Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tri do Morumbi > Retrato Tricolor

Passado o primeiro semestre e muita coisa mudou para o São Paulo. Fomos eliminados em duas semifinais e tivemos a recente troca de treinador.

Ney Franco (foto) vem aí com uma clara demonstração que a diretoria tricolor creditou o insucesso do primeiro semestre a Emerson Leão. Em partes pode ser verdade, mas de longe não é o principal culpado.

O novo treinador, na minha visão, não é o ideal para o time neste momento e a chance dele repetir a mesma campanha dos antecessores é muito grande. Aposto minhas fichas que ele será demitido em entre maio e julho de 2013, assim como Leão foi em 2012, Carpegiani em 2011 e Ricardo Gomes em 2010.

E os jogadores, tiveram culpa também? Obviamente que sim, são eles que jogam, mas o baixo nível do elenco não é de responsabilidade deles.

A diretoria é sim a grande responsável pelo mau momento que o clube vive hoje.  Ela não representa mais as tradições tricolores de uma gestão democrática, racional e diferenciada. Vejo hoje um dos nossos maiores rivais colhendo os frutos de terem imitado aquele estilo de gestão ao mesmo tempo em que nós imitamos a gestão que era deles há pouco tempo atrás.

É inegável a contribuição das duas primeiras gestões de Juvenal Juvêncio – e constitucionais – que tiveram muita inspiração na gestão do falecido Marcelo Portugal Gouveia, que fora um ótimo presidente. Porém, hoje, a gestão do J. J. é muito mais parecida com do ex-presidente corintiano Dualibi.

Reforçar o elenco, de forma qualitativa e assertiva, será fundamental para que o São Paulo tenha pelo menos um ano competitivo. Porém, enquanto Forlan e Nilmar vão para o Internacional, Seedorf vai para o Botafogo, o máximo que nossa diretoria faz e renovar o empréstimo do regular volante Denílson por mais um ano.

Já ficou claro, principalmente com a contratação de Ney Franco, que a aposta do São Paulo será na base do clube, tão enaltecida por Juvenal. Eu acho essa decisão errada, já que apostar num elenco jovem requer mais tempo para se formar uma equipe competitiva e esse tempo, talvez, a torcida e o alto nível do Campeonato Brasileiro não perdoem. 

Reforços

Confirmada a vinda do jovem zagueiro Rafael Toloi, ex-Goiás. Era notado por todos a necessidade do São Paulo em contratar um zagueiro experiente e de nome para trazer tranquilidade ao sistema defensivo. E o que nossa diretoria faz? Traz um jovem zagueiro vindo da Série B. De todos os jogos que vi dele, nunca me inspirou confiança. Tomara que eu esteja errado pois ele vem para ser titular, já que ganhou a camisa número 3. Me assusta essa nova politica de contratação. Enquanto especula-se Diego no Flamengo, Conca no Fluminense, ficamos apostando em revelações.

Vendas

É bem provável que Ivan Piris vá para o Sevilla. Se concretizarmos a transação, fica provado que ter um bom empresário é fundamental para carreira de qualquer jogador. Bom para o São Paulo e ruim para o Sevilla.

=========================

* A coluna Tri do Morumbi analisa as novidades do único clube brasileiro tricampeão do mundo.

por Victor Mesquita | @victor_mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário