Após a luta, Silva revelou ao público que estava com uma costela fraturada e Sonnen foi pego no exame antidoping (uso de testosterona). Desde então muito foi dito sobre se esses fatores (contusão de Anderson e o doping de Sonnen) influenciaram os atletas naquela luta. Eu, particularmente, acredito que sim, pois Anderson estava irreconhecível naquele dia. O brasileiro domina a maioria das artes marciais (jiu-jitsu, muai thay, boxe), enquanto o americano é bom apenas em wresteling e um mero lutador nas outras.
Para esta luta, vem tudo diferente. Sonnen falou, falou e falou denovo, porém dessa vez Anderson não ficou por baixo, respondeu a altura e com certeza vai motivado para o combate. Spider treinou muito, e se tudo tiver como os conformes, esse confronto não passa do segundo round, com um lindo nocaute do brazuca.
O objetivo de Silva na luta seja menter ela em pé, e não acredito em uma nova finalização por lado dele. Já Sonnen, vejo apenas um meio de vencer, levando a luta para o chão, onde o americano tem um dos melhores wrestelings do UFC e um forte ground and pound. Mas não quero dizer que se a luta for pro chão, Sonnen vencerá. Anderson tem capacidade de sair do solo ou até mesmo fazer uma raspagem e ficar por cima.
Um dos fatores que poderá ajudar o americano será a falta de ritmo do brasileiro, que fez sua última luta a quase um ano atrás quando defendeu o cinturão no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, Spider deu show e venceu o japonês Yushin Okami, por nocaute técnico no segundo round. Acredito que Anderson seje favorito por ser muito melhor, mas vamos ver o que acontecerá no final.
Outras lutas
O UFC 148 terá outras ótimas lutas em seus card. Inicialmente, o co-main Event era pra ser entre os ex-campeão do WEC Urijah Faber contra o brasileiro Renan Barão, e teria em disputa o cinturão interino dos galos, já que o campeão Dominick Cruz lesionou o joelho e só retorna no ano que vem. Porém, devido a contusão de José Aldo que faria a luta principal do UFC 149 contra Eric Koch, o confronto entre Faber e Barão foi para o 149, como luta principal. Com essa baixa, o duelo entre dois ex-campeões meio-pesados do Ultimate, Forrest Griffin e Tito Ortiz será a segunda mais importante do UFC 148. Será uma trilogia e marcará a despedida de Ortiz dos octógonos. Nos outros dois confrontos, uma vitória para cada um. Só que Ortiz vive uma má fase, então o favorito, ao meu ver, será Griffin.
Outra boa luta será entre Cung-Le (ex-campeão do Strikeforce e que vem de derrota para Wanderlei Silva) e o canadense Patrick Cotê, que já lutou contra Anderson e perdeu na decisão dos jurados. Ambos os atletas vem de derrota. Portanto, deverá ser uma luta aberta, sem favoritos.
Além da três lutas citadas, teremos o brazuca Demian Maia estreando no peso meio-médio, enfrentando o sul-coreano Dong Hyun Kim. Demian é muito bom de jiu-jitsu e está aprimorando sua técnica em pé, com o melhor treinador de Boxe, ao meu ver, Luiz Carlos Dórea (mesmo treinador de Junior Cigano). Luta sem favoritos, mas vamos torcer pelo sucesso de Demian.
Teremos mais três brasileiros no evento, só que no card preliminar. Gleison Tibau enfrenta o russo Khabib Nurmagomedov, Fabrício "Morango" enfrenta o americano Melvin Guilard e Rafaello Oliveira, o "trator", enfrenta o cubano Yoislandy Izquierdo.
UFC 148
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chael Sonnen – Título dos médios
Forrest Griffin x Tito Ortiz – Peso Meio-Pesado
Cung Le x Patrick Côté – Peso Médio
Dong Hyun Kim x Demian Maia – Peso Meio- Médio
Chad Mendes x Cody McKenzie – Peso Pena
Ivan Menjivar x Mike Easton – Peso Galo
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov – Peso Leve
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões – Peso Leve
Costa Philippou x Riki Fukuda – Peso Médio
John Alessio x Shane Roller – Peso Leve
Rafaello Oliveira x Yoislandy Izquierdo – Peso Leve
Onde assistir o UFC 148?
Canal Combate (pay per view) - ao vivo, a partir das 19h45.
Rede Globo - VT da luta principal, depois do Altas Horas
______________________________________
* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.
por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário