Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

En la Cancha > Se o mundo não acabar, a Libertadores começa amanhã

A edição 2013 da Copa Libertadores de América já tem data para começar.  Se os Maias estiverem errados e o mundo não acabar, às 12h desta sexta feira a Conmebol fará o sorteio que vai definir os grupos da primeira fase e os confrontos da fase preliminar do torneio.

Os cabeças de chave já foram definidos: Corinthians e Fluminense (BRA), Arsenal de Sarandí e Veléz Sarsfield (ARG), Barcelona (EQU), Sporting Cristal (PER), Independiente Santa Fé (COL) e Deportivo Lara (VEN).

Na quarta-feira, o Bolívar (BOL) foi a última equipe a se classificar e vai disputar a pré-libertadores junto com São Paulo, Grêmio, Tigre (ARG), Tolima (COL), Deportes Iquique (CHI), LDU (EQU), Olímpia (PAR), Universidad César Vallejo (PER),  Defensor (URU), Deportivo Azoátegui (VEN) e León (MEX). 

Das 38 equipes classificadas, algumas surgem como favoritas e podem fazer um bom papel na competição continental. Além de Corinthians (atual campeão), podemos destacar Fluminense, Grêmio e São Paulo (se passarem pela fase preliminar). Veléz, Newell´s e Boca do lado argentino.

Dos demais países, podemos apostar na La U (CHI) e Libertad (PAR), que têm feito boas campanhas nas últimas edições. Há também o Millonários da Colômbia que fez ótima campanha na Sul-Americana e pode ser uma surpresa, já que tem um elenco bem equilibrado e sabe usar muito bem o fator casa.

A próxima edição da Libertadores marca também o retorno de um velho conhecido, Carlos Bianchi. El Virrey acaba de assumir o Boca Juniors e vem para renovar as esperanças xeinezes na conquista de mais um título continental. Essa esperança está ancorada no fato do técnico ter conquistado quatro edições da competição, sendo três delas no estádio do Morumbi contra São Paulo em 94, Palmeiras em 2000 e Santos em 2003, se tornando assim o terror dos brasileiros.

E você, aposta em quem para ser o novo “dono” da América?

A quase final da Sul-Americana


Não me cabe julgar quem está certo ou errado, isso é função da Conmebol. Porém, na visão deste colunista, ambos estão errados na polêmica da final da Sul-Americana.

Os jogadores do Tigre por, supostamente, terem tentado invadir o vestiário tricolor para agredir o Lucas, e o São Paulo como promotor do espetáculo em permitir que seus seguranças saíssem no braço com os jogadores argentinos. Independente de quem estiver certo ou errado, o problema é que foi um final melancólico e vergonhoso para um torneio que pretende ser o segundo mais importante do continente.

A Conmebol deveria repensar se é esse tipo de produto que ela pretender negociar com seus patrocinadores e redes de televisão, inclusive de outros continentes. Isso serve também para o ambiente várzeano que temos em alguns jogos da Libertadores. Ou alguém consegue imaginar cenas como as ocorridas no Morumbi acontecendo na UCL ou na Liga Europa? Claro não, por isso que os clubes de lá conseguem expandir suas marcas para outros continentes e nós continuamos sendo ignorados no resto do planeta.

É preciso urgentemente repensar nosso “produto” futebolístico tipo exportação ou será sempre a luta do bilhão contra o tostão.

_____________________________________

* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.


por Rodrigo Svrcek | @svrcek_rodrigo

Um comentário:

  1. O time que tá apostando mais alto pra ganhar o torneio é o São Paulo. De forma até arriscada, eu diria, pois os reforços que pintam (e os fechados) parecem todos ser com contratos relativamente curtos e alto salário. Se 2013 for um fracasso, o trauma pode ser grande.

    O Fluminense e o Corinthians já adotam outra postura: mantém a base vencedora e contratam pontualmente. O Timão pelo momento e o tricolor pela motivação do título inédito também são grandes favoritos.

    Mas minha maior curiosidade é ver como vem esse Boca do Bianchi. Até porque, além do treinador vitorioso, surgiram uns moleques bons por lá. Tudo o que os xeneizes mais precisavam nesse momento é de uma certa renovação. Acho que o time vem bem diferente daquele bom porém envelhecido vice-campeão.

    Fora isso, o Peñarol deu uma pequena melhorada, o Millionarios tem um time veloz e insinuante, a La U resolveu se mexer após os fracassos internacionais de 2012, e o Velez nunca pode ser desprezado. Correm por fora. Já Newell´s e Libertad eu não acredito muito.

    ResponderExcluir