Está semana a coluna En la Cancha dá uma pausa no resumo e nas análises dos jogos do campeonato argentino para falar sobre as eliminatórias para a Copa de 2014. Neste fim de semana prolongado no Brasil, aconteceu rodada dupla na competição que classificará quatro seleções sul-americanas para a próxima Copa do Mundo.
Após o encerramento das rodadas sete e oito, que marcaram a metade do torneio, a Argentina vem confirmando seu favoritismo e lidera com 14 pontos. Na sequencia estão as surpreendentes Colômbia e Equador, com 13 pontos. O Uruguai, último campeão da Copa América, fecha a lista de classificados ao mundial com 12 pontos ganhos. O lanterna é o Paraguai, com quatro pontos, em sete jogos disputados.
Com metade do caminho até o Brasil percorrido, o técnico Alejandro Sabella parece que já encontrou a base do time que deve estar presente na próxima Copa. Armada no 4-2-3-1, a seleção da Argentina, tem a base campeã olímpica em Pequim de 2008 completada por uma mescla de jogadores experientes e novas revelações.
Da equipe considerada titular, Romero, Zabaleta (que tem a posição ameaçada por Campagnaro – revelação), Garay, Messi, Di Maria e José Sosa, eram titulares na última campanha do scratch hermano. Completam o time os experientes Mascherano, Gago e Híguain, além da revelação Frederico Fernandez do Napoli. Sem duvidas é um time forte que promete realizar uma ótima campanha na Copa.
A Colômbia renasceu nas mãos de José Pekerman, técnico da Argentina na Copa de 2006, que tem como característica criar equipes ofensivas, com bastante posse de bola e contra-ataques rápidos e mortais. Apostando em uma dupla de ataque jovem, a equipe vem fazendo estrago nas defesas adversárias e, com um time consistente, os cafeteiros têm tudo para retornar aos Mundiais 14 anos após sua ultima participação. Falcao García (foto) e a novidade Téo Gutierrez são dois os principais responsáveis, além do técnico claro, por colocar de novo a Colômbia em destaque no cenário do futebol sul-americano.
A decepção até o momento é o Paraguai, que após perder o técnico Gerardo Martino ao final da Copa América 2011, parece ter perdido também o rumo de seu futebol e dificilmente estará presente na sua quinta edição de Mundial seguida. Em último lugar e incrivelmente com a pior defesa torneio, os nossos vizinhos terão que repensar o seu futebol se não quiserem deixar de figurar na elite do futebol da América do Sul.
As equipes voltam a campo entre os dias 12 e 16 de dezembro para as últimas rodadas deste e ano e o começo da fase final da competição. Até lá continuaremos falando de campeonato argentino e copa sul-americana.
Eliminatórias Sul-Americanas/ Copa 2014 - Classificação
1 Argentina 14
2 Colômbia 13
3 Equador 13
4 Uruguai 12
5 Chile 12
6 Venezuela 11
7 Peru 7
8 Bolívia 4
9 Paraguai 4
_____________________________________
* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.
por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário