Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

Comentário da Redação > Muito superior, Timão quase paga caro pela ineficiência no ataque

No jogo que valia a liderança do grupo 6, o Corinthians provou sua superioridade diante do adversário mais forte da primeira fase e, com atuação boa, fez deu dever de casa. O placar, mais uma vez, não refletiu o domínio alvinegro: 1 a 0.

O técnico Tite, aliás, se irritou com perguntas sobre vitórias magras na entrevista coletiva após o duelo. Mas como não incomodar-se com o 1 a 0 quando se toma bola na trave aos 42 minutos do segundo tempo (com um jogador a mais!) depois de ter sido senhor da partida? É como eu já disse... essa bola do adversário pode não ter entrado agora, o 1 a 0 serviu para o momento, mas lá na frente, no mata-mata, isso pode custar muito caro.

Em campo, o Timão tem se mostrado maduro e preparado para chegar longe no torneio. É um time seguro, que não sofre grandes riscos. Mas sofreria ainda menos se passasse a ser mais efetivo na frente e definisse os jogos. Afinal, se tivesse tomado o gol de empate, a equipe não seria obrigada a partir com tudo pra cima nos minutos finais? E é bem capaz que conseguisse desempatar...

O treinador corintiano fala tanto que seu time tem equilíbrio e sabe a hora certa para fazer pressão, atacar, defender... até concordo em partes, mas não é agir com inteligência deixar o adversário jogar nos minutos finais tendo um a mais em campo. O resultado foi o susto da bola na trave. Se a redonda tivesse ido cinco centímetros para o lado esquerdo, hoje todos estariam lamentando profundamente um empate com (muito) sabor de derrota.

Pontos negativos
- Liedson » Por falar na falta de efetividade no ataque, a atuação do maior responsável por colocar a bola nas redes foi preocupante novamente. O camisa 9 segue com seu jejum de gols e está claramente abaixo do resto do time.

- "Coerência" do Tite » Essa maneira do treinador agir só trocando uma peça quando há algum tipo de problema (contusão, suspensão) é um atraso de vida para a equipe. O Emerson não pode ficar de fora do time titular!

Pontos positivos
- Dupla de volantes » Não é novidade nenhuma que eles são os pilares do time, mas ontem foi brincadeira o que Ralf e Paulinho jogaram!!!

- Alex » Depois de seguidas atuações ruins, o meia jogou um pouco do que se espera dele. Não por acaso, a equipe criou mais.

Emerson no lugar de Liedson?

Muitos já estão pedindo essa mudança, e ela deve acontecer no clássico com o Palmeiras no domingo, a princípio apenas para o Levezinho ser poupado. É evidente que hoje o Liedson não está à altura do time, e até começo a pensar na possibilidade dessa troca.

Mas não me parece o ideal. Até porque, mesmo não produzindo bem, muitas vezes o Liedson é prejudicado por jogar isolado, e o Emerson é justamente esse cara para encostar no centroavante. E a posição ideal para o Sheik não é centralizado, como um típico camisa 9, e sim com liberdade para se movimentar, na função ocupada pelo Jorge Henrique atualmente.

Se a troca ocorrer mesmo no domingo, será uma boa oportunidade para analisarmos melhor essa possível nova formação.

Conceitos

Júlio César - REGULAR: Foi praticamente um mero espectador.
Edenílson - BOM: Realmente, foi preciso improvisar para o Corinthians ter um lateral-direito de verdade. Veloz e habilidoso, fez mais uma partida muito boa. Só vacilou no lance do chute na trave, no fim.
Chicão - REGULAR: Não comprometeu.
Leandro Castán - BOM: Seguro, e bem com a bola nos pés.
Fábio Santos - BOM: Sem trabalho defensivo, apareceu bem para o jogo. Mas precisa treinar finalização!
Ralf - ÓTIMO: Não perde uma! Bem posicionado, desarma com uma eficiência impressionante.
Paulinho - ÓTIMO: Jogou demais. Marcou, armou, finalizou...
Danilo - ÓTIMO: Outro que fez de tudo, inclusive o gol da partida. Jogador importante demais para o time, foi decisivo novamente.
Alex - BOM: Ainda não foi tudo que se espera dele, mas teve uma boa atuação. Deu belo cruzamento para o Danilo marcar e repetiu a dose com ótimo passe para o Fábio Santos, que não finalizou da mesma maneira.
(Elton) - SEM CONCEITO: Entrou depois dos 40 minutos da etapa final.
Jorge Henrique - BOM: No time que penso como o ideal, não seria meu titular. Mas fica complicado tirá-lo agora... está indo muito bem!
Liedson - RUIM: Muito abaixo dos seus companheiros, tanto técnica quanto fisicamente.
(Emerson) - BOM: Com poucos minutos em campo, já provocou a expulsão de um adversário. Fez boas jogadas individuais, como de costume. Não pode ser reserva!
Téc: Tite - REGULAR: Sua equipe teve uma atuação muito boa, porém, por mais que o técnico possa achar ruim questionarem isso, o costume de não conseguir fazer um placar mais elástico preocupa. Precisa treinar finalização! Durante o jogo, poderia ter mexido antes e feito a última substituição (Ramírez ou Douglas).

Fotos: Terra

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário