Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 7 de julho de 2012

Esquadrão de Ouro > Não dava para fazer muito melhor

Nesta quinta-feira (5/7), sem nenhum alarde (eu nem lembrava que seria ontem), Mano Menezes anunciou os 18 nomes que representarão o futebol do Brasil nas Olimpíadas de 2012.  Nenhuma surpresa, mas algumas opções me chamaram a atenção. O resumo da história é que não dava para fazer nada muuuito melhor do que isso com apenas 18 opções.

Mas vamos lá. A principal decisão de Mano foi a de convocar Hulk (foto) para o ataque, como um dos jogadores acima de 23 anos, somando-se a Marcelo e Thiago Silva. Muitos davam como certo que o terceiro escolhido seria outro zagueiro, David Luiz. Mas não acho absurda a opção do treinador, pois ele estaria reforçando apenas a defesa e esquecendo o ataque.

O fato é que nem Damião nem Pato, os dois centroavantes chamados, mostraram grande coisa na Seleção até hoje. E apesar de Hulk ser, em teoria, o substituto do Neymar, por jogar mais fora da área, acho que é bem possível ver o atacante do Porto (ainda) ao lado do craque do Santos.

A defesa será mesmo uma preocupação, pois nem Juan nem Bruno Uvini me passaram confiança. Mas ao lado de Thiago Silva, acredito que qualquer um dos 2 segura a onda. Para isso, será necessário um trabalho bom em conjunto com os únicos volantes convocados, Sandro e Rômulo.

Outros 2 jogadores poderiam ter ido para a lista dos acima de 23. Talvez um goleiro (Jeferson?) e um lateral-direito (Dani Alves), porém, não são posições tão carentes como as demais. Sobretudo no gol, onde acho que Rafael fará muito bem o papel de camisa 1.

Eu teria convocado mais alguém com característica para mudar um jogo no segundo tempo, caso do Wellington Nem, que ficou fora. Mas são apenas 18 atletas, não podemos esquecer isso.

Camisa 10

Minha grande preocupação é com o responsável por armar a equipe. PH Ganso, maior esperança inclusive para a seleção principal, não joga nada faz tempo, vive machucado e se mostrar a vontade que demonstra no Santos, era melhor nem ser chamado. A outra opção é Oscar. Mas nada impede que os dois comecem jogando juntos, que acho o mais provável e o recomendável.

Com isso, dá para projetar uma estreia nas Olimpíadas, diante do Egito, com: Rafael, Danilo, Thiago Silva, Juan, Marcelo; Rômulo, Sandro, Oscar e PH Ganso; Neymar e Hulk (ou Pato ou Damião).

Convocados para as Olimpíadas 2012

GOLEIROS – Rafael (Santos) e Neto (Fiorentina-ITA).
LATERAIS – Danilo (Porto-POR), Rafael (Manchester United-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Alex Sandro (Porto-POR).
ZAGUEIROS – Thiago Silva (Milan-ITA), Juan (Inter de Milão-ITA) e Bruno Uvini (São Paulo).
VOLANTES – Sandro (Tottenham-ING) e Rômulo (Spartak Moscou-RUS).
MEIAS – Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e PH Ganso (Santos).
ATACANTES – Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan-ITA), Leandro Damião (Internacional) e Hulk (Porto-POR).

____________________________________

* A coluna Esquadrão de Ouro analisa as novidades da seleção mais vitoriosa da história do futebol.

por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário