Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Clinch > TUF: Time verde continua passeando no reality

5º Episódio

Com as vitórias que o time verde conquistou nos programas anteriores, Vitor Belfort continuou no direito de decidir a luta no The Ultimate Fighter Brasil. E dessa vez ele escalou o seu “pupilo” Cezar Mutante contra Leonardo Macarrão. A escolha gerou intrigas na equipe verde, pois Mutante é amigo de Belfort fora da casa, e muitos entenderam que essa opção foi para beneficiar ao amigo e não ao grupo.

Mutante é alto, tem envergadura e porte atlético superiores ao adversário. Além disso, nas eliminatórias, Macarrão teve uma luta complicada na eliminatória, de trocação franca, e apesar de ter vencido saiu muito machucado. Por essas e outras, a luta casada parecia tranquila para vitória do time verde. Mas no ringue não foi isso que aconteceu.

Macarrão entrou tranquilo no octógono e fez um primeiro round digno de campeão. A luta estava morna, até que Mutante acertou um Jab duríssimo em cheio no rosto do oponente. Este não se abalou, e dali em diante passou a conectar muitos golpes até que aplicou um knockdown no adversário. Vitor Belfort percebeu que a estratégia estava errada e passou a gritar para seu atleta colocar a luta para o chão. Porém, abalado com os golpes sofridos, ele não conseguiu desenvolver seu jogo.

No intervalo, Belfort orientou seu atleta a mudar a estratégia já que havia perdido o primeiro round. E Mutante assimilou bem as instruções. Logo no inicio do 2º round ele foi para o clinch, ergueu o adversário e aplicou uma queda sensacional. Mostrando muita técnica no jiu-jitsu ele encaixou uma guilhotina, se movimentou para aplicar pressão e finalizou Macarrão.

O time azul ficou decepcionado com a quarta derrota, mas orgulhoso com a atuação de seu atleta. E não era pra menos. O lutador do time azul surpreendeu a todos, e por muito pouco não nocauteou o adversário no primeiro round. Só que a vantagem de quatro vitórias do time verde incomoda.

Esses resultados devem ser creditados aos lutadores do time verde que são melhores? Ao treinamento que está sendo melhor executado? Aos treinadores que são superiores? Ou Belfort é melhor técnico e tem usado inteligência na escolha das lutas?

Na minha opinião, Wanderlei falhou ao preferir escolher o primeiro lutador da sua equipe e não a primeira luta. Já Belfort optou em casar lutas para seus melhores lutadores contra os menos qualificados do time azul. Essa estratégia me parece errada e prejudicou seus próximos lutadores. Por que a partir de agora os quatro melhores lutadores do time azul terão de lutar, e Vitor colocará na fogueira seus atletas. 

Arrisco dizer, que das próximas quatro lutas, pelo menos três o time azul vencerá. Agora é ver para crer.

Se você quer acompanhar todos os detalhes do TUF Brasil, curta também a página @theultimatebr.

============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat

Siga-me: @fernandopilat

Um comentário: