Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Democracia > Há dois anos um técnico desacreditado pela torcida chegava ao Timão

A trajetória de Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, no Sport Club Corinthians Paulista começou no Campeonato Brasileiro de 2004, quando o treinador assumiu o time na zona de rebaixamento, e em uma arrancada impressionante quase se classificou para a Libertadores. Mas em 2005, após o jogo diante do São Paulo, em qual Coelho bateu e errou um pênalti, Tite foi demitido do Corinthians.

Na volta ao clube, em 2010, Tite não se deparou com a situação anterior, ele pegou o time na vice-liderança do Brasileiro, mas sem vencer há quase dez partidas. Logo em seu jogo de estreia, encarou ninguém mais ninguém menos que o grande rival Palmeiras e venceu por 1 a 0, com gol do meia Bruno César.

Apesar de não ter conquistado o título do Brasileirão daquele ano, Tite terminou com uma campanha de 75% de aproveitamento e invicto. Terminou na 3ª colocação e se classificou para a pré-Libertadores, renovando com o clube.

Na primeira fase da competição continental, um jogo inesquecível. Com um empate no Pacaembu em 0 a 0 e derrota em Ibagué por 2 a 0, foi eliminado pelo Deportes Tolima-COL, o que causou muita revolta da torcida e o pedido da demissão do treinador. Mas o então presidente Andrés Sanchez o bancou no cargo.

Após ser eliminado, o time só tinha duas competições a disputar durante o ano: Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro. No estadual, após boa campanha e eliminar o Palmeiras, nas semifinais, vai à final diante do Santos. Na primeira partida, 0 a 0 no Pacaembu e na Vila Belmiro 2 a 1 e título santista. Mais uma vez a cabeça de Tite foi pedida no clube, e mais uma vez Andrés Sanchez o bancou para o Nacional.

No Brasileiro, o time tem uma bela arrancada nas dez primeiras rodadas e dispara na liderança, mas a inconsistência da equipe é posta em xeque novamente e Tite tem sua pior crise, após o caso Tolima. No segundo turno, no clássico contra o São Paulo, o treinador barra Chicão e o time empata em 0 a 0 e se mantém na luta pelo título. Com substituições decisivas nas últimas rodadas, Tite levou o Corinthians ao seu pentacampeonato brasileiro.

Com contrato renovado, Tite começa bem o Paulista e se foca na Libertadores. Na estreia, um empate sofrido fora de casa contra o Táchira em 1 a 1. Com uma grande campanha, Tite conquista o título mais importante da sua carreira, a Libertadores da América (invicto).

Com o título, o time se descuidou o Brasileiro e agora só o disputa como preparação para o Mundial de Clube da Fifa, em dezembro que ocorrerá no Japão.

Tite queimou a língua de muitos jornalistas e torcedores (e me incluo nessa lista), e após classificações dramáticas, os torcedores passaram a confiar no trabalho do treinador. Com termos próprios (como treinabilidade), o técnico se transformou em uma peça chave nesse Corinthians. Parabéns pelos dois anos de clube Tite.

Aqui é Corinthians! Curta a página do torcedor do Timão no Facebook: www.facebook.com/timaomeuamor.
______________________________________

* A coluna Democracia é a voz da nação corintiana aqui no Redação do Esporte.


por Rodrigo Bocatti | @digo90 | http://esportesarena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário