da parte física de alguns atletas, e para a estreia, foi um erro. Os dois atacantes pelos lados (sobretudo Willian) não tinham pique para colaborar na marcação como de costume, e o meia ficava sobrecarregado. E isso gerava espaço de sobra para o time do interior - com muito mais gás - se sobressair.

A escalação inicial não tinha que ter surpresa nenhuma. Deveria ter sido o tradicional 4-4-2, com Danilo ao lado de Alex na armação, municiando Sheik e Liedson. Com isso, a tendência era a equipe alvinegra ter mais a bola, e consequentemente se desgastar menos, buscando fazer a parte técnica falar mais alto. Logo no intervalo, Tite tentou consertar seu erro sacando Willian e colocando Jorge Henrique para fazer a função de meia-direita.

Mas a história da partida só começou a mudar quando Alex Silva foi expulso e os donos da casa ficaram com um a mais. Tite pôde ousar e mandou muito bem nas mexidas. Trocou Alessandro por Danilo, e na sequencia, o atacante Elton entrou na vaga do zagueiro Paulo André. Em um de seus primeiros lances, o ex-vascaíno marcou seu primeiro gol com a camisa corintiana. Muito ofensivo e com campo para atacar, parecia questão de tempo a virada do campeão brasileiro. Ela veio, mas somente aos 43 minutos, com gol contra de Dezinho após arrancada e cruzamento rasteiro de Alex. Vitória bem corintiana logo na primeira rodada!

Mas além dos três pontos, sempre importantes mesmo sendo um campeonato longo (e cansativo!) e com oito classificados, essa partida tem que servir como um grande alerta à comissão técnica e diretoria do Corinthians. Ainda está em tempo de acordar e ir atrás de reforços para as laterais!

Conceitos

Julio Cesar - BOM: Sem culpa no gol, fez uma grande defesa no primeiro tempo.
Alessandro - PÉSSIMO: Partida bisonha do lateral-direito. Péssimo no apoio, deu uns vacilos inexplicáveis na saída de bola. É uma pena que ele possa estar começando a manchar sua história (não longa, mas bonita) pelo clube.
(Danilo) - BOM: Melhorou a qualidade do passe, fez o meio campo trabalhar mais a bola, tentou chutes... deveria ter começado o jogo.
Paulo André - PÉSSIMO: Lento, não conseguiu acompanhar os adversários.
(Elton) - BOM: Estreia em jogo oficial com o pé esquerdo, e com um belo chute. Parece mesmo ter sido uma ótima contratação para o elenco.
Leandro Castán - BOM: Raçudo e ligado. Cometeu um vacilo, mas fez boa partida.
Fábio Santos - PÉSSIMO: Nulo no apoio, falhou no gol do Mirassol. Seguiu uma certa regularidade no BR11, porém, repito o que disse algumas vezes na última temporada: é fraco.
Ralf - BOM: Não apareceu com a bola nos pés, mas raça não faltou. Se virou como deu na marcação. No segundo tempo, atuou de zagueiro.
Paulinho - REGULAR: Ainda sem ritmo, não foi aquele jogador que por vezes ditava o ritmo da equipe. Fez bons desarmes.
Willian - REGULAR: Outro que sentiu a parte física, primordial pelo seu estilo de jogo. Até por não estar na melhor forma, foi muito precipitado em alguns lances.
(Jorge Henrique) - BOM: Esse, por sua vez, parece ter voltado a ter boa forma física. Assim como nos dois amistosos, entrou bem no jogo.
Alex - BOM: Pode e deve render muito mais com o decorrer das rodadas, mas foi o corintiano mais lúcido em campo. Quase marcou um belo gol e falta, e deu baita arrancada no lance da virada.
Emerson - REGULAR: Raçudo e brigador, buscou a bola. Mas teve atuação discreta.
Liedson - BOM: Não participou tanto porque foi pouco acionado, entretanto, se virou com as poucas bolas que recebeu. Tentou de bicicleta, participou do gol de Elton e estava lá para conferir o da virada.
Téc: Tite - BOM: Apesar de eu discordar da formação inicial e do posicionamento invertido de Willian e Sheik, foi fundamental para a vitória com as mexidas ousadas e corretas. Não gosto de algumas características do Tite, mas é muito importante o conhecimento que ele tem de seus comandados.

Foto: Terra

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário