Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 23 de setembro de 2012

Clinch > Jon Jones vence e segue nadando de “braçada” na categoria meio-pesado

O cara é um Monstro! Jon Jones, com apenas 25 anos, vem tratorizando seus adversários. E assim foi com Vitor Belfort. O brasileiro merece todos os elogios, foi guerreiro, aguentou um castigo pesado do americano durante quatro rounds, mas esteve muito perto de vencer por um momento. Esse momento impediria Jones de nadar de "braçada" literalmente, pois quase quebrou o braço.

Um armlock no 1º round (foto) fez Jon Jones sentir dor e medo da derrota, como admitiu na coletiva pós-luta, com o braço já imoblizado. A técnica estava muito ajustada, e Vitor tem um jiu jitsu afiadíssimo. Mas, o campeão mostrou sua gana por vencer, não bateu e acabou conseguindo se soltar. Após a luta, Belfort disse que afroxou um pouco o golpe quando sentiu o braço do americano estalar. Sei que isso é espiríto esportivo, mas não critico lutadores como Frank Mir, que deslocou o braço de Minotauro porque o adversário não bateu. Eu acho que quem leva o golpe precisa ter consciência de quando não dá mais e desistir.

Falando mais sobre a luta, Jones não quis trocar com Belfort e já colocou para baixo logo no começo. Tirando esse armlock, Jones passou um trator no brasileiro. Com suas navalhas, também conhecidas como cotovelos, ele ensanguentou o rosto do “Phenom”.

No segundo round o campeão preferiu lutar em pé e foi dificultando a entrada de Belfort com seus braços longos, pisões na barriga, joelhos, canela....um verdadeiro arsenal de golpes. Até que o brasileiro resolveu puxar para guarda e tentar desenvolver seu jiu jitsu. Tentativa em vão, Jones ficou castigando no ground and pound. Este foi o retrato do 3º e seria o do 4º round também, mas logo no começo, com a luta no chão, “Bones” encontrou uma brecha e encaixou uma americana, finalizando a luta.

O resultado da luta não surpreendeu. Mas é o segundo adversário de grande nível que Jones pega (o primeiro foi Lyoto), e a segunda vez que passou apuros no primeiro round. Podem dizer que Evans, Shogun e Rampage também são grandes lutadores, mas no atual nível que se encontram não os considero qualificados para vencer grandes lutas. Para Belfort, o resultado acabou sendo satisfatório. Aceitou a luta com pouco tempo de preparação, foi um adversário duro e guerreiro, e agora provavelmente voltará para a categoria dos médios com sua moral inabalada, perto de nova chance de title shot. Jon “Bones' Jones é um monstro, como disse no começo do texto, e será difícil vencê-lo.

Primeiro campeão mosca e outros fatos importantes

Foi decisão dividida, luta amarrada, mas Demetrious Johnson (foto) não está preocupado com isso. O “Mighty Mouse” foi melhor, pegou um adversário duro, mas com sua intensa movimentação e boa qualidade de wrestling ele garantiu a vitória. Para Joseph Benavidez fica a motivação por ter feito uma boa luta, a categoria não tem muitos lutadores ainda, então em breve ele pode ter uma nova chance. E Johnson se junta ao grupo de campeões do UFC, merecidamente.

Outra luta esperada era Bisping e Stann. Já vi algumas lutas de Stann que me impressionaram pela agressividade. Mas em dois momentos importantes de sua carreira ele “pipocou”. O primeiro foi contra Sonnen, que ele tomou um passeio e foi finalizado. E agora contra Bisping mostrou um estilo óbvio, sem variações e facilitou para o inglês que estava motivado e bem preparado. Houve poucos momentos que Bisping se complicou, no geral ele dominou bem as ações e venceu por decisão unânime. Assim, em breve deve ter sua chance de disputar o cinturão da categoria, contra Spider.

A participação dos brasileiros teve mais uma derrota, com Charles do Bronx. Foi nocauteado por Cub Swanson, que vem de bons resultados e está bem colocado na categoria. O brasileiro também vinha de duas vitórias convincentes por finalização, agora desce alguns degraus e terá que trabalhar bastante para almejar voos maiores. O único brasileiro que venceu foi Vinny Magalhães. Com um jiu jitsu afiado ele finalizou Igor Prokrajac, um casca grossa. Foi uma grande reestreia no UFC.

Confira todos os resultados:

CARD PRINCIPAL
Jon Jones finalizou Vitor Belfort com uma kimura no round 4
Demetrious Johnson derrotou Joseph Benavidez por decisão dividida
Michael Bisping derrotou Brian Stann por decisão unânime
Matt Hamill derrotou Roger Hollett por decisão unânime
Cub Swanson nocauteou Charles do Bronx no round 1

CARD PRELIMINAR
Vinny Pezão finalizou Igor Pokrajac no round 2
T.J. Grant derrotou Evan Dunham por decisão unânime
Sean Pierson derrotou Lance Benoist por decisão unânime
Marcus Brimage derrotou Jimy Hettes por decisão unânime
Seth Baczynski nocauteou Simeon Thoresen no round 2
Mitch Gagnon finalizou Walel Watson com um mata-leão no round 1
Kyle Noke nocauteou Charlie Brenneman no round 1

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário