Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 6 de março de 2012

Clinch > Mulheres no MMA: mais uma “luta” para o sexo frágil

Neste final de semana a luta mais aguardada era entre duas mulheres. O Strikeforce, comprado recentemente pela Zuffa (mesma dona do UFC), foi palco da disputa do cinturão dos pesos-galo feminino. O evento aconteceu em Ohio e foi cercado de expectativas. Ronda Rousey era a desafiante de Miesha Tate, duas belas mulheres que se provocaram desde que o combate foi anunciado. Na pesagem tiveram uma encarada (foto) considerada por muitos a mais feroz do ano.

Mas vejam no vídeo abaixo, que é o trailer promocional do evento, como duas belas garotas conseguem conciliar sua sensualidade com a agressividade do MMA?



Enfim, é difícil explicar, mas essa luta gerou muita expectativa, ofuscou um evento do UFC que ocorreu na sexta na Austrália, e foi o centro dos holofotes. Sobre a luta, Ronda Rousey falou demais e cumpriu o prometido. Aos 4m27s do primeiro round ela finalizou Miesha Tate com uma chave de braço espetacular. Assim tornou-se a nova campeã da categoria.

As mulheres lutaram por igualdade de condições com os homens e hoje já conquistaram. Em muitos setores elas ocupam cargos de maior importância que nós. Mas será que no MMA é possível o sucesso feminino?

É a mesma situação que o esporte feminino vive com o futebol. Até hoje a categoria não conseguiu se firmar e não atinge sucesso suficiente.

Já no MMA, esse evento de sábado pode ter sido um divisor de águas. A visibilidade que a luta atingiu empolgou até o chefão do UFC Dana White.

Concordo que é estranho assistir a duas mulheres se degladiando dentro do octógono. Vemos no UFC lutas em que os combatentes sangram abundantemente, e tem várias escoriações no rosto. Se com os homens isso já assusta, imaginem com mulheres.

Minha conclusão é que, se realmente existem mulheres interessadas em praticar o esporte, elas devem brigar pelo seu espaço como sempre fizeram em tudo, e podem conseguir sucesso. Mas as duas estrelas deste sábado, a brasileira Cris Cyborg, e outras renomadas lutadoras terão muito trabalho pela frente.

Foto: Getty Images

============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat
Siga-me: @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário