Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Comentário da Redação > Corinthians 1x0 São Paulo

Visão corintiana > Com espírito de Libertadores, Timão vence clássico e mantém tabu no Pacaembu
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

Cabeça na Libertadores? Não, espírito de Libertadores! Para quem esperava que o Corinthians fosse jogar o clássico com o freio de mão puxado, pensando na estreia de quarta-feira diante do Deportivo Táchira, viu o time disputando o clássico contra o São Paulo com a disposição característica do torneio sul-americano.

Com mais um gol de Danilo no Majestoso (o terceiro com a camisa corintiana), o Alvinegro venceu por 1 a 0 e chegou à sexta vitória seguida em cima do rival no Pacaembu. Justamente as seis partidas que disputou desde que passou a mandar os clássicos no estádio municipal. Foram vitórias por 2 a 1, 3 a 1, 4 a 3, 3 a 0, 5 a 0 e, por fim, o 1 a 0 de hoje; são 18 gols feitos e apenas cinco sofridos. Um retrospecto impressionante!

Esse histórico pode não entrar em campo, mas a atmosfera de hoje era, assim como nos duelos citados acima, ra toda a favor dos mandantes. O Tricolor até tentou manter a posse de bola nos primeiros minutos, porém, não demorou para o Timão mostrar que estava muito a fim de jogo e impôr seu tradicional ritmo em casa.

Se os corintianos tinham rapidez e o espírito de Libertadores, os visitantes demonstraram muito nervosismo, como se estivessem bem pressionados pela vitória. Aproveitando a chuva e o clima de rivalidade, Jorge Henrique, jogador com a cara desse tipo de jogo, deitou e rolou para cima dos marcadores. Tanto que, João Filipe, irritado, deu uma rasteira no meia-atacante e foi expulso no começo do segundo tempo.

Antes do violento lance, porém, muita coisa aconteceu... e o Jorge já tava dando trabalho! Foi dele um belíssimo passe que deixou Fábio Santos livre para acionar Danilo. O meia, sempre inspirado contra o seu ex-clube, obrigou Dênis a fazer uma excelente defesa. Aos 21, porém, o goleiro são-paulino não evitou o gol do "carrasco" são-paulino. Em cobrança de escanteio, ele mostrou sua qualidade nas jogadas pelo alto e abriu o placar.

A partida parecia completamente dominada pelo time do Parque São Jorge, que inclusive quase chegou ao segundo gol em investida do Fábio Santos, quando Alessandro fez pênalti em Cortês. Na cobrança, porém, Jadson isolou a bola. Tudo conspirando a favor para os donos da casa que, com um a mais a partir dos 16 minutos da etapa final, passaram a jogar com tranquilidade e garantiram o triunfo sem grandes dificuldades.

Mais que os três pontos conquistados, a postura da equipe anima o torcedor às vésperas do primeiro desafio da competição mais importante da temporada. Com esse espírito e força que tem no Pacaembu, o Timão chega forte na Libertadores! Mas é preciso ser assim também fora de casa. E terá de mostrar força já na próxima quarta-feira, na Venezuela, desta vez contando com o trio Alex-Emerson-Liedson entre os titulares. Que venha o Deportivo Táchira!

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Fez duas boas defesas, mas não me passa confiança. Saiu mal do gol duas vezes.
Alessandro - REGULAR: Fez o pênalti, deu um ou outro vacilo, mas tem atuado melhor do que eu esperava. Com o auxílio de Willian, apoiou bem.
Chicão - REGULAR: Atuação discreta e sem grandes vacilos.
Leandro Castán - BOM: Mais uma boa exibição do regular zagueiro.
Fábio Santos - BOM: Soube aproveitar a deficiência do adversário pelo setor e chegou bem ao ataque.
Ralf - BOM: Firme na marcação, salvou um gol quase em cima da linha pouco antes do Alessandro cometer o pênalti. O camisa 5 corre tanto que passou até da bola no lance em que saiu na cara do goleiro Dênis e perdeu a chance de ampliar.
Paulinho - BOM: Marcou e chegou bem à frente.
Danilo - ÓTIMO: Maestro, voluntarioso e finalizador! Saiu aplaudido e com o nome gritado pela Fiel... merecidíssmo!
(Douglas) - SEM CONCEITO: A torcida pediu e o maestro de 2009 e 2010 voltou a vestir a camisa alvinegra nos minutos finais.
Jorge Henrique - ÓTIMO: Incendiou o clássico com seu jeito, digamos, provocativo. Foi muito bem tecnicamente também. Não só nesse jogo, mas desde o começo do ano, o camisa 23 voltou a jogar bem. Tem tudo para ser importante na Libertadores.
Willian - REGULAR: Voltando de contusão, colaborou na marcação. Porém, não estava em um grande dia.
(Gilsinho) - REGULAR: Manteve o mesmo ritmo da marcação pelo lado direito. O time diminuiu o ritmo e o atacante pouco apareceu efetivamente no campo de ataque.
Elton - BOM: Saiu bem da área, fez a parede, jogou para o time... Parece mesmo ter sido um reforço muito bom.
Téc: Tite - BOM: Poupou (corretamente) três jogadores fundamentais e mesmo assim armou uma equipe competitiva e, acima de tudo, muito comprometida.

Visão tricolor > São Paulo caiu na pilha da "freguesia"
por Victor Mesquita - victor.mesquita@yahoo.com.br

O que eu mais temia aconteceu: o São Paulo entrou na história da “freguesia” e com isso deixou o nervosismo atrapalhar sua atuação no clássico! Méritos ao Corinthians que foi mais malandro e sobre tirar bom proveito disso. O resultado foi justo e em nenhum momento, exceto no pênalti, o Corinthians teve a vitória ameaçada.

O jogo foi entre um time formado e experiente contra uma equipe em formação e ainda muito imatura para situações como as de hoje. Lógico que estarmos desfalcados dos nossos principais líderes (Rogério Ceni e Luis Fabiano) faz com que a equipe sofra um pouco com a inexperiência, mas não podemos nos acomodar nesta justificativa.

O grande reflexo disso hoje foi o excesso de faltas no início do jogo somada a expulsão irresponsável do João Filipe. O pênalti perdido foi muito mais uma fatalidade. De certa forma, gostei da personalidade do Jadson em pedir para cobrar, faltou ter mais capricho na cobrança.

A boa notícia é que, diferente dos últimos dois anos, o São Paulo agora conta com um elenco um pouco mais qualificado. Ainda faltam peças essenciais, como um zagueiro e lateral direito, mas vejo com bons olhos alguns atletas como Cortez e o Jadson, além de jogadores que têm apresentado um bom futebol, caso de Lucas e o Wellington. O time também já tem uma cara, mas ainda estamos verdes.

Para voltar a disputar títulos, o Tricolor precisa ser vermelho, preto e branco.

Conceitos

Denis – BOM: Vem ganhando cada vez mais confiança. Isso é importante, pois talento ele tem. Fez boas defesas, sem culpa no gol.
João Filipe – PÉSSIMO: Ok, estava improvisado e acabou entrando numa roubada. Mas hoje o que ele menos fez foi jogar futebol. Consagrou Jorge Henrique na avenida que era a lateral-direita tricolor e ainda teve uma expulsão digna de um integrante dos Trapalhões. Que o Adilson bATISTA leve seu "Blackenbauer" para onde for.
Paulo Miranda – PÉSSIMO: Terceiro jogo que vejo dele e cada vez mais tenho a certeza que ele é muito fraco.
Rodolpho – REGULAR: Partida lúcida. Mas continua aquela velha história: uma andorinha só não faz verão.
Cortez – BOM: Um pouco perdido no início na marcação no seu setor, mas depois se ajustou. Ótimas subidas ao ataque. Será que finalmente achamos um lateral-esquerdo pós Júnior?
Wellington – BOM: Muito nervoso no início, mas é inegável que vem sendo o melhor jogador do meio esse ano. Um marcador incansável foi depois sacrificado na lateral.
Casemiro – REGULAR: Tem talento, mas ainda oscila demais. O time precisa muito dele.
(Maicon) – PÉSSIMO: Hoje entrou mal, muito desatento. Porém, vinha fazendo boas partidas. A meu ver merece mais chances.
Cícero – PÉSSIMO: Perdido hoje no jogo, nem marcou e nem armou. Paulinho agradece.
Jadson – REGULAR: Ainda fora de forma e muito desentrosado. Independente disso é visível que tem muito talento e sabe muito bem organizar a equipe. Vai evoluir muito com o tempo.
(Oswaldo) – REGULAR: Talvez seja o mesmo caso do Jadson, pois me pareceu também ser um bom jogador. Hoje, porém, não conseguiu fazer nenhuma jogada.
Lucas – REGULAR: Mesmo tendo uma má jornada é a esperança da torcida de resolver tudo numa jogada, só que não vai ser em todos os jogos que irá acontecer isso.
Willian – REGULAR: O mais difícil de analisar, pois quase não jogou já que a bola não chegou nele.
(Fernandinho) – PÉSSIMO: O tão falado pela diretoria “parceiro ideal” do Luis Fabiano continua provando ser ótimo apenas para parceria nas partidas de truco na concentração.
Tec. Emerson Leão – PÉSSIMO: Foi omisso em não tirar João Filipe e não controlou o emocional da equipe. Teve grande influência (negativa) no resultado de hoje. Independente do resultado vem montando uma boa estrutura para equipe. Espero que hoje tenha sido apenas uma tarde ruim do ex-goleiro.

===================================
Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
@
redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário